O PayPal é mais seguro do que o Venmo por ter detecção avançada de fraudes, ser compatível com passkeys, oferecer programas de proteção fortes para compradores
Não. Fazer jailbreak no seu iPhone não é seguro e pode resultar no roubo de suas informações pessoais, na infecção de seu telefone por malwares e em defeitos no seu software. Quando você faz jailbreak no seu iPhone, aumenta o número de vulnerabilidades de segurança que cibercriminosos podem explorar para acessar suas informações privadas.
Continue lendo para saber o que é jailbreak e por que você nunca deve fazê-lo em seu iPhone.
O que é o jailbreak?
Fazer jailbreak no seu iPhone remove as restrições do iOS, seu sistema operacional padrão. Ao remover as restrições de software definidas pela Apple, você corre o risco de seu iPhone se tornar vulnerável a falhas de segurança e infecções por malwares que podem roubar seus dados privados. Como a Apple implementa muitas restrições de software para proteger seu iPhone de fontes externas e possíveis ameaças cibernéticas, fazer jailbreak nele pode tornar o uso de seu dispositivo muito menos seguro, pois você não poderá baixar o software mais recente com atualizações de segurança relevantes.
Por que as pessoas fazem jailbreak em seus telefones?
Há muitas razões para as pessoas desejarem fazer jailbreak no próprio iPhone, que vão desde melhorias cosméticas até a capacidade de usar softwares diferentes. Como a App Store da Apple geralmente permite que você baixe apenas aplicativos seguros, fazer jailbreak no seu iPhone oferece mais liberdade para instalar aplicativos de fontes externas. Aplicativos, jogos, programas e softwares não autorizados podem conter malwares, que podem infectar seu dispositivo e enviar suas informações privadas para o cibercriminoso que criou o conteúdo externo.
Seis razões para nunca fazer jailbreak no seu iPhone
Seja qual for seu motivo para fazer isso, você nunca deve fazer jailbreak no seu iPhone para preservar o desempenho do dispositivo, ficar em dia com as atualizações de segurança e proteger o conteúdo do seu telefone de ser roubado ou apagado.
Veja seis razões para não fazer jailbreak no seu iPhone.
1. Seu telefone não será atualizado automaticamente
Se você optar por fazer jailbreak no seu iPhone, não poderá receber novas atualizações do iOS que trazem melhorias de segurança importantes, correções de bugs e novas ferramentas que ajudam seu telefone a funcionar sem problemas. Sem esses recursos de segurança atualizados, seu iPhone estará mais suscetível a ter vírus e malwares instalados nele sem seu conhecimento. Como seu iPhone não terá as atualizações mais recentes da Apple, você dependerá da capacidade da comunidade de jailbreak para encontrar um patch adequado que substitua aquilo que a atualização de software forneceria.
2. Você se torna vulnerável a ameaças de segurança
Às vezes, a comunidade de jailbreak pode não conseguir encontrar uma solução que atenda às necessidades de segurança do seu iPhone, deixando seu telefone desprotegido e vulnerável a ameaças cibernéticas. Como você não pode mais instalar atualizações de segurança automáticas usando o iOS, seu telefone estará mais suscetível a várias ameaças de segurança, incluindo malwares, spywares e outros vírus. O spyware é um tipo de malware que permite a cibercriminosos espionar e coletar suas informações privadas, como suas credenciais de login ou números de cartões de crédito. Se você acha improvável que seu telefone possa ser hackeado ou ter malwares instalados sem seu conhecimento, lembre-se do ataque cibernético massivo de 2015, onde malwares infectaram mais de 225 mil dispositivos da Apple com jailbreak e roubaram dados privados. Como nenhum desses dispositivos da Apple estava protegido pelos recursos de segurança do iOS, muitas das vítimas tiveram suas informações pessoais roubadas e usadas para bloqueá-las de suas contas.
3. A bateria do seu telefone acabará mais rápido
Fazer jailbreak no seu iPhone pode fazer sua bateria acabar muito mais rápido do que o normal, porque aplicativos de terceiros podem usar mais energia para serem executados do que aplicativos da App Store. Isso é especialmente verdadeiro se um aplicativo não autorizado secretamente contiver malwares que infectem seu iPhone, pois eles podem reduzir significativamente a duração da bateria dele. A maioria dos aplicativos não autorizados pela App Store vai esgotar sua bateria, fazendo seu iPhone ter um desempenho ruim comparado a quando você estava usando o iOS.
4. Você pode perder acesso a determinados conteúdos e serviços
Sem usar o software oficial da Apple, seu iPhone com jailbreak pode não mais exibir certos recursos integrados da Apple. Alguns dos conteúdos e serviços que você pode perder fazendo jailbreak no seu iPhone incluem o iCloud, o FaceTime, o iMessage, o Weather e o Apple Pay. A Apple chegou a relatar que esses aplicativos, entre outros, têm problemas para sincronizar seus dados depois que você faz jailbreak em seu iPhone. Então, se você quiser que suas informações estejam disponíveis em seus outros dispositivos da Apple, não é recomendável fazer jailbreak no seu iPhone.
5. Seu telefone pode travar e ter um desempenho mais lento
Um telefone com jailbreak terá um desempenho mais lento do que um sem jailbreak, mesmo que você não esteja usando um aplicativo que consuma muita energia. Seu iPhone travará com frequência quando você baixar e usar aplicativos de terceiros, porque eles usam mais energia para serem executados e não foram testados tão minuciosamente quanto os aplicativos na App Store. Sem as configurações de privacidade do iOS da Apple nos aplicativos para download, um iPhone com jailbreak terá acesso a várias partes do seu telefone, o que aumentará seu uso de dados, as chances de seu telefone travar e a probabilidade de seus dados caírem nas mãos erradas.
6. Você pode perder sua garantia do fabricante
Como a Apple não permite o jailbreak, você pode perder a garantia do seu iPhone. Fazer jailbreak no seu iPhone não apenas causa vulnerabilidades de segurança e reduz a duração da bateria, mas você também pode não conseguir usá-lo de jeito nenhum após fazer jailbreak. Se você perceber que seu iPhone com jailbreak está muito danificado para ser usado, a Apple pode negar o reparo, porque fazer jailbreak anula sua garantia. Depois de modificar seu iPhone para remover o iOS oficial da Apple e alterar sua funcionalidade sem aprovação da Apple, eles podem não conseguir restaurá-lo para as configurações originais.
Fazer jailbreak é legal?
Apesar de fazer jailbreak ser prejudicial, na maioria das vezes isso ainda é legal. É ilegal fazer jailbreak em alguns dispositivos, mas fazer jailbreak em telefones é legal nos EUA desde 2010, com base em uma exceção na Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital (DMCA). Telefones, tablets e smartwatches podem receber jailbreak porque a Electronic Frontier Foundation (EFF) argumentou que desenvolvedores de programas devem ter permissão para fazer jailbreak em dispositivos com o intuito de testar softwares independentes. Porém, o Congresso revisa essa lei a cada três anos para expandir a lista de dispositivos que podem receber jailbreak.
Embora fazer jailbreak seja legal na maioria das vezes, usar dispositivos com jailbreak para instalar conteúdo pirata ou infringir leis de direitos autorais é ilegal. Por exemplo: se você baixar e jogar um jogo pirateado em seu iPhone com jailbreak, pode estar sujeito a até um ano de prisão e uma multa de US$ 100 mil por esse delito.
Evite fazer jailbreak no seu telefone
Para proteger seus dispositivos da Apple contra infecções por malwares e vulnerabilidades de segurança, evite fazer jailbreak no seu iPhone. Embora fazer jailbreak forneça mais liberdade para personalizar sua experiência com dispositivos móveis, há mais desvantagens do que vantagens. Isso pode prejudicar não apenas seu dispositivo físico, mas também colocar suas informações privadas em risco.