Você pode estar recebendo mais chamadas de spam se o seu número de telefone estiver na dark web ou em sites de pesquisa de pessoas, se
Sim, seu iPhone pode ser infectado por vírus. Entretanto, é incomum que iPhones sejam infectados por vírus devido à natureza do sistema operacional do iPhone (iOS) da Apple. Como os usuários do iPhone podem baixar aplicativos apenas na App Store, isso dificulta muito para os hackers infectarem seus dispositivos. Ter um iPhone com jailbreak tornaria você mais vulnerável a ser infectado por vírus, porque permitiria baixar aplicativos não autorizados fora da App Store.
Continue lendo para saber mais sobre como você pode saber se seu iPhone tem um vírus e o que fazer para mantê-lo seguro contra eles.
Sinais de que seu iPhone tem um vírus
Se você suspeitar que seu iPhone pode ter sido infectado, verifique os seguintes sinais de que um iPhone pode ter um vírus para determinar o que pode estar errado com seu dispositivo.
Pop-ups aleatórios aparecem com frequência
Ao navegar na internet, você pode ver com frequência pop-ups que não têm nada a ver com o que está pesquisando. Os pop-ups podem ser um sinal de que seu iPhone está infectado com um vírus. Você nunca deve interagir com esses pop-ups, porque isso pode acabar com o roubo de suas informações privadas. Por exemplo: se começar a notar “mensagens de erro” ou anúncios enquanto navega na web, pode ser uma tática de sedução para fazer você clicar em um anúncio e baixar malwares no seu iPhone sem seu conhecimento.
Estão aparecendo aplicativos que você nunca baixou
Se você não reconhece um aplicativo no seu iPhone e não se lembra de tê-lo baixado, pode significar que seu iPhone foi infectado com um vírus. Uma das práticas recomendadas que você deve seguir é verificar seus aplicativos regularmente e excluir aqueles que não utiliza. Ao fazer isso, você não apenas libera mais espaço de armazenamento no seu iPhone, mas também garante que nenhum aplicativo suspeito permaneça no seu dispositivo.
Seu iPhone está superaquecendo
É possível que seu iPhone tenha começado a superaquecer durante a execução de atividades diárias por causa de um vírus. Às vezes, um vírus pode estar ativo no seu iPhone em segundo plano, mesmo que você não perceba.
Você começou a utilizar muito mais dados
Se você notar um aumento dramático no uso de dados, pode ser porque seu iPhone está infectado com um vírus. Nas suas configurações, você pode conferir em Dados Móveis quais aplicativos estão utilizando mais dados do que outros. Um sinal sério de que seu iPhone tem um vírus é o uso de dados relatado não corresponder ao seu uso de dados real. Por exemplo, se você sabe que estava utilizando um aplicativo apenas por cinco minutos todos os dias, seria suspeito se suas configurações dissessem que você o utilizou por três horas todos os dias.
A bateria do seu iPhone está acabando muito rápido
Embora possa ser mais difícil confirmar isso com modelos de iPhone mais antigos (e portanto mais lentos), sua bateria acabar mais rápido do que o normal pode ser um sinal de que seu iPhone está infectado com um vírus. Alguns vírus usam uma grande quantidade da bateria do seu iPhone, o que faz a duração dela diminuir mais rápido do que o normal se o aparelho estiver infectado com um vírus.
Seus aplicativos travam com frequência durante o uso
Ter um vírus no seu iPhone pode fazer com que os aplicativos travem com frequência durante o uso. Em alguns casos, os vírus podem assumir o controle de aplicativos que você utiliza com frequência, como o iMessage. Ao infectar seu iPhone com um vírus, cibercriminosos podem obter acesso às suas informações privadas através do controle de aplicativos ou funções de aplicativos.
As luzes indicadoras da sua câmera permanecem ligadas
Quando você utiliza um aplicativo que exige sua câmera, uma luz indicadora do uso dela é exibida em verde brilhante. Porém, após fechar o aplicativo, geralmente a luz se apaga. Se você notar que a luz indicadora da sua câmera permanece ligada após o fechamento de um aplicativo, pode significar que seu iPhone foi infectado com um vírus.
Como iPhones podem ser infectados com vírus
Agora que você conhece os sinais comuns de um iPhone infectado, pode estar se perguntando como seu iPhone pode ser infectado por um vírus antes de mais nada. É possível ser vítima de uma infecção por vírus de várias maneiras, como baixando um jogo gratuito de uma fonte de terceiros, em vez de usar a App Store. Ao interagir com aplicativos e softwares maliciosos, você pode correr o risco de comprometer a privacidade e a segurança do seu iPhone.
Seu iPhone também pode ser infectado por um vírus se você abrir um anexo ou link suspeito. É sempre mais seguro ignorar ou excluir mensagens não solicitadas pedindo que você clique em um link ou anexo, porque podem ser maliciosas e conter um vírus. Após clicar em um link ou anexo malicioso, o vírus pode infectar seu iPhone e roubar suas informações pessoais.
Outra maneira como seu iPhone pode ser infectado com um vírus é fazendo jailbreak nele. Fazer jailbreak no seu iPhone permite baixar aplicativos e outros softwares fora da App Store, o que pode terminar em aplicativos não autorizados contendo vírus infectando seu dispositivo.
Como se livrar de um vírus no seu iPhone
Após identificar que seu iPhone tem um vírus, sua reação imediata será tentar removê-lo do seu dispositivo. Veja algumas etapas que você pode seguir para remover um vírus do seu iPhone:
- Reinicie seu iPhone: ao reiniciar seu aparelho, você pode isolar temporariamente ou interromper o vírus ativo. Faça a reinicialização segurando o botão Ligar/Desligar do seu iPhone até ver a opção Deslize para desligar. Após deslizar, aguarde a tela ficar preta e você pode então segurar o botão Ligar/Desligar para ligar seu iPhone novamente.
- Exclua aplicativos suspeitos ou desconhecidos: após reiniciar seu aparelho, navegue pelos seus aplicativos e remova aqueles que você não reconhecer. Esses aplicativos podem conter o vírus; excluir quaisquer aplicativos não utilizados pode ajudar a identificar a origem do vírus.
- Redefina seu iPhone para as configurações de fábrica e restaure seus dados usando um backup anterior ao vírus: se quiser ter certeza de que o vírus desapareceu, faça uma redefinição para as configurações de fábrica, que apagará todos os dados existentes do seu iPhone. Desde que você tenha feito backup do seu iPhone antes do vírus aparecer, pode restaurar seus dados com segurança.
Dicas para proteger seu iPhone contra vírus
Felizmente, há muitas maneiras simples de proteger seu iPhone contra vírus:
Não faça jailbreak no seu iPhone
Como mencionado antes, fazer jailbreak no seu iPhone pode terminar com uma infecção de vírus, porque você não está mais protegendo seu celular com o iOS da Apple. Ao fazer jailbreak no seu iPhone, você está permitindo que cibercriminosos infectem seu dispositivo com facilidade. Seu dispositivo pode ser infectado simplesmente baixando um jogo ou um filme gratuito.
Mantenha seu iPhone atualizado
Ao instalar as atualizações de software mais recentes assim que estiverem disponíveis, você protegerá a segurança e a funcionalidade do seu iPhone. Além de corrigir falhas de segurança, manter seu iPhone atualizado com o software mais recente também corrige quaisquer bugs, adiciona novas funcionalidades e melhora o desempenho geral do seu dispositivo. Uma maneira de garantir que você receba a atualização mais recente no seu iPhone é ativando as atualizações automáticas.
Baixe apenas de fontes confiáveis
Ao pesquisar softwares ou aplicativos para baixar no seu iPhone, baixe aplicativos apenas da App Store oficial. Baixar de fontes de terceiros pode aumentar suas chances de um vírus infectar seu iPhone, porque aplicativos, jogos, filmes e muito mais podem conter malwares.
Evite clicar em links e anexos não solicitados
Se você receber um link ou anexo que pareça suspeito, não clique nele. Ao clicar em um link ou anexo não solicitado, você pode estar concedendo a cibercriminosos acesso às suas informações privadas, apenas visualizando um site ou baixando um arquivo que eles enviaram.
Evite se conectar a redes Wi-Fi públicas
Evite se conectar a redes Wi-Fi públicas quando estiver fora de casa. Ao utilizar apenas redes privadas ou seguras, você pode evitar que seus dados sejam interceptados por cibercriminosos. Se você utilizar uma rede desprotegida, mantenha suas informações seguras e privadas conectando-se a uma rede privada virtual (VPN), que criptografará seus dados.
Evite infecções com vírus no iPhone
Embora as chances de seu iPhone ser infectado por um vírus sejam raras, ainda é necessário saber como protegê-lo contra eles. Agora que você conhece os sinais de um iPhone infectado, poderá agir rapidamente se suspeitar que o seu aparelho tem um vírus, excluindo aplicativos suspeitos e reiniciando ou redefinindo seu iPhone. Certifique-se de sempre baixar aplicativos e abrir links no seu iPhone de fontes confiáveis, como a App Store.