Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
É possível minimizar o risco de ataques de ransomware fazendo backup de seus dados regularmente, atualizando seu dispositivo com os softwares mais recentes, implementando o acesso de privilégio mínimo, utilizando um gerenciador de senhas empresarial e educando os funcionários sobre conscientização de segurança, entre outras coisas. Os ataques de ransomware ocorrem quando as organizações são impedidas de acessar arquivos e dados até que paguem um resgate ao cibercriminoso que infectou seus dispositivos com malwares. De acordo com um relatório de 2024 publicado pela Veeam, a vítima média perdeu aproximadamente 43% de seus dados após um ataque de ransomware. O Relatório de investigações de violações de dados de 2024 (DBIR) da Verizon revelou que cerca de 33% de todas as violações envolveram ransomwares, e o ransomware era a maior ameaça para 92% dos setores estudados. Esses tipos de ataques cibernéticos podem prejudicar as organizações prejudicando suas reputações, expondo dados de clientes e roubando informações confidenciais.
Continue lendo para saber como reduzir os impactos e as chances de ataques de ransomware na sua organização.
1. Faça backup de dados regularmente
Considerando o potencial de perda de dados após um ataque de ransomware, é importante fazer backup dos seus dados com frequência. Ao fazer backup dos seus dados regularmente, você e sua organização estarão mais preparados caso precisem se recuperar de um ataque de ransomware. Os backups devem ocorrer todos os dias para garantir que os dados mais precisos estejam disponíveis caso precise restaurar alguma coisa. Para organizações, é melhor salvar várias cópias de dados em diferentes locais, porque se eles forem salvos em um lugar e cibercriminosos encontrarem os backups, eles não terão nenhum propósito.
2. Mantenha softwares e sistemas operacionais (SO) atualizados
Ao manter seus softwares atualizados, você fornece aos seus dispositivos recursos de segurança aprimorados, correções de bugs e um desempenho geral melhorado. Quando uma atualização de software está disponível para seu dispositivo, significa que algo foi corrigido ou um novo recurso foi adicionado para manter seu dispositivo seguro e funcionando bem. Ao não instalar essas atualizações, você corre o risco de cibercriminosos aproveitarem seus softwares desatualizados, o que pode facilitar para eles infectarem seu dispositivo com ransomwares.
3. Implemente o acesso de privilégio mínimo
Quando você dá aos funcionários a quantidade mínima de acesso necessária para fazer seus trabalhos, isso é conhecido como acesso de privilégio mínimo. É importante dar aos seus funcionários acesso apenas ao que é necessário para seu trabalho, de modo que, se uma violação de dados ou um ataque de ransomware ocorrer, cibercriminosos não possam acessar todos os dados da organização. Você pode implementar o acesso de privilégio mínimo na sua organização determinando quais funções têm permissões privilegiadas permitidas, investindo em uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) que proteja e gerencie contas com dados altamente confidenciais e aplicando a MFA para todos os funcionários acessarem qualquer conta.
O PAM ajuda a proteger contas com as permissões mais críticas para informações confidenciais, incluindo os recursos de TI de uma empresa e os dados de folhas de pagamento de RH. Como esses tipos de informações confidenciais podem ser mais prejudiciais se caírem em mãos erradas, o PAM ajuda a garantir a autorização de qualquer pessoa com acesso privilegiado. Isso é significativo porque manter os dados mais confidenciais sob proteção rigorosa minimizará o possível impacto de um ataque de ransomware, caso ocorra.
4. Implante um gerenciador de senhas empresarial
Utilizando um gerenciador de senhas empresarial, você e seus funcionários podem criar, rastrear e armazenar todas as senhas em um cofre digital seguro. Como sua organização tem informações que vale a pena proteger, um gerenciador de senhas empresarial é uma ótima maneira de aplicar políticas de senhas fortes. Você pode optar por definir um tamanho mínimo de senhas e exigir que todos os funcionários habilitem a autenticação multifator (MFA) para ter uma camada extra de segurança em suas contas.
Essa é uma solução muito melhor do que permitir que os funcionários usem qualquer senha que quiserem em contas relacionadas ao trabalho. Muitas pessoas reutilizam a mesma senha em várias contas ou escolhem senhas fracas para evitar ter que memorizar senhas complexas. Senhas fracas podem levar a ataques de ransomware porque cibercriminosos podem quebrá-las facilmente. Se a senha de trabalho de seu funcionário for quebrada, sua organização pode ter muitos dados comprometidos.
5. Ensine seus funcionários sobre a conscientização de segurança
Uma organização deve ensinar seus funcionários sobre conscientização de segurança para minimizar os possíveis riscos de ataques de ransomware. Funcionários que recebem muitos e-mails são mais suscetíveis a ataques de phishing, especificamente se tais ataques de phishing utilizarem engenharia social. A engenharia social é uma tática utilizada por cibercriminosos para manipular pessoas psicologicamente para compartilhar informações privadas. Para isso, cibercriminosos pesquisam seu alvo e se passam por alguém confiável, fazendo com que a solicitação de informações privadas pareça muito menos ameaçadora. Se você for alvo e cair nesses tipos de ataques, correrá o risco de comprometer não apenas seus dados dentro da organização, mas também todos os dados da organização.
6. Segmente a rede da sua organização
Se a rede da sua organização for segmentada, você pode isolar facilmente partes da rede que têm acesso a informações confidenciais e evitar movimentos laterais. Uma rede segmentada limita o acesso dos funcionários a pequenos subconjuntos de uma rede, em vez de acessarem tudo. Isso minimiza os possíveis efeitos de uma violação de dados ou um ataque de ransomware, pois cibercriminosos teriam acesso apenas à parte isolada da rede que violaram.
7. Instale softwares antivírus e firewalls
Ao instalar softwares antivírus e firewalls nos dispositivos da empresa, você reduz as chances de um ransomware se infiltrar em seus dispositivos e redes. Softwares antivírus podem ser instalados nos seus dispositivos para detectar, deter e remover vírus e malwares conhecidos antes que infectem seus dispositivos. Quando seu software antivírus compara o código do seu dispositivo com as informações do banco de dados de vírus, ele encontra e exclui o arquivo ou software malicioso antes que afete seu dispositivo.
Os firewalls são sistemas que protegem sua rede contra ameaças controlando o tráfego de rede. Como os firewalls geralmente registram o tráfego de rede para determinar se há ameaças de segurança externas, instalar firewalls é benéfico para a segurança geral dos seus dispositivos. Os firewalls podem ser instalados no dispositivo de todos os funcionários para impedir que usuários não autorizados acessem redes e dados privados.
8. Realize testes de penetração regularmente
Sua organização deve realizar testes de penetração regularmente para estar preparada para qualquer violação de dados ou ataque de ransomware. Os testes de penetração simulam ataques cibernéticos para avaliar a força das medidas de segurança de uma organização e identificar fraquezas que podem ser melhoradas. Algumas vulnerabilidades que as organizações podem ter incluem dispositivos não atualizados, gerenciamento de senhas fraco ou falhas em aplicativos. Como os ataques de ransomware podem resultar em perdas financeiras ou de dados significativas, testes de penetração regulares podem salvar uma organização financeiramente e em termos de segurança identificando seus pontos fortes e fracos por meio de ataques cibernéticos simulados.
9. Implemente medidas de segurança de terminais
À medida que mais organizações permitem que seus funcionários trabalhem em regimes híbridos ou totalmente remotos, é importante implementar medidas de segurança de terminais para proteger os dados da empresa. A detecção e resposta de terminais (EDR) é um termo amplo para uma solução de software que rastreia constantemente a atividade do dispositivo para analisar dados de ameaças. Alguns sistemas de EDR são utilizados apenas para alertar administradores sobre padrões de dados que podem se tornar ameaçadores. Imagine medidas de segurança de terminais como ter uma câmera de segurança em todos os dispositivos de terminais; elas estão lá para coletar dados para humanos observarem, analisarem e escolherem como responder.
Em um ambiente de trabalho remoto, as medidas de segurança de terminais são essenciais, porque cibercriminosos veem todos os dispositivos conectados à rede de uma organização como alvos menores que levam ao maior alvo. As medidas de segurança de terminais protegem os dispositivos dos funcionários contra malwares, usuários não autorizados e violações de dados, porque os sistemas de EDR podem detectar ameaças imediatamente.
10. Crie um plano de resposta a incidentes
Sua organização deve ter um plano de resposta a incidentes como precaução para o caso de uma violação de dados ou um ataque de ransomware. Assim como as escolas fazem com que as crianças pratiquem exercícios de incêndio, as organizações devem estar familiarizadas com um plano para reduzir o pânico e minimizar os danos se um ataque cibernético acontecer dentro da empresa. Os planos de resposta a incidentes minimizam a duração de um ataque cibernético garantindo a preparação para recuperar o controle de dados privados. Para criar um plano de resposta a incidentes forte, você deve começar organizando seus ativos do mais para o menos importante e determinando quem contatar para cada incidente hipotético. Isso ajudará você e sua organização a se prepararem para qualquer situação, e ter um plano em vigor o ajudará a se sentir menos assustado caso sua organização seja atacada.
Minimize ataques de ransomware com o Keeper
Há muitas maneiras como o Keeper® pode ajudar você e sua organização a minimizar ataques de ransomware. Solicite uma demonstração do KeeperPAM de confiança zero para saber mais sobre como as credenciais de login e os dispositivos de seus funcionários podem ser protegidos contra ataques cibernéticos. Você também pode iniciar uma avaliação gratuita de 14 dias do Keeper Business Password Manager, que pode manter as senhas da sua organização fortes, seguras e fáceis de compartilhar dentro da sua organização.