A União Europeia (UE) está redefinindo seu cenário digital com soberania, segurança e confiança no centro de suas prioridades. No discurso sobre o Estado da União
Se estiver pensando em compartilhar uma senha por email, antes de fazê-lo há vários riscos de segurança que você deve conhecer. Enviar senhas por email é perigoso porque emails não são criptografados e podem ser interceptados por cibercriminosos. Quando os dados não são criptografados, podem ser lidos ou salvos por destinatários errados ou maliciosos.
Continue lendo para saber por que enviar senhas por email é arriscado e como você pode usar um gerenciador de senhas para compartilhar suas senhas com segurança.
Por que enviar senhas por email é uma má ideia
Embora pareça conveniente enviar documentos ou mensagens por email, veja as razões pelas quais é perigoso enviar senhas por email.
Sua mensagem não tem criptografia
Como a maioria dos emails não é criptografada, qualquer pessoa pode ler suas mensagens em texto simples, incluindo provedores de email ou cibercriminosos que interceptam seus emails. Ao compartilhar sua senha por email, você corre o risco de um cibercriminoso ver e roubar informações confidenciais devido à falta de criptografia da mensagem.
Você pode enviá-la para o destinatário errado
Imagine que você está tentando compartilhar a senha de uma conta muito importante com sua mãe, cujo endereço de email é mom@emailaddress.com. Em vez de enviar a senha para sua mãe, você acidentalmente comete um erro de digitação e envia a senha para nom@emailaddress.com. Isso significa que uma pessoa aleatória pode agora usar a senha que você compartilhou para acessar informações importantes. Cometer um erro de digitação e enviar sua senha para o destinatário errado é um dos maiores riscos de compartilhar sua senha por email. Não há como desfazer o envio da mensagem e não há garantia de que o destinatário errado vai excluí-la. Mesmo que o destinatário não use a mensagem de forma maliciosa, se a conta de email dele for hackeada, um cibercriminoso também pode encontrar sua senha e tentar acessar sua conta.
O perigoso é ainda maior se a senha que você compartilhou com a pessoa errada estiver sendo reutilizada em várias contas. Se essa pessoa souber a senha de uma conta sua e tentar usá-la em outras contas, ela pode assumir o controle dessas contas.
Sua conta de email pode ser hackeada
Quando você compartilha senhas por email, um grande risco de segurança é sua conta de email ser hackeada. Se sua conta de email for hackeada, um cibercriminoso pode obter acesso às suas informações privadas, incluindo qualquer email enviado ou recebido contendo senhas nele. Um hacker pode coletar qualquer senha que encontrar e usá-la para acessar outras contas. Isso não apenas comprometeria a privacidade das suas informações, mas também as informações de quem compartilhou ou recebeu uma senha por email nas suas correspondências.
Seus emails passam por vários sistemas
Se você já se perguntou como emails são transferidos de uma pessoa para outra na prática, pode não saber que eles passam por vários sistemas para chegar ao destinatário desejado. Digamos que você tenha escrito um email com uma senha importante no corpo da mensagem para enviar ao seu filho. Após clicar em enviar, seu cliente de email (Outlook, Apple Mail, etc.) se conecta a um servidor de saída, que validará suas informações antes de enviar a mensagem. Após a conclusão do processo de validação, seu email será colocado em uma fila, enquanto o servidor obtém informações sobre o servidor do seu filho. O servidor do seu filho validará sua conta de email e entregará a mensagem ao seu filho. Com esse processo, é especialmente perigoso enviar senhas ou informações confidenciais por email, devido às muitas voltas que ele precisa dar antes de chegar no local pretendido. Se algum dos sistemas for comprometido enquanto seu email passa de um servidor para outro, sua senha pode ser revelada.
Uma maneira alternativa de enviar uma senha
Felizmente, há uma maneira mais segura de enviar senhas para amigos, familiares ou colegas: gerenciadores de senhas.
Utilize um gerenciador de senhas
Em vez de confiar no email como seu principal método de compartilhamento de senhas, você deveria começar a usar um gerenciador de senhas. Gerenciadores de senhas não apenas armazenam suas senhas com segurança, mas também vêm com funcionalidades avançadas que permitem criar senhas fortes e compartilhá-las de maneira segura com seus destinatários.
Ao usar um gerenciador de senhas como o Keeper®, suas senhas recebem criptografia de conhecimento zero, o que significa que são criptografadas o tempo todo para que ninguém além de você possa vê-las (nem mesmo o Keeper). Compartilhar suas senhas com alguém que também tem um cofre do Keeper é fácil, pois você só precisa convidar a pessoa para seu registro. Você pode escolher se deseja que essa pessoa possa visualizar, editar ou compartilhar seu registro, e pode remover o acesso ao seu registro a qualquer momento.
Use o recurso de compartilhamento de uso único
Se você quiser compartilhar suas senhas com segurança com alguém que não usa o Keeper, pode fazê-lo usando o recurso de compartilhamento de uso único. Basta escolher por quanto tempo o destinatário poderá visualizar o que você compartilhou e enviar sua senha com segurança. Um destinatário que recebe um link de compartilhamento de uso único pode apenas visualizar sua senha. Ele não poderá editar ou compartilhar sua senha com mais ninguém.
Não confie em emails para enviar senhas
Agora que você conhece os riscos de compartilhar senhas por email e o que fazer em vez disso, deveria confiar no Keeper Password Manager para facilitar o compartilhamento seguro de senhas. O Keeper pode criar, armazenar e compartilhar com segurança suas senhas e outras informações privadas usando sua criptografia de conhecimento zero.
Comece hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para ter mais proteção contra golpes e ataques cibernéticos.