A GigaOm, uma renomada empresa de análise de tecnologia, reconheceu o Keeper Security como Líder Geral em Gerenciamento de Senhas Corporativas pelo quarto ano consecutivo. O
Em 24 de julho de 2024, o Google anunciou um problema no navegador Chrome relacionado ao seu gerenciador de senhas que se estendeu por 18 horas. Um bug impediu que milhões de usuários do Windows acessassem suas senhas no Gerenciador de senhas do Google ao usar o Chrome para navegar na web. De acordo com o Google, esse bug foi causado por “uma mudança no comportamento do produto sem medidas de proteção adequadas”. Embora o problema tenha sido corrigido em 25 de julho, aproximadamente 15 milhões de pessoas foram afetadas após suas senhas desaparecerem dos gerenciadores integrados ao Chrome.
Leia mais para saber quem foi afetado por esse problema, qual foi a correção do Google e por que você deve usar um gerenciador de senhas dedicado em vez de confiar no seu navegador.
Como o Gerenciador de senhas do Google prejudicou usuários do Windows
O Google afirmou que esse problema afetou apenas usuários do Windows que usavam a versão M127 do Chrome. Mesmo assim, milhões de pessoas foram privadas de acesso às suas contas online e da sua sensação de segurança, visto que suas senhas desapareceram.
Mesmo sendo problema temporário, usuários do Windows que foram afetados expressaram sua insatisfação online usando plataformas como o Reddit. Um usuário do Reddit disse: “Preciso ficar repetindo o login nos meus sites de trabalho ao longo do dia, e isso é bem frustrante”. Outro usuário do Reddit explicou que, durante esse período de 18 horas, “o Chrome não está salvando novas senhas. Muito frustrante”.
O Google reconheceu que usuários puderam salvar senhas durante o bug, mas as novas senhas não ficavam visíveis porque o Gerenciador de senhas do Google estava apresentando mau funcionamento. Milhões de usuários do Windows permaneceram sem respostas e sem senhas durante horas até o Google reconhecer o problema. Entretanto, nem mesmo o pedido de desculpas do Google conseguiu mitigar o descontentamento e a improdutividade com que muitos usuários sofreram.
O Google corrigiu o problema rapidamente
No dia seguinte ao início do problema com o bug, o Google corrigiu seu gerenciador de senhas para os usuários afetados. O Google pediu desculpas pelos “inconvenientes que essa falha/interrupção de serviço pode ter causado” em 26 de julho de 2024. Eles conseguiram eliminar esse problema para todos os usuários afetados dentro de um dia, o que é uma solução muito rápida. O Google orientou todos os usuários do Windows afetados a reiniciar o navegador Chrome para garantir que a correção do bug fosse efetivada imediatamente. Se algum usuário do Chrome tiver problemas não mencionados no relatório de incidente oficial do Google, entre em contato com o Suporte do Google Workspace para obter mais informações e orientações.
Use um gerenciador de senhas dedicado em vez do seu navegador
Embora usar o gerenciador de senhas do seu navegador possa ser conveniente, essa não é a melhor opção para suas senhas, nem a mais segura. Em vez de depender do seu navegador para manter suas senhas seguras e correr o risco de enfrentar um bug, como milhões de usuários do Chrome recentemente, você deveria usar um gerenciador de senhas dedicado como o Keeper®.
Por que o Keeper Password Manager é mais seguro do que o Gerenciador de senhas do Google
O Keeper Password Manager é desenvolvido com uma estrutura de confiança zero e conhecimento zero, garantindo uma criptografia mais forte de ponta a ponta para suas senhas e documentos. O Gerenciador de senhas do Google não tem os mesmos padrões de criptografia. O cofundador e CTO do Keeper, Craig Lurey, afirmou em uma entrevista à PCMag: “O Google pode ver tudo o que você salva, basicamente. Eles têm uma funcionalidade ‘opcional’ para habilitar a criptografia de senhas no dispositivo, mas mesmo quando habilitada, a chave para descriptografar as informações é armazenada no dispositivo”. Isso significa que, se seu dispositivo for comprometido, suas senhas também. Lembre-se: navegadores como o Chrome foram criados para permitir que as pessoas acessem sites, não para proteger suas senhas.
Garanta que você sempre terá acesso a suas senhas
Sabemos que perder acesso a suas senhas por qualquer período pode ser um incômodo e um transtorno para sua rotina de trabalho. É por isso que recomendamos fortemente o uso de um gerenciador de senhas dedicado, em vez de depender do gerenciador de senhas integrado do seu navegador. O Keeper permanece ativo 99,99% do tempo, para que você nunca perca acesso às suas senhas. Além disso, nosso acesso offline garante que você consiga acessar suas informações importantes mesmo não tendo uma conexão de internet.
Comece hoje sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager e nunca mais perca o acesso às suas senhas.