O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Em 20 de maio de 2024, a Live Nation Entertainment, empresa dona da Ticketmaster, iniciou uma investigação após detectar atividades não autorizadas em um banco de dados contendo dados da empresa. Uma semana depois, eles foram contatados por alguém que ameaçou vender os dados de seus usuários na dark web.
Eu, como muitos outros clientes da Ticketmaster, fiquei preocupado com meus dados; então tomei medidas imediatas para me proteger. Veja o que eu fiz.
O que você precisa saber sobre a violação de dados da Ticketmaster
Isso é o que você precisa saber sobre a violação de dados da Ticketmaster.
- Os dados roubados foram alojados no banco de dados em nuvem de outra empresa
- O grupo que alega ter roubado os dados se chama ShinyHunters
- O ShinyHunters diz que os dados roubados incluem nomes, endereços residenciais, emails, números de telefone e detalhes parciais de cartões de crédito
- Os dados roubados são de clientes da Ticketmaster no mundo todo
- Os ShinyHunters exigiram US$ 500 mil como pagamento de resgate para evitar que os dados fossem vendidos para terceiros
- Estima-se que essa violação tenha comprometido os dados de 560 milhões de clientes
- Uma ação judicial foi movida contra a Ticketmaster por não proteger adequadamente as informações de identificação pessoal (PII) dos clientes
O que fiz após descobrir que era uma vítima da violação da Ticketmaster
Veja o que fiz para me manter protegido após conhecer a violação da Ticketmaster.
Atualizei minha senha imediatamente
Para evitar acessos não autorizados à minha conta, a primeira coisa que fiz foi atualizar a senha da conta da Ticketmaster. Utilizei meu gerenciador de senhas, que tem um gerador de senhas integrado, para criar uma senha forte e exclusiva que não pode ser quebrada com facilidade. Se precisar de ajuda para criar uma senha nova e forte para sua conta da Ticketmaster, recomendo fortemente utilizar um gerador de senhas ou de frases de senha.
Infelizmente, a Ticketmaster não dá aos usuários a opção de habilitar a autenticação de dois fatores (2FA). Então é importante garantir que você tenha uma senha super segura para proteger sua conta da Ticketmaster contra acessos não autorizados.
Adicionei um alerta de fraude ao meu relatório de crédito
Após tomar medidas para proteger minha conta da Ticketmaster, a próxima coisa que fiz foi adicionar um alerta de fraude ao meu relatório de crédito, como precaução extra. Um alerta de fraude é um aviso gratuito que você pode adicionar ao seu relatório de crédito para exigir a verificação de sua identidade antes de contrair empréstimos em seu nome. Ele atua como uma segunda forma de autenticação para que ninguém além de você possa tomar empréstimos ou abrir linhas de crédito em seu nome. Você pode adicionar um alerta de fraude entrando em contato com uma das três principais agências de crédito: Experian, TransUnion ou Equifax.
Estou ignorando emails, mensagens e chamadas telefônicas suspeitas
Como os endereços de email e números de telefone de clientes fizeram parte da violação da Ticketmaster, isso pode levar cibercriminosos a utilizar esses dados para realizar ataques de phishing. Embora sempre seja cauteloso com mensagens e chamadas telefônicas de números desconhecidos, recentemente tenho sido ainda mais por causa da violação. Veja algumas dicas que você deve lembrar sempre:
- Evite atender chamadas telefônicas de números desconhecidos
- Nunca clique em links ou anexos não solicitados dentro de mensagens ou emails
- Não forneça informações pessoais a estranhos
- Se alguém estiver alegando ser do suporte ao cliente da Ticketmaster, ignore-o
Continuei a ficar de olho em atividades suspeitas nas minhas contas
Mesmo após tomar as medidas acima, continuo a ficar de olho nas minhas contas online e a prestar atenção em qualquer atividade suspeita, como transações ou tentativas de login incomuns. Quanto mais cedo você perceber as atividades suspeitas, mais cedo poderá agir contra elas para preservar sua segurança e a de sua identidade.
Conclusão
A violação de dados da Ticketmaster nos lembra da importância de estar atento às violações mais recentes, bem como da importância de proteger nossas contas com senhas fortes e exclusivas, além da autenticação multifator (MFA). Se você ainda não tomou medidas para proteger suas contas com senhas fortes, um gerenciador de senhas como o Keeper® pode ajudar. Com o Keeper, você pode atualizar suas senhas para torná-las mais fortes utilizando o gerador de senhas e frases de senha integrado, além de armazená-las com segurança e preenchê-las automaticamente para simplificar sua experiência de login. O Keeper também pode armazenar e preencher automaticamente seus códigos 2FA, para que você não precise fazer malabarismos com vários aplicativos ou dispositivos.
Comece hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper para ver como ele pode ajudar a proteger suas contas.