Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Alguns sinais que indicam que sua identidade pode ter sido roubada incluem cobranças que você não fez no extrato da sua conta bancária, novas consultas no seu relatório de crédito, uma queda incomum na sua pontuação de crédito, verificações de crédito que você não fez, suas credenciais sendo publicadas na dark web e muito mais.
Continue lendo para saber mais indicações de que sua identidade foi roubada e o que fazer caso seja uma vítima.
O que é o roubo de identidade e como isso acontece?
O roubo de identidade é o roubo e uso de informações confidenciais de um indivíduo sem sua permissão, geralmente para ganhos financeiros ou outros fins maliciosos. Esses dados roubados podem incluir detalhes como seu nome completo, número de CPF, detalhes de cartões de crédito, informações de contas bancárias e muito mais. Os atores de ameaças usam essas informações para fingir ser você, para que possam abrir novas contas em seu nome ou cometer crimes.
Há várias maneiras pelas quais o roubo de identidade pode acontecer, algumas das quais incluem as seguintes:
- Um ator de ameaças obtém acesso à sua conta. Os atores de ameaças podem acessar contas devido a senhas fracas ou senhas reutilizadas, ou por meio de credenciais que foram expostas em uma violação de dados. Depois que um cibercriminoso obtém acesso à sua conta, ele pode coletar informações pessoais e usá-las para fins maliciosos, como roubar sua identidade.
- Seus dados foram expostos em uma violação. As violações de dados ocorrem quando cibercriminosos hackeiam bancos de dados que contêm informações confidenciais. Se uma empresa ou organização que detém seus dados pessoais sofrer uma violação, suas informações podem ser expostas a atores de ameaças. Esses dados roubados podem incluir nomes de usuário, senhas e até mesmo dados financeiros. Os atores de ameaças podem usar essas informações para cometer o roubo de identidade.
- Um malware foi instalado em seu dispositivo. Um malware, como vírus, spyware ou registradores de teclas pode ser instalado sem você saber no seu PC ou dispositivo móvel por meio de downloads maliciosos, anexos de e-mail ou sites comprometidos. Depois de instalados, esses programas maliciosos podem rastrear suas teclas digitadas, registrar suas atividades online e obter acesso às suas informações pessoais, que podem ser usadas para roubar sua identidade.
- You fell for a phishing scam. Phishing is a cyber attack in which cybercriminals send fraudulent emails, messages or links to websites that appear to be from reputable sources. They often aim to trick you into providing personal information or clicking on malicious links. If you fall for a phishing scam and end up sharing sensitive information like passwords, credit card numbers or Social Security details, the threat actor can use this information to steal your identity.
10 sinais de que sua identidade foi roubada
Aqui estão alguns sinais de alerta de uma identidade roubada:
1. Cobranças que você não fez na sua conta bancária
Ver compras ou saques em sua conta bancária que você não fez não é apenas um mero inconveniente, é um sinal claro de que alguém pode ter cometido fraude de cartão de crédito ou, ainda pior, roubado sua identidade. Essas transações não autorizadas podem variar de cobranças aparentemente inofensivas a despesas mais significativas que poderiam deixar seu saldo negativo.
2. Novas consultas sobre seu relatório de crédito
Seu relatório de crédito contém um registro de empresas que verificam seu histórico de crédito, conhecido como consultas. Se você se deparar com empresas desconhecidas fazendo consultas sobre seu crédito, é um sinal de que alguém pode estar tentando abrir cartões de crédito ou obter empréstimos em seu nome.
3. Queda incomum em sua pontuação de crédito
Sua pontuação de crédito reflete sua saúde financeira. Se sua pontuação cair repentinamente sem motivo aparente, pode ser que alguém esteja usando seu crédito indevidamente, com, por exemplo, deixando de fazer pagamentos ou abrindo várias contas em seu nome.
4. Verificações de crédito que você não fez
Receber notificações sobre verificações de crédito ou aplicativos que você nunca usou é outro sinal de que alguém pode estar tentando obter crédito usando sua identidade. Por exemplo, você pode receber um alerta informando que solicitou um empréstimo que nunca o fez.
5. Encontrando suas credenciais na dark web
A dark web é uma parte escondida da internet, onde todos os tipos de atividades ilegais ocorrem, como o tráfico de informações pessoais roubadas. Se você descobrir que suas informações pessoais ou senhas estão sendo vendidas na dark web, alguém certamente as roubou e está usando essas informações para roubar sua identidade.
6. Faturas médicas inesperadas
Receber faturas de tratamentos médicos ou medicamentos prescritos que você nunca recebeu é um forte sinal de que alguém pode estar usando sua identidade para buscar tratamento médico. Isso também é conhecido como roubo de identidade médica.
7. Cobertura de seguro de saúde usada
Se seu seguro de saúde informar que você usou todos os seus benefícios, mas você não foi muito ao médico, é provável que alguém esteja usando seu seguro para suas próprias necessidades médicas. Você também pode notar que o seu seguro cobriu tratamentos que você nunca recebeu.
8. Chamadas de credores
Credores são indivíduos que vão atrás de contas não pagas. Se eles ligarem para você a respeito de dívidas que você não reconhece, alguém pode ter aberto contas ou tomado dinheiro emprestado em seu nome.
9. Problemas para fazer login em suas contas on-line
Se, de repente, você não puder acessar suas contas on-line usando as credenciais corretas, alguém pode ter alterado suas senhas ou bloqueado você de acessá-las. Por exemplo, você pode não conseguir fazer login em suas redes sociais ou contas bancárias, mesmo com sua senha de sempre.
10. Ter um pedido de empréstimo negado
Se uma solicitação de empréstimo ou cartão de crédito for negada inesperadamente, pode ser devido a alguém prejudicar seu crédito utilizando sua identidade para obter empréstimos que nunca foram pagos.
O que fazer se você for vítima de roubo de identidade
Se você descobrir que foi vítima de roubo de identidade, entre em contato com seus emissores de crédito e bancos, congele seu crédito, denuncie o roubo de identidade e altere todas as suas senhas.
Entre em contato imediatamente com seus emissores de cartões de crédito e bancos
Assim que suspeitar que sua identidade foi roubada, entre em contato com suas empresas de cartão de crédito e bancos. Conte sobre as transações não autorizadas e peça que bloqueiem qualquer atividade. Entre em contato com seu banco acessando o site ou ligando para o número encontrado na parte de trás do seu cartão de crédito ou débito.
Depois de notificá-los, eles provavelmente cancelarão seu cartão de crédito atual e enviarão um novo com novos números.
Congele seu crédito em cada agência
Entre em contato com as três principais agências de crédito: Experian, TransUnion e Equifax. Para solicitar um congelamento de crédito, será necessário entrar em contato com cada agência separadamente. Congelar seu crédito evitará que qualquer pessoa, incluindo o ladrão, abra novas contas em seu nome.
Você pode suspender o congelamento de crédito a qualquer momento, mas pode ser que façam algumas perguntas de verificação antes que o congelamento possa ser suspendido.
Denuncie o roubo de identidade
Denunciar o roubo de identidade ajudará você a resolver o problema e a recuperar sua identidade roubada. Veja abaixo, a quem você deve relatar seu roubo de identidade:
- Comissão Federal de Comércio (FTC, Federal Trade Commission): você pode registrar uma queixa junto à FTC acessando o site IdentityTheft.gov. A FTC fornecerá um guia passo a passo para ajudar você a se livrar do roubo de identidade.
- Polícia: entre em contato com seu departamento de polícia local e registre um boletim de ocorrência sobre o roubo de identidade. Algumas instituições, como o seu banco, podem exigir que você preencha um boletim de ocorrência com a polícia para provar que você é uma vítima.
- Credores: se você for contatado por credores por dívidas que você não reconhece, informe-os que você foi vítima de roubo de identidade. Forneça a eles documentos provando o caso, como sua queixa na FTC ou o boletim de ocorrência da polícia.
Altere as senhas de todas as suas contas on-line
Outra etapa importante a ser feita após descobrir que você é vítima de roubo de identidade é alterar imediatamente as senhas de todas as suas contas on-line. Se um ator de ameaças conseguiu roubar sua identidade, é provável que ele também tenha obtido acesso às suas contas.
Em média, uma pessoa tem 100 senhas e mudá-las por conta própria é algo difícil de se fazer. Recomendamos usar um gerenciador de senhas como o Keeper para ajudá-lo a mudar rapidamente suas senhas por senhas fortes e exclusivas.
Proteja sua identidade contra roubos
Ser uma vítima de roubo de identidade pode ser angustiante, mas tomar as medidas acima pode ajudar você a retomar o controle sobre suas informações pessoais e finanças. A chave é agir rapidamente para minimizar os danos causados pelo roubo.
Para se proteger contra riscos de roubo de identidade futuros, é importante adotar medidas proativas, como as seguintes:
- Use senhas fortes e exclusivas para suas contas, pois isso adiciona uma camada extra de proteção.
- Ative a autenticação multifator (MFA) para garantir que, mesmo que sua senha seja comprometida, o acesso não autorizado seja significativamente menos provável, pois o ator de ameaças teria que fornecer um segundo método de verificação para acessar sua conta.
- Inscreva-se em um serviço de monitoramento da dark web. Esse serviço pode ajudar você a se manter informado sobre possíveis violações de suas informações pessoais. Uma ótima opção para o monitoramento da dark web é o BreachWatch®, que busca na dark web por sinais de que suas credenciais foram expostas e notifica você imediatamente quando as credenciais forem encontradas.
Ao se manter informado e tomar medidas preventivas, você reduz significativamente as chances de se tornar vítima de roubo de identidade e mantém suas informações pessoais seguras contra danos.