Alguns golpes comuns no Facebook Messenger incluem solicitações de códigos de autenticação, páginas falsas de caridade pedindo doações, mensagens oferecendo conselhos sobre investimentos ou até mesmo
Para comprar e vender com segurança no Facebook Marketplace, verifique os perfis de vendedores e compradores, marque os encontros em locais públicos, peça que um amigo ou familiar o acompanhe para concretizar a compra ou venda, utilize formas de pagamento seguras, entre outras precauções.
Continue lendo para saber mais sobre golpes no Facebook Marketplace e como se proteger contra eles ao vender ou comprar na plataforma.
O que é o Facebook Marketplace?
O Facebook Marketplace é uma seção do Facebook na qual você pode utilizar sua conta para pesquisar, comprar e vender itens novos ou usados, como artigos esportivos ou móveis. O Facebook Marketplace utiliza sua localização geográfica para determinar os itens listados para venda perto de você. Ao encontrar um item que deseja comprar, você entra em contato com o vendedor pelo aplicativo Messenger e faz uma oferta. Se o vendedor aceitar sua oferta, combine com ele como será feita a retirada e o pagamento pelo item.
O Facebook Marketplace é uma maneira conveniente para usuários comprarem itens com desconto. Pense no Facebook Marketplace como algo semelhante ao Craigslist ou eBay.
Ao comprar ou vender no Facebook Marketplace, o contato entre vendedores e compradores ocorre pelo aplicativo Messenger. O Facebook recomenda fortemente que você não troque números de telefone por questões de segurança pessoal.
Como comprar com segurança no Facebook Marketplace
Aqui estão algumas dicas para comprar com segurança no Facebook Marketplace.
Verifique os perfis e avaliações de vendedores
Uma das primeiras coisas a fazer antes de decidir comprar um item pelo Facebook Marketplace é verificar o perfil e as avaliações do vendedor. Vendedores fraudulentos geralmente criam perfis falsos para enganar possíveis compradores a comprar um item que, na verdade, eles não têm.
Ao verificar o perfil de um vendedor, talvez veja avaliações feitas por outros compradores. Leia com atenção o que essas avaliações dizem sobre o vendedor. Se o perfil de um vendedor não tiver avaliações, tenha cuidado ao comprar um item dele, pois a falta de avaliações pode indicar um perfil falso ou um vendedor não verificado.
Retire os itens ao invés de pedir para entregar
O Facebook Marketplace pergunta aos vendedores se desejam habilitar a opção de enviar os itens ao invés de disponibilizá-los para retirada. Há um golpe comum no Facebook Marketplace que aproveita esse recurso, no qual o vendedor recebe o pagamento por um item, mas não o envia, ou envia em condições piores que o anunciado. Ao invés disso, é melhor retirar o item, pois isso permite inspecioná-lo pessoalmente para determinar se ele corresponde ao anúncio do vendedor. Retirar o item pessoalmente também garante que você não seja enganado a pagar por algo que não receberá.
Encontre o vendedor em um local público
Ao retirar um item que planeja comprar, combine o encontro com o vendedor em um local público, se possível. Isso pode não ser possível com itens maiores, como sofás ou outros móveis grandes. Se o item que estiver comprando for pequeno, encontrar o vendedor em um local público é a melhor maneira de retirá-lo, pois haverá outras pessoas ao redor caso aconteça alguma coisa, como um tentativa de roubo pelo vendedor.
Para ficar ainda mais seguro, pergunte se o vendedor pode encontrá-lo em frente a uma delegacia.
Leve um amigo com você ao retirar um item
Ao retirar um item que estiver comprando pelo Facebook Marketplace, especialmente se for algo grande que seja necessário retirar na casa do vendedor, nunca vá sozinho. Sempre leve um amigo ou familiar para acompanhá-lo. Se não houver alguém para acompanhá-lo no dia e hora de retirar o item, avise um amigo ou familiar sobre quando e onde você encontrará o vendedor.
Inspecione o item que está comprando antes de pagar
Alguns vendedores podem tentar enganá-lo a comprar um item que não é o descrito no anúncio. Antes de pagar ao vendedor, inspecione o item minuciosamente para garantir que atende às expectativas e que deseja comprá-lo no estado em que está.
Utilize métodos de pagamento seguros
Ao comprar um item pelo Facebook Marketplace, sempre utilize formas de pagamento seguras. Um método de pagamento seguro é o PayPal, que investiga denúncias de fraude por você, como comprador, diferentemente do Venmo.
Ao pagar por um item, evite pagar em dinheiro, especialmente se o item em questão exigir que carregue grandes quantias. Ao invés disso, opte pelo PayPal como forma de pagamento ou outro aplicativo terceirizado que investigue denúncias de fraude. Carregar grandes quantias de dinheiro faz de você um alvo. Se acontecer alguma coisa durante a transação, você correrá o risco de perder seu dinheiro. Se o vendedor insistir no pagamento em dinheiro, isso é um sinal vermelho de que ele pode ser um golpista.
Como vender com segurança no Facebook Marketplace
Aqui estão algumas dicas para vender com segurança no Facebook Marketplace.
Verifique os perfis e as avaliações de compradores
Assim como ao comprar um item pelo Facebook Marketplace, também é preciso verificar o perfil e as avaliações do comprador ao vender um item. Muitos golpistas criam contas falsas no Facebook e fingem que querem comprar um item. Quando vendedores são enganados no Facebook Marketplace, o que geralmente acontece é que os compradores fazem um pagamento que parece ter sido realizado, mas que depois é rejeitado, o que significa que os vendedores nunca recebem o dinheiro. Basicamente, os vendedores dão o item de graça.
Encontre o comprador em um local público
Ao vender um item no Facebook Marketplace, evite encontrar o comprador na sua casa sempre que puder, ao invés disso, encontre-o em um local público. Isso pode não ser possível para itens maiores que são difíceis de transportar. No entanto, com qualquer item que você possa carregar, encontrar o comprador em um local público é a opção mais segura. Isso garante que você estará cercado por outras pessoas caso algo dê errado.
Avise um amigo ou familiar que você estará encontrando alguém
Ao encontrar um possível comprador, faça o possível para levar um amigo ou familiar com você. Se não for possível, a melhor opção é avisar um amigo ou parente sobre onde e quando encontrará o comprador para entregar o item.
Não aceite pagamentos em excesso
Alguns golpistas tentam pagar a mais ao comprar seu item. Nunca aceite pagamentos em excesso, pois é um sinal de um golpe comum. O golpista paga a mais para pedir que você devolva a diferença. Se você pagar a diferença, verá que o pagamento inicial do comprador foi falso e nunca o recebeu de verdade, o que significa que terá perdido o dinheiro “devolvido” e o item “vendido”.
Não entregue o item antes de receber o pagamento
Quando se trata de vender um item, é preciso ter cuidado para entregar o item apenas após receber um pagamento legítimo. Entregar um item e ir embora sem verificar se o pagamento foi legítimo significa que você pode ter entregado o item de graça.
Os riscos de comprar e vender no Facebook Marketplace
Aqui estão alguns riscos de comprar e vender no Facebook Marketplace.
Pode levar a perdas financeiras
Os golpes estão por toda parte, incluindo no Facebook Marketplace. Se você não tomar precauções ao comprar ou vender itens no Facebook Marketplace, poderá acabar perdendo dinheiro. De acordo com a Tech Jury, há mais de um bilhão de usuários ativos no Facebook Marketplace e um a cada seis deles foi atacado por golpistas.
Dois dos golpes mais comuns no Facebook Marketplace são golpistas que abordam usuários com contas falsas e golpistas que não entregam itens pelos quais já foram pagos.
Golpes de propaganda enganosa
A propaganda enganosa é um golpe no qual vendedores oferecem uma oferta boa demais para ser verdade. Ao tentar comprar o item, o vendedor pode aumentar o preço. Nesse tipo de golpe, o vendedor atrai possíveis compradores com preços baixos e tenta vender um item diferente e mais caro. Ao observar que um vendedor aumenta o preço do item após enviar uma mensagem a ele, não continue conversando com ele, pois é um golpe de propaganda enganosa.
Pagamentos falsos
Golpistas também atacam vendedores no Facebook Marketplace. Um golpe comum aplicado a vendedores são os pagamentos falsos. Isso pode ser um golpista enviando uma captura de tela falsa dizendo que realizou o pagamento mas, na realidade, ele não realizou. Sempre certifique-se de que recebeu o pagamento com sucesso do comprador antes de enviar ou entregar o item.
O que fazer ao ser enganado no Facebook Marketplace
Se você foi enganado ao tentar comprar ou vender no Facebook Marketplace, veja o que deve fazer.
Denuncie o vendedor ou comprador ao Facebook
Se você acredita que foi enganado no Facebook Marketplace, a primeira coisa a fazer é denunciar o vendedor ou comprador ao Facebook. Para isso, siga os seguintes passos:
- Entre na sua conta do Facebook.
- Clique no ícone do Marketplace.
- Clique no perfil do vendedor que deseja denunciar.
- Clique no nome do vendedor.
- Clique nos três pontos e selecione “Denunciar”.
- Siga as instruções na tela.
Registre um boletim de ocorrência
Além de denunciar o vendedor ou comprador ao Facebook, você também pode denunciá-lo ao departamento de polícia local. Registrar um boletim de ocorrência ajuda a polícia a saber sobre os golpes no Facebook Marketplace que estão ocorrendo na região.
Registre um boletim no Centro de reclamações de crimes na internet (IC3) do FBI
Após denunciar o vendedor ou comprador ao Facebook e registrar um boletim de ocorrência, registre um boletim no Centro de reclamações de crimes na internet do FBI. Você pode fazer isso acessando o site. Denunciar o crime ao FBI ajuda a registrar golpes e determinar se há padrões e tendências que permitam capturar golpistas e outros cibercriminosos.
Proteja-se contra golpes no Facebook Marketplace
O Facebook Marketplace é uma maneira conveniente de comprar itens com desconto mas, como é online, há o risco de golpistas. Ao comprar ou vender no Facebook Marketplace, certifique-se de seguir as dicas acima para se proteger e evitar perdas financeiras.