As principais ameaças cibernéticas enfrentadas pelo setor industrial são ransomwares, ataques à cadeia produtiva, ameaças internas, phishing e ataques de engenharia social. Em 2023, o setor
A melhor maneira e a mais segura de armazenar chaves privadas, senhas e frases mnemônicas de criptomoedas é um gerenciador de senhas. Um gerenciador de senhas criptografa todos os dados, tornando-se uma opção segura para armazenar tudo que for necessário para acessar suas criptomoedas sem que elas caiam em mãos erradas.
Continue lendo saber mais sobre criptomoedas e o que você pode fazer para proteger melhor as suas.
O que são as criptomoedas?
Criptomoedas, como o Bitcoin, são moedas digitais que utilizam criptografia para tornar transações seguras. Criptomoedas utilizam um par de chaves pública-privada e um registro público de transações chamado blockchain. O blockchain é um registro de todas as transações feitas e mantidas pelo portador da criptomoeda. A chave pública é dada como um “endereço” da criptomoeda. A chave privada é utilizada para assinar mensagens criptograficamente para provar que você é proprietário de qualquer saldo que possa estar armazenado em um endereço público específico.
Para transferir criptomoedas de um endereço para outro, o proprietário utiliza sua chave privada para assinar criptograficamente a transação, que é então confirmada e incorporada ao blockchain. Ao examinar o blockchain, qualquer pessoa pode determinar quanto há armazenado em um endereço específico, ou em qualquer momento do passado. A chave pública pode ser distribuída livremente para facilitar transações para a sua carteira, enquanto a chave privada deve ser mantida segura o tempo todo.
Como as pessoas armazenam e transferem criptomoedas?
A chave privada permite iniciar transferências de criptomoedas a partir de um endereço específico. Manter a chave pública, senhas e frases mnemônicas de criptomoedas seguras é essencial para proteger os seus saldos de criptomoedas. Qualquer um na internet com acesso à chave privada ou qualquer outra coisa relacionada às suas criptomoedas pode iniciar transações de qualquer saldo mantido no endereço público correspondente.
Normalmente, as criptomoedas são armazenadas das seguintes maneiras:
- Um serviço de carteira digital, também chamada de carteira custodial
- Um aplicativo de carteira executado no dispositivo do usuário final
- Um arquivo de carteira armazenado em uma mídia eletrônica offline
Os riscos de armazenar chaves privadas de criptomoedas de forma insegura
Muitas carteiras de criptomoedas online sofrem de uma grande falha: o provedor da carteira precisa ter acesso à chave privada da sua carteira para iniciar transações em seu nome. É impossível que serviços de carteiras digitais iniciem transações de blockchain sem a chave secreta. Dar a chave secreta a uma carteira digital significa que é preciso confiar na carteira digital para manter sua chave secreta segura.
Pior ainda, a chave secreta deve ser mantida online e acessível para a carteira iniciar transações, onde vulnerabilidades, como meltdowns, podem ser usadas por cibercriminosos para potencialmente roubar chaves privadas de criptomoedas. Um ataque de meltdown explora vulnerabilidades encontradas em sistemas operacionais que permitem que cibercriminosos obtenham acesso a todos os tipos de dados enquanto passam despercebidos. A única maneira de se manter protegido desse tipo de ataque é certificando-se de manter seus sistemas e softwares atualizados para que tenham as correções de segurança mais recentes.
E se eu perder minha chave privada?
Chaves privadas são muito longas e complexas para serem memorizadas. É comum que as pessoas percam suas chaves privadas. Se isso ocorrer e ela não estiver armazenada em um local seguro, como em um gerenciador de senhas ou uma carteira segura, você infelizmente estará sem sorte, pois não é possível redefini-la como uma senha. Sem sua chave privada, o acesso às suas criptomoedas será negado e será impossível trocá-las por bens, serviços ou dinheiro. Perder sua chave privada significa perder o acesso à sua identidade e aos seus ativos digitais.
Outros serviços de criptomoedas online exigem que os usuários transfiram criptomoedas para uma carteira controlada pelo serviço. Em última análise, os usuários devem confiar no serviço de moeda para rastrear a quantia de criptomoedas armazenada em sua conta. Em muitos aspectos, esses serviços operam como um banco tradicional. Os saldos das contas de cada usuário devem ser mantidos online e acessíveis, tornando-as vulneráveis a manipulação por funcionários maliciosos e cibercriminosos, ou a apreensões pelo governo. Muitos dos benefícios de segurança e anonimato de manter fundos em criptomoedas são perdidos ao utilizar serviços de carteira de criptomoedas online. Se a sua passkey for violada ou roubada, alguém poderá utilizá-la para fingir que é você.
A história recente está repleta de exemplos de fraudes e violações de serviços de criptomoedas e de carteiras de criptomoedas online. As criptomoedas continuarão a crescer como alvo para cibercrimonosos à medida que aumentam em valor e interesse.
Como posso proteger minhas criptomoedas de cibercriminosos?
Ao invés de depender de uma carteira online vulnerável, algumas pessoas optam por um método de armazenamento offline. O problema das carteiras offline ou de papel é a segurança física e a acessibilidade. Qualquer um com acesso físico à carteira offline potencialmente tem acesso à moeda armazenada nessa carteira, portanto, ela deve ser protegida como qualquer outro ativo físico valioso, como guardá-la em uma caixa de segurança de um banco. No entanto, uma chave secreta em um pendrive ou impressa em um papel e guardada em uma caixa de segurança de um banco não fica convenientemente acessível.
Felizmente, há uma solução para proteger suas criptomoedas.
A melhor solução para armazenar criptomoedas com segurança
A melhor solução para armazenar com segurança suas chaves privadas, senhas e frases mnemônicas de criptomoedas é um gerenciador de senhas como o Keeper Password Manager, que foi criado para armazenar, fazer backup e sincronizar senhas e chaves privadas com segurança. O Keeper utiliza criptografia AES de 256 bits de conhecimento zero. As chaves utilizadas para criptografar e descriptografar as senhas ou chaves armazenadas no seu Keeper Vault são derivadas da sua senha principal no seu dispositivo. Como as chaves são derivadas no seu dispositivo e nunca saem dele, a Keeper ou qualquer outra pessoa não tem a capacidade de descriptografar quaisquer dados armazenados no seu cofre. Tudo o que é armazenado no Keeper é criptografado no nível do registro, protegendo suas criptomoedas até mesmo no pior cenário.
O Keeper oferece muitos dos benefícios convenientes dos serviços de criptomoedas e de carteiras online enquanto proporciona a segurança de uma carteira offline, mantendo o controle das suas chaves privadas de criptomoedas. Ao utilizar um produto com arquitetura de conhecimento zero, carteiras de criptomoedas, chaves ou credenciais podem ser protegidas ou sincronizadas entre vários dispositivos e acessadas de qualquer lugar.
Um gerenciador de senhas ajuda a não perder suas chaves privadas e o acesso a grandes quantias de dinheiro, proporcionando o máximo de tranquilidade. No caso de uma emergência, o Keeper Password Manager também oferece um recurso de acesso de emergência que permite repassar o acesso a um ente querido, de modo que não é preciso se preocupar em como transmitir o seu legado digital.
Se você tiver dúvidas sobre como exportar e importar suas chaves privadas de criptomoedas para o Keeper, fale com nossa equipe de suporte hoje.