Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Atualizado em 10 de abril de 2024.
Quando seus dados estão comprometidos, significa que alguém que não está autorizado tem acesso a eles e pode fazer o que quiser com eles. Quanto mais cedo você perceber que seus dados estão comprometidos, mais rápido poderá agir para se proteger. Alguns indicadores comuns de que seus dados podem ter sido comprometidos incluem: suas informações estarem disponíveis na dark web, receber notificações de redefinição de senhas, ser bloqueado de suas contas e atividades incomuns em contas.
Continue lendo para conhecer os sete sinais que apontam que seus dados estão comprometidos e o que fazer se isso acontecer.
O que é comprometimento de dados e como isso acontece?
Comprometimento de dados refere-se a dados que foram acessados ou roubados por uma pessoa não autorizada para serem utilizados com fins maliciosos. Na maioria das vezes, quando cibercriminosos comprometem dados, eles podem vendê-los na dark web ou utilizá-los para comprometer ainda mais seus dados. Quanto mais dados um cibercriminoso tiver sobre você, mais fácil será para ele roubar sua identidade.
O comprometimento de dados pode acontecer de muitas maneiras, mas duas das maneiras mais comuns são devido a violações de dados públicas e credenciais fracas ou roubadas.
Sinais de que seus dados foram comprometidos
Veja a seguir alguns sinais que revelam que seus dados foram comprometidos.
1. Seus dados estão disponíveis na dark web
Quando ocorrem violações de dados públicas, cibercriminosos coletam o máximo possível de dados para poder vendê-los na dark web. Dependendo da escala de uma violação de dados, os dados roubados podem variar de algo tão simples quanto seu nome completo a algo tão confidencial quanto suas credenciais de login e o número de seu CPF. A melhor maneira de verificar se seus dados estão na dark web é utilizando um verificador da dark web. O Keeper oferece uma ferramenta de varredura da dark web gratuita. Com a ferramenta, você só precisa inserir seu endereço de email para descobrir se alguma das credenciais associadas à sua conta de email foi parar na dark web.
2. Você está recebendo notificações de redefinição de senha
Outro sinal de que seus dados foram comprometidos é receber uma notificação de que a senha de uma de suas contas foi alterada, mas você não iniciou uma solicitação de redefinição. Isso significa que alguém conseguiu obter as credenciais da sua conta ou adivinhou-as com sucesso e fez login na sua conta.
3. Você foi bloqueado das suas contas
Os ataques de roubo de contas (ATO, Account Takeover) ocorrem quando alguém faz login na sua conta e altera sua senha. Como sua senha foi alterada, você não conseguirá fazer login na sua conta. Você pode perceber que, ao tentar fazer login nas suas contas, é informado que as credenciais inseridas estão incorretas, mesmo sabendo que essas são as credenciais que definiu para a conta.
4. Você está vendo atividades incomuns nas contas
Muitos sites e aplicativos enviam alertas sobre atividades incomuns em contas. Por exemplo, se alguém fizer login na sua conta de um estado ou dispositivo diferente, alguns sites e aplicativos detectam isso e exigem que você verifique sua identidade. Alguns sites e aplicativos também podem exigir autenticação antes de fazer alterações na sua conta, incluindo mudanças no nome de usuário ou senha. Esses tipos de alertas podem ser sinais de um possível comprometimento de dados, especialmente se não foi você quem iniciou essas ações.
5. Uma nova linha de crédito ou empréstimo apareceu no seu relatório de crédito
Verificar seu relatório de crédito regularmente é um bom hábito para cultivar, pois lhe permite entender com clareza as linhas de crédito e empréstimos feitos em seu nome. Isso facilita a detecção de atividades suspeitas no seu relatório de crédito. Se notar que uma nova linha de crédito ou empréstimo foi feito em seu nomesem que você tenha pedido, isso é um sinal revelador de que seus dados foram comprometidos.
Ao notar atividades suspeitas no seu relatório de crédito, é importante entrar em contato com cada uma das três principais agências de crédito para que elas congelem seu crédito: Experian, TransUnion e Equifax.
6. Seu dispositivo está infectado com malwares
Malware é um software malicioso instalado em dispositivos sem o conhecimento do dono através de diversas técnicas, como o phishing. Embora diferentes tipos de malware funcionem de forma diferente, todos eles têm o objetivo comum de roubar dados para fins maliciosos. A melhor maneira de determinar se seu dispositivo foi infectado por malwares é executando um software antivírus. Se o software antivírus encontrar malwares, é sempre melhor considerar que seus dados foram comprometidos; assim, você pode tomar medidas para se proteger.
7. Familiares e amigos estão recebendo mensagens estranhas suas
Se seus parentes e amigos estiverem entrando em contato para confirmar se você está enviando mensagens de texto, emails ou mensagens em redes sociais com solicitações estranhas, é possível que seus dados tenham sido comprometidos e estejam sendo utilizados para se passar por você. Se sua família e amigos não souberem que estão se passando por você, os dados deles também podem estar em risco de serem comprometidos.
O que fazer se seus dados forem comprometidos
Veja algumas medidas que recomendamos tomar imediatamente após descobrir que seus dados foram comprometidos.
Altere suas senhas
Suas senhas são sua primeira linha de defesa quando se trata de proteger suas contas e dados. Assim que você notar qualquer um dos sinais mencionados acima, é necessário alterar imediatamente suas senhas. Recomendamos utilizar um gerenciador de senhas, que irá facilitar muito a alteração de suas senhas. Se uma conta na qual você está alterando uma senha oferecer passkeys como método de login, recomendamos utilizar essa opção em vez de senhas tradicionais. As passkeys são muito mais seguras do que senhas porque são resistentes a phishing e são compatíveis com autenticação de dois fatores (2FA) por padrão.
Habilite a MFA nas suas contas
Também é importante habilitar a autenticação multifator (MFA) como medida de precaução extra, mesmo que suas contas estejam utilizando senhas fortes. Com a MFA habilitada, mesmo que um cibercriminoso soubesse sua senha ou conseguisse adivinhá-la, ele ainda precisaria verificar sua identidade – e não conseguiria fazê-lo. Gerenciadores de senhas como o Keeper também armazenam códigos 2FA para suas contas online, tornando sua experiência de login o mais fácil possível.
Coloque um alerta de fraude no seu relatório de crédito
Se você acredita que sua identidade corre risco de ser roubada porque seus dados foram comprometidos, colocar um alerta de fraude no seu relatório de crédito é uma medida de segurança importante a ser tomada. Para colocar um alerta de fraude no seu relatório de crédito, é necessário primeiro determinar o alerta de fraude a ser usado. Existem três tipos: alerta de fraude inicial, alerta de fraude estendido e alerta de serviço ativo.
- Alerta de fraude inicial: dura um ano e expira logo após. Pode ser renovado a qualquer momento.
- Alerta de fraude estendido: dura sete anos. Ele exige que você envie uma cópia de uma denúncia à polícia ou da denúncia de roubo de identidade registrada na FTC.
- Alerta de serviço ativo: dura um ano. Para pessoas atualmente em serviço militar ativo.
O Keeper® ajuda a minimizar o risco de comprometimento de dados
O comprometimento de dados pode colocar você, seus amigos e sua família sob risco de sofrer perdas financeiras e roubo de identidade. Proteger suas contas e dados contra comprometimento começa com autenticação forte nas suas contas e gerenciamento seguro de senhas e dados. Um gerenciador de senhas como o Keeper é a melhor maneira de proteger suas contas online contra comprometimento de dados, porque ajuda a garantir que todas as suas senhas sejam fortes e torna mais fácil habilitar a MFA nas suas contas. Gerenciadores de senhas também podem armazenar informações adicionais, como documentos importantes, cartões de crédito e IDs, para que seus dados sempre permaneçam protegidos com criptografia forte.
Para ver como o Keeper pode ajudá-lo a minimizar o risco de comprometimento de dados, inicie hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager.