Há vários riscos associados ao armazenamento de senhas nas Planilhas Google, incluindo a falta de criptografia de ponta a ponta por padrão e a falta de
Atualizado em 28 de novembro de 2023.
Para realizar uma auditoria de senhas, tudo o que precisa é de uma solução de gerenciamento de senhas que o ajudará a auditar suas senhas. Uma solução de gerenciamento de senhas é uma ferramenta que ajuda indivíduos e empresas a criar senhas fortes e armazená-las com segurança em um cofre de senhas. Como as soluções de gerenciamento de senhas ajudam os usuários a gerenciar suas senhas, elas também facilitam muito a auditoria, pois você saberá quando uma senha está sendo reutilizada ou se uma de suas senhas for considerada fraca.
Continue lendo para saber mais sobre como auditar senhas e por que é importante fazer isso.
O que é auditoria de senhas?
Uma auditoria de senhas é o processo de verificar a força das senhas. Geralmente, organizações utilizam software de hacking para testar a força da sua rede contra ataques de dicionário, ataques de força bruta e outros ataques de quebra de senhas. Uma auditoria de senhas visa medir a força da segurança de senhas de uma organização verificando o tamanho das senhas, o uso de palavras comuns do dicionário, entre outras coisas.
O uso de senhas fracas indica que as organizações correm um maior risco de serem comprometidas por um usuário não autorizado.
A importância de auditar senhas
É importante auditar senhas porque isso pode ajudar a identificar senhas fracas e melhorar a segurança geral das senhas de uma organização.
Identifica senhas fracas
Uma auditoria de senhas permite saber quais senhas são mais vulneráveis a comprometimento identificando senhas fracas. Senhas fracas são senhas que não seguem práticas recomendadas de senhas, o que significa que possuem menos de 16 caracteres e não utilizam uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Senhas reutilizadas e senhas que contêm palavras do dicionário e frases também são consideradas fracas porque são mais vulneráveis à quebra de senhas.
Como as auditorias de senhas ajudam a identificar senhas fracas, elas solicitam que você tome uma ação trocando-as imediatamente e eliminando qualquer chance de que cibercriminosos possam comprometê-las.
Melhora a segurança de senhas
Após identificar as senhas que correm maior risco realizando uma auditoria de senhas, sua organização terá uma melhor compreensão das práticas de senhas dos funcionários. Isso dará à sua organização uma ideia melhor das políticas de senhas que precisam ser aplicadas para melhorar a segurança de senhas dos funcionários.
Como realizar uma auditoria de senhas utilizando um gerenciador de senhas
Utilizar um gerenciador de senhas, como o Keeper®, é a maneira mais simples de realizar uma auditoria de senhas para indivíduos e organizações. O Keeper inclui uma ferramenta de auditoria chamada Security Audit, que é integrada à sua solução de gerenciamento de senhas. O recurso Security Audit pode ser acessado no seu cofre de senhas a partir de qualquer um dos seus dispositivos.
Ao clicar no recurso Security Audit, você é encaminhado para uma tela como a mostrada na imagem acima. Nela, você verá uma pontuação de segurança geral de todas as senhas armazenadas no seu cofre. Ao lado dela, há uma lista dos registros armazenados no seu cofre com a força de cada senha. Há três tipos de força das senhas: forte, média e fraca.
- Forte: Se a força da senha de um registro for forte, a senha sendo utilizada é forte e não pode ser quebrada facilmente. É necessário garantir que cada uma de suas senhas tenha essa força.
- Média: se a força da senha de um registro for média, a senha sendo utilizada não é forte e nem fraca. Ao observar um registro marcado com força média, recomendamos atualizá-lo para uma senha forte.
- Fraca: se a força da senha de um registro for fraca, a senha sendo utilizada é de alto risco e deve ser alterada imediatamente para uma senha forte.
O recurso Security Audit também permite saber se alguma das senhas dos seus registros está sendo reutilizada em várias contas. Se esse for o caso, será necessário atualizar as senhas de todos os registros para que sejam exclusivas.
Após ter uma boa ideia de quais senhas devem ser atualizadas, você pode alterá-las imediatamente com a ajuda do Keeper Password Manager. A maneira mais fácil de atualizar suas senhas rapidamente é utilizando a extensão para navegador do Keeper, que permite utilizar o KeeperFill. Ao atualizar uma de suas senhas, o KeeperFill o orienta durante o processo e até mesmo ajuda a gerar uma nova senha forte que pode ser salva no seu cofre imediatamente com apenas um clique.
Utilize o Keeper como sua ferramenta de auditoria de senhas
Organizações não precisam mais depender de auditores de senhas terceirizados para auditar suas senhas. Soluções de gerenciamento de senhas como o Keeper simplificam as auditorias de senhas para indivíduos e organizações.
Para ver como é fácil utilizar o Keeper para auditar suas senhas, faça gratuitamente uma avaliação pessoal de 30 dias ou uma avaliação empresarial de 14 dias hoje mesmo.