A maioria das soluções de acesso à rede zero-trust (ZTNA) afirma eliminar riscos de segurança baseados em perímetro, mas muitas acabam introduzindo novas vulnerabilidades. Na conferência
Os gastos globais com infraestrutura de Inteligência Artificial (IA) estão projetados para ultrapassar US$ 200 bilhões até 2028, de acordo com pesquisa da International Data Corporation (IDC). À medida que as organizações implantam rapidamente sistemas de IA mais complexos, a demanda por infraestrutura de alto desempenho, como Unidades de Processamento Gráfico (GPUs) e aceleradores de IA, está crescendo. Esse crescimento aumenta exponencialmente o poder de computação, o consumo de energia e a troca de dados em ambientes híbridos e em nuvem. No entanto, essa rápida expansão da infraestrutura de IA também aumenta os riscos de segurança cibernética.
As estruturas de segurança tradicionais estão falhando em reduzir as superfícies de ataque e em proteger o acesso privilegiado. O futuro da IA requer uma solução moderna de Gerenciamento de Acesso Privilegiado (PAM) para proteger ambientes dinâmicos em nuvem.
O crescimento explosivo da infraestrutura de IA
As empresas estão correndo para implantar sistemas maiores e mais poderosos para acompanhar a velocidade rápida dos avanços em IA. No centro desse crescimento está um aumento na demanda por GPUs, que são cruciais para treinar e executar modelos modernos de aprendizado. A maioria das pilhas de IA é altamente complexa e requer recursos significativos, o que leva muitos provedores de nuvem a investir pesadamente em data centers específicos para IA, capazes de processar o que a infraestrutura tradicional não consegue. Como esses data centers são projetados para suportar cargas de trabalho avançadas, as organizações necessitam de grandes quantidades de poder computacional, o que resulta em aumentos significativos no consumo de energia. Com base em um relatório da International Energy Agency (IEA), espera-se que os data centers específicos para IA nos EUA sejam responsáveis por quase metade do crescimento da demanda de eletricidade do país até 2030, consumindo mais energia do que todos os setores de manufatura focados em energia juntos.
Além da complexidade e do consumo de energia da infraestrutura de IA, as pilhas modernas de IA estão profundamente integradas em pipelines de treinamento, (APIs) e conjuntos de dados, que devem interagir perfeitamente em ambientes híbridos e em nuvem para um desempenho ideal. À medida que a dependência da IA aumenta, as organizações devem manter o desempenho e a escalabilidade sem comprometer a sua conformidade ou a postura geral de segurança.
Riscos de segurança em ambientes impulsionados por IA
À medida que a infraestrutura de IA se expande, também aumenta a superfície de ataque – o número total de pontos de entrada onde um usuário não autorizado pode acessar sistemas ou dados confidenciais. Os pontos de entrada potenciais, ou vetores de ataque, incluem hardware, clusters de GPU, software, APIs e terminais que podem ser explorados em um ataque cibernético. Um dos vetores de ataque mais arriscados na infraestrutura de IA é o acesso privilegiado.
Usuários privilegiados, como engenheiros, administradores de TI e equipes de DevOps, geralmente têm permissões avançadas em toda a infraestrutura usada para provisionamento e acesso a dados. Se apenas uma conta privilegiada for comprometida, os cibercriminosos podem usá-la para acessar sistemas sensíveis e até mesmo corromper saídas de IA.
A segurança tradicional de perímetro não é mais suficiente, pois confiar apenas em firewalls ou defesas baseadas em rede não pode fornecer visibilidade e controle de acesso completos. Com uma solução PAM moderna em vigor, as organizações podem mudar dos métodos de segurança tradicionais para modelos de segurança centrados na identidade que priorizam a aplicação de acesso de menor privilégio, monitoramento de sessões e validação contínua de usuários humanos e não humanos por meio de confiança zero.
Por que o PAM moderno é crítico
À medida que os ambientes de IA crescem em tamanho e complexidade, uma solução moderna de PAM é essencial para proteger tanto as identidades humanas quanto as não humanas. Ao implementar uma solução de PAM, as organizações podem garantir que os segredos não sejam codificados em scripts ou expostos em arquivos de configuração. Ao contrário das soluções PAM legadas que foram desenvolvidas em torno de funções tradicionais de TI e infraestrutura estática, as soluções PAM modernas são projetadas para escalar com arquiteturas nativas da nuvem e impulsionadas por IA. Quando uma única credencial comprometida pode levar a um acesso generalizado à infraestrutura de uma organização, a implementação de uma solução moderna de Gerenciamento de Acesso Privilegiado (PAM) oferece às organizações controle granular sobre o acesso privilegiado, melhora a visibilidade e reduz a superfície de ataque.
Para proteger ambientes complexos de IA, soluções PAM modernas oferecem capacidades críticas, tais como:
- Acesso Just-in-Time (JIT): concede acesso privilegiado apenas quando necessário e por um período limitado, eliminando acesso permanente.
- Monitoramento e gravação de sessões: rastreia todas as sessões privilegiadas em tempo real e ajuda a detectar atividades suspeitas com trilhas de auditoria detalhadas ..
- Gerenciamento de segredos: armazena, alterna e gerencia credenciais e segredos de forma segura utilizados em pipelines de IA.
- Segurança de confiança zero: impõe autenticação contínua para cada usuário, dispositivo e sessão antes de conceder acesso.
Protegendo o futuro da infraestrutura de IA com KeeperPAM
À medida que as organizações investem em IA, proteger o acesso privilegiado deve continuar sendo uma prioridade máxima. As ferramentas PAM tradicionais que antes protegiam os sistemas legados não conseguem mais acompanhar as exigências dos ambientes de IA, especialmente no que se refere ao acesso privilegiado. Enquanto as organizações se concentram em investir em inovação em IA e no treinamento de Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs), elas também devem investir em cibersegurança, pois a falha no controle do acesso privilegiado pode comprometer dados e sistemas sensíveis.
Felizmente, o KeeperPAM foi desenvolvido com o futuro em mente. Projetado para ambientes de alto desempenho e uso intenso de recursos, o KeeperPAM é uma solução moderna de PAM nativa da nuvem que escala perfeitamente com cargas de trabalho de IA.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM hoje mesmo para proteger sua organização e ficar à frente dos riscos em ambientes impulsionados por IA.