A principal diferença entre o gerenciamento de identidades e acesso (IAM) e o gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) é que o IAM gerencia quem tem acesso
Sua organização pode eliminar acessos permanentes implementando acessos Just-in-Time (JIT), utilizando isolamento remoto de navegadores (RBI), implementando acesso à rede de confiança zero (ZTNA) e seguindo o Princípio do Privilégio Mínimo (PoLP). O acesso permanente ocorre quando usuários têm acesso ilimitado a recursos, independentemente de terem necessidade. Contas privilegiadas geralmente recebem acesso permanente, porque precisam de dados confidenciais com frequência. Porém, o acesso contínuo a esses dados importantes traz riscos de segurança que podem comprometer informações confidenciais.
Continue lendo para saber mais sobre os riscos do acesso permanente e como sua organização pode eliminá-lo.
Quais são os riscos do acesso permanente?
Como o acesso permanente permite acesso contínuo aos usuários, vários riscos podem comprometer os dados e a privacidade de sua organização.
Superfície de ataque maior
O acesso permanente aumenta a superfície de ataque de sua organização, ou o número total de pontos de entrada que um cibercriminoso pode usar para acessar e roubar dados. Com uma superfície de ataque menor, é mais difícil para um cibercriminoso invadir sua rede e coletar dados. O acesso permanente expande a superfície de ataque de sua organização ao conceder acesso contínuo a usuários privilegiados, mesmo quando eles não precisam para uma tarefa específica. Se uma conta privilegiada for comprometida e o usuário tiver acesso contínuo a dados confidenciais, um cibercriminoso pode obter acesso não autorizado a informações importantes.
Acúmulo de privilégios desnecessários
O acúmulo de privilégios desnecessários acontece quando funcionários obtêm acesso e permissões ao longo do tempo, como quando são promovidos ou assumem novas funções com privilégios diferentes. Alguns desses privilégios incluem acessar dados confidenciais. Se sua organização trabalhar com acessos permanentes, funcionários que obtiverem acesso a dados privilegiados a qualquer momento permanecerão com esse acesso indefinidamente. O acúmulo de privilégios desnecessários aumenta as vulnerabilidades de segurança, pois um cibercriminoso pode obter acesso não autorizado à conta de qualquer funcionário e potencialmente obter acesso a dados confidenciais.
Comprometimento de credenciais
Acessos permanentes podem criar um risco maior de comprometimento de credenciais através de ataques de phishing e engenharia social. Se seus funcionários tiverem acesso permanente e contínuo a informações confidenciais, caso as senhas deles sejam comprometidas em uma violação de dados ou devido a maus hábitos com senhas, um cibercriminoso poderia usar essas credenciais de login e obter acesso a dados confidenciais. Enviando emails de phishing convincentes e usando táticas de engenharia social para se passar por indivíduos confiáveis, cibercriminosos podem enganar seus funcionários para que compartilhem suas credenciais de login. Se funcionários caírem nesses ataques de phishing, os dados de sua organização podem ser comprometidos caso contas privilegiadas tenham acesso permanente.
Como organizações podem eliminar acessos permanentes
Sua organização pode eliminar acessos permanentes implementando acessos Just-in-Time (JIT), utilizando isolamento remoto de navegadores (RBI), implementando acesso à rede de confiança zero (ZTNA) e seguindo o Princípio do Privilégio Mínimo (PoLP).
Implemente acessos Just-in-Time (JIT)
O acesso Just-in-Time (JIT) é uma prática na qual usuários e dispositivos devem obter acesso a privilégios em tempo real, por um período específico e para realizar uma tarefa determinada. Com o acesso JIT, todos os usuários autorizados podem acessar dados confidenciais somente quando precisarem. Isso é o contrário do que acontece com o acesso permanente: o tempo de acesso a dados confidenciais é limitado, e não concedido indefinidamente. Ao usar o acesso JIT, sua organização pode evitar que dados sejam comprometidos.
Use o isolamento remoto de navegadores (RBI)
O isolamento remoto de navegadores (RBI) é uma solução de segurança cibernética que minimiza ameaças cibernéticas executando a navegação na internet em um ambiente isolado, impedindo qualquer interceptação. Sua organização pode eliminar acessos permanentes implementando o RBI, porque sessões de navegação estarão contidas em um espaço virtual separado do dispositivo do usuário. Ao separar as atividades de navegação dos dispositivos e das redes da organização, o RBI evita conceder acesso permanente, pois fornecedores ou serviços de terceiros navegarão em uma sessão isolada.
Implemente o acesso à rede de confiança zero (ZTNA)
O acesso à rede de confiança zero (ZTNA) é uma estrutura de segurança que prioriza a manutenção de controles de acesso rigorosos, independentemente de funcionários ou dispositivos estarem dentro ou fora da rede de uma organização. Partindo do pressuposto de que nenhuma pessoa ou dispositivo deve ser confiado de forma permanente, o ZTNA exige que todos confirmem que são quem dizem ser antes de obter acesso a dados. O ZTNA ajuda a eliminar acessos permanentes dentro das organizações, porque o acesso a dados confidenciais não é concedido automaticamente sem autenticação adequada, mesmo para aqueles dentro da rede de uma organização.
Siga o Princípio do Privilégio Mínimo (PoLP)
Sua organização pode eliminar acessos permanentes seguindo o Princípio do Privilégio Mínimo (PoLP), que concede a usuários autorizados apenas o acesso necessário para que realizem seus trabalhos. Ao conceder aos funcionários apenas acesso ao que é necessário, você pode eliminar acessos permanentes, porque eles não permanecerão com acesso ilimitado a informações confidenciais. O PoLP também minimiza a superfície de ataque de sua organização, o que reduz os impactos de uma possível violação de dados.
Você pode implementar o PoLP investindo em uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) para monitorar contas privilegiadas e proteger aquelas com acesso a dados confidenciais. Uma solução de PAM como o KeeperPAM® permite a implantação do PoLP ao fornecer visibilidade total sobre o acesso a dados importantes por suas contas privilegiadas. Ao usar o KeeperPAM para controlar quem pode acessar tipos específicos de dados e por quanto tempo, você pode impedir que contas privilegiadas sejam comprometidas e afetem negativamente a segurança de sua organização.
Elimine acessos permanentes com o KeeperPAM
O KeeperPAM é a melhor escolha para sua organização eliminar acessos permanentes pelos seguintes motivos:
- O KeeperPAM protege e monitora contas privilegiadas com acesso a dados confidenciais, mantendo controle sobre quais usuários podem acessar dados.
- O KeeperPAM apoia o PoLP concedendo privilégios apenas a usuários autorizados, em vez de permitir acesso contínuo a dados confidenciais.
- O KeeperPAM consolida ferramentas relacionadas ao PAM para fornecer segurança de confiança zero à sua organização, apoiando a implementação do ZTNA e do RBI.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM para ajudar a eliminar acessos permanentes dentro de sua organização e proteger melhor seus dados confidenciais contra usuários não autorizados.