O PayPal é mais seguro do que o Venmo por ter detecção avançada de fraudes, ser compatível com passkeys, oferecer programas de proteção fortes para compradores
Sim, é possível que anúncios do Google Ads sejam golpes. De acordo com o Relatório de Segurança do Google Ads em 2023, o Google bloqueou e removeu com sucesso mais de cinco bilhões de anúncios falsos e suspendeu quase 13 milhões de contas de anunciantes. Mesmo que anúncios falsos no Google Ads sejam proibidos pelas políticas do Google, muitos deles passam despercebidos se ninguém denunciá-los, o que pode acabar com você caindo em um desses golpes.
Continue lendo para saber como golpistas aproveitam os anúncios do Google Ads, como evitar cair em anúncios falsos e como denunciá-los ao Google.
Como golpistas exploram o Google Ads
Cibercriminosos criam anúncios falsos no Google que parecem quase idênticos aos anúncios de empresas reais para induzi-lo a clicar neles. Depois de clicar em um anúncio falso no Google, você será direcionado para um site de phishing que parece com o site de uma empresa legítima. O objetivo desses sites falsos é fazer você inserir suas credenciais de login ou o número de seu cartão de crédito, para que cibercriminosos possam roubar suas informações e usá-las para cometer fraudes.
Por exemplo: se você pesquisar “bolsas de luxo” no Google e vir um anúncio patrocinado de uma marca popular de bolsas, um cibercriminoso pode ter pago pela exibição de um anúncio falso para poder induzi-lo a clicar nele. Se você clicar no que considera ser um anúncio de uma marca legítima e inserir as informações do seu cartão de crédito para concluir uma compra, não receberá o item e também terá enviado suas informações privadas para um cibercriminoso, como parte de um golpe de phishing.
Como evitar cair em um golpe com anúncios do Google Ads
Há duas maneiras principais de se proteger para não cair em anúncios falsos no Google Ads: verificar a URL de um anúncio e ter cautela com ofertas boas demais para serem verdade.
1. Passe o mouse sobre os anúncios para verificar a URL
Se você estiver pesquisando no Google em seu PC, passe o mouse sobre o anúncio sem clicar nele para verificar a legitimidade da URL. Se a URL de um anúncio não corresponder à empresa legítima que afirma ser ou tiver alguma discrepância visível, não clique no anúncio, porque ele provavelmente o levará a um site de phishing. Ao passar o mouse sobre o anúncio antes de clicar nele, você reduz as chances de ser vítima desses golpes em anúncios falsos.
2. Desconfie de ofertas que parecem boas demais para serem verdade
Por mais que seja ótimo encontrar um item ou serviço que estava querendo a um preço baixo, você deve sempre ter cautela antes de clicar em qualquer oferta que pareça boa demais para ser verdade. Esses tipos de ofertas geralmente são golpes, porque um cibercriminoso sabe que a probabilidade é maior de você inserir suas informações pessoais, como o número do seu cartão de crédito, para comprar um item mais barato enquanto faz compras online. Se você cair nesses anúncios falsos com itens baratos e inserir suas informações financeiras privadas ou outras informações em um site ilegítimo, elas podem cair nas mãos de um cibercriminoso. Além disso, malwares podem infectar seu dispositivo sem seu conhecimento, o que pode terminar com o roubo de ainda mais dados privados. Malware é um tipo de software que é instalado em seu dispositivo depois de clicar em um site ilegítimo ou inserir suas informações privadas, permitindo que ele roube seus dados e monitore sua atividade. Em vez de clicar em um anúncio suspeito no Google que pode ser falso, visite o site oficial da empresa para verificar se o produto que deseja está realmente sendo oferecido pelo preço anunciado.
Como denunciar anúncios suspeitos ao Google
Como o Google não consegue capturar todos os anúncios falsos, é importante que você denuncie imediatamente qualquer anúncio suspeito ou ilegítimo do Google Ads para preservar sua proteção online e de outras pessoas. Se você vir um anúncio falso do Google Ads aparecendo em um serviço do Google, pode denunciá-lo selecionando Mais ou Informações no anúncio e tocando em Denunciar anúncio. Se ainda não tiver feito login em sua conta do Google, insira seu endereço de email e escolha o motivo para denunciar o anúncio. Preencha o formulário para denunciar um anúncio falso e forneça detalhes adicionais sobre sua experiência. Depois de preencher e enviar o formulário, você receberá um email de confirmação, e o Google analisará sua denúncia para determinar quais serão as próximas medidas em relação ao anúncio.
Proteja-se contra golpes no Google Ads
Anúncios falsos no Google podem parecer tão idênticos aos anúncios legítimos a ponto de ser muito difícil notar a diferença. Porém, ao passar o mouse sobre a URL de um anúncio e ter cautela com ofertas boas demais para serem verdade, você pode se proteger de cair nesses golpes com anúncios do Google Ads.
Assim que perceber que um anúncio é falso ou se ele parecer suspeito, denuncie-o ao Google para ajudar a impedir que outras pessoas também sejam enganadas.