Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Os golpes mais comuns no Facebook incluem sorteios falsos, ofertas de emprego, códigos promocionais e pedidos de amizade não solicitados. No entanto, existem muitas maneiras menos óbvias pelas quais você pode ser enganado no Facebook. De acordo com a Comissão Federal de Comércio (FTC), em 2023, 51% das denúncias de fraudes nas mídias sociais começaram no Facebook.
Continue lendo para saber mais sobre os dez tipos mais comuns de golpes no Facebook, para que você possa conhecer as táticas populares usadas por golpistas.
1. Sorteios falsos
Os golpistas fingirão ser empresas conhecidas e criarão sorteios pedindo em troca suas informações pessoais. Por exemplo: imagine que você está usando o Facebook e se depara com o sorteio de uma TV de tela plana novinha. As regras do sorteio são gostar, comentar e compartilhar o máximo que puder de conteúdo da empresa em sua conta do Facebook para ganhar mais tíquetes para o sorteio. Depois de algum tempo, a empresa comunica que você ganhou a TV de tela plana. Tudo o que você precisa fazer é fornecer suas informações pessoais, como seu número de cartão de crédito, para reivindicar seu prêmio e pagar uma taxa de envio. Neste ponto, se você ainda não percebeu que o sorteio é falso, deve entender que uma empresa que pede informações de cartão de crédito nas mídias sociais provavelmente é fraudulenta. Os golpistas criam essas contas falsas no Facebook para se passar por empresas populares; então certifique-se de enviar uma mensagem diretamente à empresa legítima para confirmar que eles estão fazendo um sorteio antes de compartilhar informações privadas.

2. Golpes de caridade
Pode ser difícil para qualquer pessoa altruísta acreditar que golpistas criariam instituições de caridade falsas para roubar dinheiro, mas isso acontece frequentemente no Facebook. Os golpistas criam contas para se passar por sites de caridade conhecidos e solicitam doações para pagar contas médicas, ajudar com desastres naturais, abrigos de animais locais e muitas outras causas. Infelizmente, quando um número suficiente de pessoas caem no golpe de uma instituição de caridade específica, o golpista pega o dinheiro e foge. Antes de fazer uma doação para qualquer causa de caridade no Facebook, certifique-se de que o site da instituição de caridade seja legítimo pesquisando pelo site oficial e verificando a pessoa que administra a arrecadação de fundos. Se o organizador não for legítimo, você não deve dar nenhuma informação pessoal ou dinheiro e deve denunciar o golpe.
3. Golpes de romance
Você acha que pode ter encontrado sua alma gêmea no Facebook? Não acredite nas intenções das pessoas tão rápido, pois você pode estar sendo vítima de catfishing. Um golpe de romance ocorre quando um golpista cria uma identidade falsa e expressa um interesse romântico por você nas mídias sociais ou aplicativos de namoro online. Normalmente, um golpista tentará ganhar sua confiança e aprender sobre sua intimidade para parecer convincente, seja se comunicando com frequência ou monitorando seu perfil no Facebook. No entanto, depois de vários dias ou até semanas, ele pode alegar que está passando por uma emergência e precisa que você envie dinheiro. Alguns exemplos dessas emergências podem ser uma passagem de avião de última hora, dinheiro para um procedimento médico importante ou ajuda após um acidente de carro. Sempre seja cauteloso se alguém demonstrar um interesse romântico intenso por você online, pois os golpistas agem rápido para pegar seu dinheiro o mais cedo possível.
4. Ofertas de emprego falsas
De acordo com um relatório do Identity Theft Resource Center, os golpes com empregos aumentaram 118% em 2023. Golpistas têm oferecido empregos falsos para pessoas que buscam trabalhar em casa e pedem informações privadas por meio de candidaturas para vagas falsas. Por exemplo: você pode ver uma oferta de trabalho remoto e perceber que a candidatura exige seu número de CPF ou informações da sua conta bancária. Verifique a descrição do trabalho antes de inserir qualquer informação pessoal, pois um salário extraordinariamente alto e benefícios excepcionais podem ser indicadores de que o emprego é uma fraude. Se você não for cauteloso o suficiente e inserir suas informações pessoais, corre o risco de ter sua identidade roubada por um golpista do Facebook.
5. Códigos promocionais falsos
Se você gosta de uma boa promoção, seja cauteloso com os códigos promocionais que pega no Facebook. Golpistas podem criar códigos promocionais falsos enquanto se passam por empresas legítimas e exigir que você clique em um link e insira informações privadas para liberar os descontos. Se você vir um código de uma empresa familiar, verifique o site oficial da empresa para saber se ela está oferecendo descontos ou códigos promocionais. Lembre-se de que uma loja real não pedirá seu endereço de email, informações de seu cartão de crédito ou seu CPF para acessar um código promocional.
6. Pedidos de amizade falsos
Sempre existe um amigo ou membro da família que cria uma segunda conta no Facebook por um motivo ou outro; mas e se você receber um pedido de amizade suspeito de alguém que pensa que conhece? Os golpistas sabem que é mais fácil roubar suas informações privadas ou seu dinheiro se você acreditar que está se comunicando com um amigo em comum ou membro da família. Ao criar uma conta falsa criada para imitar a conta de alguém que você conhece, um golpista pode clonar toda a conta usando postagens, informações da biografia e foto de perfil. Se você acreditar que essa conta falsa é apenas uma das contas extras de seu amigo e aceitar o pedido de amizade, o golpista pode enviar uma mensagem para você e potencialmente convencê-lo a enviar dinheiro ou clicar em links maliciosos. Sempre que você receber uma solicitação de amizade de alguém na sua lista de amigos, entre em contato com a pessoa para verificar se ela criou outra conta. Se não for o caso, denuncie a conta falsa ao Facebook e alerte os outros sobre o golpista.
7. Links “É você?”
Você pode receber uma mensagem de alguém na sua lista de amigos sobre uma foto ou vídeo em que foi marcado e perguntando: “É você?”. A mensagem conterá um link, mas se você clicar nele para ver onde foi marcado, o link pode conter malwares e infectar seu dispositivo. Certifique-se de pensar antes de agir, mesmo que o golpista use uma linguagem urgente e provoque sua curiosidade sobre o conteúdo.
8. Golpes no Facebook Marketplace
Embora o Facebook Marketplace possa ser um ótimo lugar para comprar e vender itens, ele também está cheio de golpistas. Alguns desses golpistas são vendedores esperando que você queira comprar um item atraente a um preço muito baixo. Como todo mundo adora um bom negócio, você ficará feliz quando convenientemente encontrar o item que estava buscando no Facebook e pagará o vendedor pelo preço razoável. No entanto, se você enviou dinheiro para o vendedor em um site externo e ele continuou a conversa fora do Facebook Messenger, isso provavelmente é um golpe e o Facebook não poderá ajudá-lo a recuperar nem o item que você queria, nem seu dinheiro. Certifique-se de usar um método de pagamento seguro, em vez do Venmo ou do CashApp, quando comprar de um desconhecido.
Em outros casos, os golpistas se passarão por compradores esperançosos e perguntarão se podem enviar um cheque pelo seu item. Você pode estar se perguntando como isso é parte de um golpe. Mas o truque é que o cheque será devolvido e você não receberá nenhum pagamento pelo item que pode já ter enviado. Um golpista também pode pagar a mais por um item e pedir que você reembolse o dinheiro extra. Depois que fizer isso, o pagamento original será estornado e você terá perdido dinheiro no processo.
9. Golpes dos testes no Facebook
Além de acompanhar a vida de seus amigos e postar atualizações de status, você pode responder testes divertidos no Facebook. No entanto, você deve ter cautela com testes aleatórios, pois eles podem ter sido criados por golpistas para obter suas informações pessoais. Por exemplo: você pode estar respondendo a um teste para descobrir qual personagem você seria em um programa de TV popular, quando aparece uma pergunta pedindo o nome de solteira de sua mãe. Isso deve ser um sinal claro de que o teste está buscando respostas para perguntas de segurança que podem ser usadas para roubar sua identidade. Uma empresa conhecida provavelmente não faria esse tipo de perguntas. Então certifique-se de que qualquer teste que fizer no Facebook seja de uma marca legítima.
10. Emails e mensagens de phishing
Um dos golpes mais convincentes no Facebook vem na forma de emails e mensagens de phishing. Os golpistas criam e enviam emails falsos que parecem ser do Facebook para tentar obter acesso à sua conta do Facebook. Por exemplo: você pode receber um email do Facebook afirmando que precisa atualizar sua senha imediatamente para evitar a desativação de sua conta. Se você clicar no link fornecido no email de phishing e inserir suas credenciais de login, um golpista poderá fazer login em sua conta do Facebook e potencialmente roubar suas informações pessoais. Esses tipos de ataques de phishing usam sites falsificados, que são sites projetados para se parecer com aquele da empresa legítima que um golpista está fingindo ser. Nesse caso, você pode ser direcionado para um site falsificado que parece quase idêntico ao site oficial do Facebook. Porém, você deve verificar se o endereço de email do remetente termina com @facebook.com. Certifique-se de que o link no email seja seguro copiando-o e colando-o em um verificador de URLs, como o Relatório de Transparência do Google.
Fique alerta e proteja-se contra golpes no Facebook
Como o Facebook e todas as plataformas de mídia social são muito usadas, é importante conhecer os tipos mais populares de golpes nos quais você pode cair se não for cauteloso. Se você cair em um golpe de phishing ou compartilhar suas informações pessoais com um golpista por meio de um desses golpes no Facebook, deve tomar medidas para proteger suas contas. Comece alterando sua senha e considere usar um gerenciador de senhas, como o Keeper®. O Keeper Password Manager não apenas cria senhas fortes, mas também as armazena em um espaço criptografado, oferecendo proteção extra para suas contas online.
Comece hoje mesmo sua avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para proteger sua conta do Facebook e outras contas online contra golpes.