Você pode estar recebendo mais chamadas de spam se o seu número de telefone estiver na dark web ou em sites de pesquisa de pessoas, se
Malwares podem infectar não apenas os iPads, mas também o resto dos seus dispositivos. Embora as chances de seu iPad ser infectado por malwares sejam pequenas, ainda é possível. Para entender exatamente quais são as implicações de seu iPad ser infectado por malwares, primeiro precisamos saber o que são malwares.
Software malicioso, mais comumente chamado de malware, é um tipo de software que infecta seu dispositivo de muitas maneiras diferentes. Por exemplo, seu dispositivo pode ser infectado ao clicar em um link de phishing ou baixar um arquivo perigoso disfarçado de um jogo ou filme gratuito.
Continue lendo para saber como detectar mensagens de phishing e sites maliciosos, e como proteger seu iPad contra infecção por malwares.
Sinais de que seu iPad tem malwares
Se você não tiver certeza se seu iPad tem malwares ou não, verifique a lista abaixo para ver se algum destes itens se aplica ao seu dispositivo:
- A bateria do seu iPad é drenada mais rápido do que o normal
- Você está utilizando mais dados no seu iPad do que o normal
- Seu iPad superaquece ao utilizá-lo
- Seu iPad age mais devagar e páginas da web levam mais tempo para serem carregadas
- Seu iPad tem falhas com mais frequência
Como malwares podem infectar seu iPad
Antes de sabermos como malwares podem infectar seu iPad especificamente, vamos descobrir como malwares podem entrar em qualquer um de seus dispositivos. Geralmente, vítimas de ataques de malware são alvo de diferentes tipos de engenharia social, como phishing e outras táticas psicologicamente manipuladoras. Quando o cibercriminoso engana uma vítima para baixar malwares, cibercriminosos obtêm acesso às informações privadas da vítima. Veja algumas das maneiras pelas quais malwares podem infectar seu iPad.
Sites maliciosos
Uma das muitas maneiras pelas quais malwares podem entrar no seu iPad é se você clicar acidentalmente em um site malicioso. Cibercriminosos criam sites maliciosos de forma proposital para aparecer como o site que você está buscando para fazer você acreditar que é real. Se você observar atentamente o endereço do site malicioso, mais comumente conhecido como URL, pode notar uma pequena alteração, como uma letra ou número diferente do endereço do site legítimo. O objetivo desses sites maliciosos é fazer você compartilhar informações de login, informações de contas financeiras e muito mais, fingindo ser o site que você utiliza com frequência.
Clicar em links ou anexos maliciosos
Clicar em links e anexos maliciosos é outra maneira de você se tornar vítima de ataques de malware. Se você receber um email ou mensagem com um link ou anexo suspeito, é mais seguro não clicar nele. Caso contrário, você pode correr o risco de expor acidentalmente suas informações pessoais ou baixar malwares no seu iPad e outros dispositivos.
Baixar softwares inseguros
Outra maneira pela qual seu iPad pode ser infectado por malwares é baixando softwares de uma fonte de terceiros. Cibercriminosos podem enganar vítimas para baixar softwares, especialmente se estiverem marcados como gratuitos. Para seu iPad, uma das coisas mais seguras que você pode fazer é baixar seus aplicativos a partir da App Store. Ao tentar baixar jogos ou filmes gratuitamente de fontes de terceiros, esses arquivos podem ter malwares que podem infectar seu dispositivo.
Como remover malwares do seu iPad
Se você suspeitar que seu iPad foi infectado por malwares, aqui estão algumas táticas fáceis que você pode seguir para tentar removê-los:
- Limpe seu histórico de pesquisa e o cache do navegador da web
- Reinicie seu iPad para evitar que o malware cause danos adicionais
- Desinstale aplicativos desconhecidos ou suspeitos que podem ter malwares neles
- Restaure seu iPad a partir de um backup do iCloud anterior antes do malware infectar seu dispositivo
- Restaure seu iPad para as configurações de fábrica e, em seguida, restaure usando um backup (faça isso apenas se nada mais funcionar)
Dicas para manter seu iPad livre de malwares
Como sabemos que há sempre uma chance de qualquer um de seus dispositivos ser infectado por malware, é importante estar ciente das maneiras de manter seu iPad livre de malwares.
- Lembre-se sempre de instalar softwares e aplicativos por meio da App Store
- Mantenha sua versão do iOS e aplicativos atualizados para evitar que malwares infectem seu iPad
- Lembre-se de limpar seu histórico e dados de navegação regularmente
Se você receber um link ou anexo suspeito, verifique se o link ou anexo é seguro antes de clicar nele. Você pode testar a segurança de um link ou anexo de várias maneiras sem clicar:
- Passe o mouse sobre o link para obter uma pré-visualização da URL e veja se o link em que você estaria clicando é legítimo
- Copie e cole o link em um verificador de URL sem clicar no link
- Verifique quem é o remetente do anexo de email olhando para seu endereço de email
- Nunca abra anexos de email que estão marcados na sua pasta de spam
- Instale um software antivírus para remover vírus e malwares antes que infectem seu dispositivo
Proteja seu iPad contra malwares
Um malware pode infectar qualquer um de seus dispositivos, de modo que é importante estar preparado e saber o que você pode fazer para manter seu iPad e outros dispositivos seguros. Ao estar familiarizado com os sinais comuns de que seu iPad foi infectado por malware, você poderá removê-lo rapidamente.
Como um malware também pode afetar suas credenciais de login, é importante armazenar suas senhas com segurança com um gerenciador de senhas. O Keeper® pode ajudá-lo a identificar sites de phishing, o que pode evitar que seus dispositivos sejam infectados por malware. Inscreva-se para uma avaliação pessoal gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para ver como você pode manter seus dispositivos seguros.