O novo aplicativo Senhas da Apple é apenas tão seguro quanto seu próprio dispositivo: ele pode ser acessado usando o código de acesso do seu telefone.
A principal diferença entre passkeys e 2FA é que as passkeys eliminam completamente a necessidade de inserir uma senha, enquanto a 2FA aprimora a segurança de uma conta exigindo um método adicional de autenticação, além dos tradicionais nome de usuário e senha.
Continue lendo para saber mais sobre as diferenças e semelhanças entre passkeys e 2FA, e qual é mais segura.
O que são passkeys?
As passkeys são um tipo de autenticação sem senha que permite aos usuários fazer login em contas e aplicativos sem inserir uma senha. Em vez disso, as passkeys aproveitam a forma como você desbloqueia seus dispositivos, como inserindo um código de acesso, utilizando sua biometria (por exemplo, Face ID ou impressão digital) ou utilizando um padrão de desenho.
O que é a 2FA?
A autenticação de dois fatores (2FA) é uma segunda forma de autenticação utilizada para verificar sua identidade depois que você inseriu seu nome de usuário e senha corretamente. Quando a 2FA está habilitada em uma conta, ela adiciona uma camada extra de segurança para garantir que apenas você tenha os recursos para acessar sua conta. Alguns exemplos de 2FA incluem os seguintes:
- Códigos de senha de uso único baseada no tempo (TOTP)
- Autenticação biométrica
- Chaves de segurança de hardware
- Perguntas de segurança
- Passkeys utilizadas como um segundo fator
Principais diferenças entre passkeys e 2FA
Veja algumas das principais diferenças entre passkeys e senhas.
As passkeys eliminam completamente a necessidade de inserir uma senha; a 2FA não
Após habilitar passkeys na sua conta, não será mais necessário inserir uma senha. Como as senhas são eliminadas do processo de login, sua conta não fica mais suscetível a ataques relacionados a senhas, phishing e violações de dados. Isso é diferente da 2FA, que aprimora a segurança da sua conta protegida por senha exigindo um método de verificação adicional. Isso significa que sua senha continua vulnerável a comprometimentos. No entanto, isso é o que torna importante habilitar a 2FA nas suas contas: ela reduz muito o risco de sua conta ser violada devido a uma senha comprometida.
As passkeys não são vulneráveis a interceptação; alguns métodos 2FA são
Outra diferença fundamental entre passkeys e 2FA é que, como as passkeys são automáticas (não exigem que o usuário digite nada manualmente), não são vulneráveis a serem interceptadas, enquanto alguns métodos 2FA são. Alguns dos métodos 2FA mais utilizados são códigos 2FA enviados por mensagem SMS e email. Embora esses métodos 2FA sejam convenientes, também são os menos seguros, pois podem ser facilmente interceptados por cibercriminosos, aumentando a probabilidade de sua conta ser comprometida. Cibercriminosos também podem utilizar táticas de phishing para fazer as vítimas revelarem seus códigos 2FA.
Embora passkeys e 2FA tenham algumas diferenças, elas compartilham a semelhança de serem utilizadas para tornar as contas mais seguras eliminando a autenticação de um fator, que significa fazer login apenas com um nome de usuário e senha.
As passkeys são mais seguras do que os métodos 2FA tradicionais?
Sim, as passkeys são mais seguras do que os métodos 2FA tradicionais porque eliminam senhas (que são suscetíveis a ataques relacionados a senhas), são resistentes a phishing e são compatíveis com 2FA por padrão. Muitas pessoas não habilitam a 2FA porque acham difícil de usar ou não gostam de gastar mais tempo para fazer login com ela. Isso frequentemente leva as pessoas a proteger suas contas apenas com senhas e nada mais, tornando muito mais fácil para cibercriminosos obterem acesso a elas.
Com as passkeys, os usuários não precisam mais se preocupar com suas contas estarem menos seguras porque não querem habilitar a 2FA. Afinal, as passkeys exigem autenticação antes de serem utilizadas, de modo que a 2FA é uma parte do processo de login com passkeys.
Utilize passkeys para manter suas contas online seguras
As passkeys devem ser configuradas em todos os sites e aplicativos nos quais estiverem disponíveis. Para ver quais sites e aplicativos são compatíveis atualmente com o uso de passkeys como método de login ou de autenticação multifator (MFA), confira nosso Diretório de Passkeys.
Em sites e aplicativos que não são compatíveis com passkeys no momento, é necessário garantir que suas senhas sejam fortes e tenham a 2FA habilitada. Um gerenciador de senhas como o Keeper® pode ajudá-lo a criar e gerenciar todas as suas senhas, passkeys e códigos 2FA. Ao armazenar suas senhas, passkeys e códigos 2FA no Keeper, você poderá acessá-las de qualquer lugar, não importa qual dispositivo esteja utilizando, tornando o processo de login mais seguro e conveniente.
Para ver como o Keeper Password Manager pode ajudá-lo a gerenciar suas senhas, passkeys e códigos 2FA com segurança, inicie uma avaliação gratuita de 30 dias hoje.