Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Você pode identificar um keylogger se notar aplicativos desconhecidos no seu dispositivo, uma redução de velocidade no desempenho, atrasos na movimentação do ponteiro do mouse ou ruídos estranhos no fundo das ligações telefônicas. Um keylogger é um tipo de malware que requer um ponto de entrada, como um programa de email ou em nuvem, para ser instalado no seu dispositivo. Quando ele estiver no seu dispositivo, cibercriminosos podem monitorar cada tecla pressionada para descobrir suas credenciais de login e informações privadas.
Continue lendo para saber os sinais comuns de um keylogger, como encontrar um no seu dispositivo e como removê-lo para se manter seguro.
Sinais de um keylogger
Se você teme que seu dispositivo tenha sido infectado com um keylogger, tente identificar algum desses sinais comuns:
- Você encontrou um software desconhecido sendo executado no seu dispositivo ou aplicativos que não baixou
- Seu dispositivo tem um desempenho mais lento do que o normal, parando de funcionar com frequência ou congelando
- Os movimentos do ponteiro de seu mouse e as teclas pressionadas estão com atraso
- Você está ouvindo ruídos de fundo estranhos durante ligações telefônicas
- O ponteiro desaparece aleatoriamente enquanto você está usando o mouse
- Você está recebendo anúncios relacionados ao que pesquisou em seu navegador, mesmo que as pesquisas não sejam recentes
- Seu dispositivo superaquece com frequência, mesmo com todos os programas fechados
- Você está recebendo textos que não fazem sentido, como textos com caracteres aleatórios
Como detectar um keylogger no seu dispositivo
Se você suspeitar que tem um keylogger no seu dispositivo, existem vários programas e ferramentas que pode usar para detectar esse tipo de malware.
Analise seu dispositivo usando um software antivírus
Você deve instalar um software antivírus para detectar, interromper e remover os vírus e malwares mais conhecidos que podem infectar seu dispositivo. É importante lembrar que, às vezes, mesmo o melhor software antivírus não será capaz de detectar keyloggers, pois eles são muito furtivos. Porém, é sempre melhor tomar precauções e ter um software antivírus instalado para proteger seu dispositivo contra outras ameaças na forma de vírus e malwares. Depois de instalar o software antivírus, ele verificará constantemente seu dispositivo para conferir se algum vírus ou malware corresponde ao banco de dados de vírus conhecidos. Se ele encontrar uma correspondência entre um vírus conhecido e o que está no seu dispositivo, ele excluirá o arquivo ou programa antes que o malware possa infectá-lo.
Se você usa um computador com Windows, use o Gerenciador de Tarefas
O Gerenciador de Tarefas é um programa integrado ao Sistema Operacional (SO) Windows que permite monitorar e gerenciar tarefas de solução de problemas. Como você pode usar o Gerenciador de Tarefas para ver quais aplicativos ou programas estão sendo executados, ele também pode dizer se algum programa suspeito (como um keylogger) está sendo executado em segundo plano no seu dispositivo. Siga estas etapas para acessar o Gerenciador de Tarefas do seu PC e verificar se um keylogger está sendo executado:
- Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de tarefas, na parte inferior direita da tela
- Selecione Gerenciador de Tarefas e clique em Mais detalhes, o que exibirá uma lista de aplicativos e programas sendo executados em seu PC no momento
- Se você notar aplicativos ou programas desconhecidos nesta lista, clique com o botão direito do mouse sobre eles no Gerenciador de Tarefas e selecione Encerrar tarefa
- Vá até a guia Inicialização na parte superior do Gerenciador de Tarefas
- Se você vir algum aplicativo incomum definido como Habilitado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Desabilitar
Se você usa um Mac, use o Monitor de Atividades
O Monitor de Atividades para Macs tem uma função semelhante ao Gerenciador de Tarefas em computadores com Windows. Você pode verificar o desempenho do seu Mac e solucionar quaisquer problemas usando o Monitor de Atividades, inclusive quando os aplicativos não estiverem respondendo corretamente, o que pode ser um sinal de um keylogger. Acesse o Monitor de Atividades no seu Mac seguindo estas etapas:
- Abra o Finder e vá até seus Aplicativos
- Clique na pasta Utilitários
- Selecione Monitor de Atividades
Lá, você pode ver quais aplicativos ou programas estão consumindo armazenamento ou energia no seu dispositivo nas últimas 12 horas. Se você notar aplicativos ou programas sendo executados e não reconhecê-los, elimine a atividade selecionando o aplicativo no Monitor de Atividades e forçando o encerramento dele.
Inspecione programas e recursos
Tanto nos computadores com Windows quanto em Macs, você deve inspecionar seus programas e recursos para ter certeza de que reconhece tudo o que está instalado no seu dispositivo. Aplicativos ou programas desconhecidos ou não utilizados podem conter malwares como os keyloggers. Portanto, verificar seus programas regularmente pode evitar que suas informações privadas sejam roubadas.
Usuários do Windows podem seguir estas etapas para verificar se possuem keyloggers em seus computadores:
- Pesquise por Painel de Controle na sua barra de tarefas e clique sobre ele nos resultados da pesquisa
- Clique em Programas e depois em Programas e Recursos para ver todos os aplicativos que você tem instalados
- Se encontrar um aplicativo que não se lembra de ter instalado, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione Desinstalar
Usuários do Mac devem ir até a pasta Aplicativos no Finder e procurar por aplicativos desconhecidos na biblioteca de aplicativos. Pesquise aplicativos ou programas suspeitos e, se descobrir que eles são perigosos, desinstale-os.
Como remover um keylogger
Depois de descobrir que tem um keylogger no seu dispositivo, você provavelmente estará em pânico com a ideia de que cibercriminosos podem estar espionando tudo o que faz online. Mas você pode remover um keylogger tomando algumas medidas simples.
Desinstale aplicativos, programas e extensões de navegador maliciosos
A primeira coisa que você deve fazer ao descobrir que tem um keylogger no seu dispositivo é remover aplicativos, programas ou até extensões de navegador maliciosos. As etapas acima para eliminar um keylogger do seu computador com Windows ou Mac são fáceis de seguir e resultarão em uma simples remoção de aplicativos desconhecidos ou programas suspeitos. Depois de desinstalar aplicativos, programas ou extensões de navegador maliciosos, certifique-se de reiniciar seu dispositivo para garantir que tudo comece a funcionar sem problemas.

Remova arquivos temporários
Arquivos temporários são um esconderijo comum para keyloggers porque você não verifica esses arquivos regularmente. Essa coleção desarrumada de arquivos ocultos permite que os keyloggers se disfarcem de arquivos reais. Então você deve limpar seus arquivos temporários para remover qualquer keylogger furtivo.
No seu dispositivo Windows, você pode remover arquivos temporários seguindo estas etapas:
- Abra Configurações e selecione Sistema no canto superior esquerdo dessa janela
- Clique em Armazenamento e depois em Arquivos temporários
- Selecione todas as caixas para excluir todos os arquivos temporários e clique em Remover arquivos para confirmar
No seu Mac, a remoção de arquivos temporários pode ser feita com as seguintes etapas:
- Abra o Finder
- Na parte superior da tela, clique em Ir
- No final desse menu suspenso, selecione Ir até a pasta
- Na barra de pesquisa, digite ~/Library/Caches para acessar todos os arquivos temporários no seu Mac
- Selecione todos os arquivos que deseja remover e exclua-os
- Insira a senha do seu Mac para confirmar a remoção desses arquivos
Redefina seu dispositivo para as configurações de fábrica
Se nenhuma das etapas acima funcionar, talvez seja necessário redefinir seu dispositivo para as configurações de fábrica. Mas lembre-se de fazer backup de seus dados antes. Fazer uma redefinição no seu dispositivo sem fazer backup de seus dados resultará na perda de tudo que havia nele, pois ele será revertido para as configurações de fábrica.
Você pode redefinir seu computador com o Windows 11 para as configurações de fábrica seguindo estas etapas:
- Vá até Configurações e depois Sistema
- Clique em Recuperação
- Selecione Redefinir PC
- Uma janela pop-up será exibida e você deve selecionar Remover tudo para remover todos os seus arquivos, aplicativos e configurações
Redefina seu Mac com o OS Ventura ou posterior para as configurações de fábrica seguindo estas etapas:
- Vá até o menu Apple no canto superior esquerdo da tela
- Selecione Configurações do Sistema e clique em Geral
- Selecione Redefinir à direita e depois Apagar Todo o Conteúdo e Configurações
Se você redefinir seu dispositivo para as configurações de fábrica e continuar com um keylogger, entre em contato com um profissional de TI. Se tudo o mais não der certo, você talvez precise comprar um novo dispositivo.
Mantenha-se protegido contra keyloggers
Os keyloggers são sorrateiros e invasivos, pois permitem que os cibercriminosos o espionem e coletem suas informações privadas através das teclas que você pressiona. Entretanto, você pode se manter protegido contra esse tipo de spyware instalando um software antivírus, mantendo seu software sempre atualizado e removendo aplicativos suspeitos do seu dispositivo. Ao verificar com frequência sua coleção de aplicativos ou programas, você perceberá quando algo parecer estranho e poderá agir rapidamente, desinstalando qualquer coisa que possa conter um keylogger.