Alguns golpes comuns no Facebook Messenger incluem solicitações de códigos de autenticação, páginas falsas de caridade pedindo doações, mensagens oferecendo conselhos sobre investimentos ou até mesmo
Você pode evitar cair em chamadas de golpe do Medicare bloqueando números desconhecidos, não fornecendo suas informações pessoais a chamadas não solicitadas e permanecendo informado sobre golpes comuns por telefone. Embora todos os tipos de golpes possam ser perigosos, os golpes envolvendo o Medicare colocam em risco seus alvos potencialmente comprometendo seu seguro de saúde e sua identidade.
Leia mais para saber o que são chamadas de golpe do Medicare, como funcionam, alguns exemplos comuns e como você pode evitar cair nesses golpes.
O que são chamadas de golpe do Medicare e como elas funcionam?
As chamadas de golpe do Medicare geralmente visam aqueles que são elegíveis para o Medicare — indivíduos mais idosos. Golpistas se passam pelo Medicare, seu provedor de saúde ou uma agência governamental para ganhar sua confiança. Eles podem fazer isso sorrateiramente fazendo o spoofing do número de telefone que aparece na sua tela para que não pareça um número de telefone inteiramente aleatório. Após atender o número de telefone familiar, os golpistas conversarão como profissionais e solicitarão informações pessoais, como o número do seu cartão do Medicare, informações do seguro de saúde, informações do cartão de crédito e número de CPF.
Exemplos de chamadas de golpe do Medicare
Há vários exemplos comuns de chamadas de golpe do Medicare que você deve conhecer no caso de se tornar um alvo.
“Seu Medicare será cancelado”
Um golpista pode avisá-lo que notou um problema com sua conta do Medicare e que seus benefícios de saúde serão cancelados, a menos que você verifique imediatamente suas informações pessoais com ele. Se você receber uma chamada ameaçando cancelar sua cobertura do Medicare, deve saber que isso é um golpe e desligar imediatamente.
“Seu cartão do Medicare é inválido”
Você pode receber uma chamada de um golpista dizendo que novos cartões do Medicare estão sendo emitidos, tornando seu atual inválido. No entanto, o golpista dirá que você deve fornecer suas informações pessoais para receber seu novo cartão do Medicare. Você deve saber que o Medicare nunca ligará para você, a menos que você tenha entrado em contato primeiro. Se houver algum problema com seu cartão do Medicare, o Medicare enviará uma carta oficial pelo correio, em vez de fazer uma ligação.
“Você é elegível para um reembolso”
Um dos golpes mais comuns e eficazes do Medicare é quando um golpista diz a um idoso que ele é elegível para um reembolso devido a uma alteração em seu plano. No entanto, para você receber esse reembolso falso, o golpista solicitará seu número do Medicare e até mesmo seu número de conta bancária. Se você receber uma chamada de alguém alegando que o Medicare lhe deve centenas ou milhares de dólares, há uma chance muito alta de que isso seja um golpe. O Medicare nunca solicitará que você verifique as informações do seu número do Medicare ou da sua conta bancária antes de emitir um reembolso, de modo que você deve encerrar a conversa com o golpista imediatamente.
“Você é elegível para suprimentos médicos ou medicamentos com receita médica gratuitos”
Algumas dessas chamadas de golpe do Medicare parecem boas demais para serem verdade, como a promessa de suprimentos médicos gratuitos, receitas ou serviços. Isso pode ser especialmente perigoso porque um golpista pode ter pesquisado alguma condição de saúde que você tenha, permitindo que seja mais específico com relação a suprimentos ou receitas que seriam valiosas para sua saúde. Para enviar suprimentos ou receitas gratuitas, um golpista solicitará suas informações de frete. Se, em qualquer momento, forem solicitadas suas informações de frete ou financeiras, esteja ciente de que isso é um golpe.
“Você foi pré-aprovado para um plano de saúde melhor”
Muitos golpistas tentam persuadi-lo a se inscrever em um plano de saúde mais barato ou melhor e afirmam que você já foi pré-aprovado. Durante um período de inscrição aberto, esses golpistas do Medicare ligarão para idosos para enganá-los a se inscreverem em planos falsos. Se você for contatado para alterar seu plano do Medicare ou se inscrever em um novo e não tiver entrado em contato com o Medicare primeiro, encerre a conversa imediatamente
Como evitar cair em chamadas de golpe do Medicare
Agora que você conhece os tipos mais comuns de chamadas de golpe do Medicare, precisa saber como evitar ser vítima delas.
Nunca atenda chamadas de números desconhecidos
Embora alguns golpistas farão o spoofing de seus números de telefone, muitos golpistas farão chamadas de números desconhecidos. É importante que você não atenda chamadas de números de telefone que não estão nos seus contatos, porque apenas atender um número desconhecido é suficiente para indicar a golpistas que seu número de telefone está ativo. Isso pode desencadear um efeito de dominó de muitos golpistas tentando não apenas fazer você atender o telefone, mas também interagir com eles e fornecer suas informações pessoais. Ao não atender números desconhecidos, você minimizará suas chances de receber futuras chamadas de golpe.
Inscreva-se no registro nacional de Não Me Perturbe
Outra maneira fácil de eliminar as chances de golpistas poderem entrar em contato com você é inscrevendo-se no Registro Nacional de Não Me Perturbe (DNC). O Registro DNC é um serviço gratuito que permite reduzir o número de chamadas de golpe e telemarketing que você recebe. Você pode se registrar inserindo seus números de telefone residenciais e/ou móveis, e notará uma taxa reduzida de chamadas de golpe.
Bloqueie chamadas de spam
Normalmente, há configurações no seu celular que silenciarão ou bloquearão as chamadas de spam, se habilitadas. Para usuários de iPhone, você pode enviar automaticamente chamadas desconhecidas para o correio de voz acessando Configurações, clicando em Telefone e tocando em Silenciar chamadas desconhecidas. Para usuários do Android, você pode bloquear números desconhecidos abrindo seu aplicativo Telefone, tocando nos três pontos no canto superior direito, pressionando Configurações e Bloquear números. Uma vez lá, você verá um chave para alternar que diz Bloquear chamadas desconhecidas. Habilitar essas configurações em seus celulares impedirá que golpistas possam entrar em contato com você, o que impede que você compartilhe acidentalmente informações privadas com eles.
Você também pode ver se seu provedor de serviços telefônicos oferece serviços de bloqueio de chamadas para bloquear chamadas de spam. Embora você ainda possa receber algumas chamadas de spam, esse serviço minimizará o número de chamadas de spam que recebe, fornecendo segurança extra contra golpes. Outra maneira de se proteger contra chamadas de spam é baixando um aplicativo de filtragem de spam, que é projetado para bloquear chamadas de spam com base em um grande banco de dados de chamadas de spam denunciadas.
Não forneça suas informações pessoais a ninguém
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer ao receber uma chamada telefônica não solicitada é garantir que não forneça suas informações pessoais. Evite fornecer quaisquer informações relacionadas às suas finanças, como números de contas bancárias ou cartões de crédito. Você também nunca deve compartilhar seu número de CPF ou do Medicare por telefone, pois o Medicare não entrará em contato com você, a menos que você tenha entrado em contato primeiro. Como prática geral, não compartilhe seu endereço residencial ou nenhuma senha por telefone, pois elas podem ajudar um golpista a saber mais sobre você e até mesmo roubar sua identidade.
Mantenha-se informado sobre golpes comuns
Uma ótima maneira de evitar cair em golpes do Medicare é estar ciente dos golpes mais recentes e comuns. Muitos blogs e sites de segurança cibernética compartilham informações sobre notícias do setor, os golpes mais recentes, estudos de pesquisa e muito mais. Você deve verificar regularmente blogs e sites de segurança cibernética para ficar alerta sobre golpes em tendência e se manter protegido.
Evite ser vítima de chamadas de golpe do Medicare
Qualquer chamada de golpe pode ser assustadora, mas os golpes relacionados à sua saúde podem levar a um imenso estresse. Certifique-se de evitar atender chamadas de números desconhecidos, inscreva-se no Registro DNC para reduzir chamadas de golpe e não revele suas informações privadas a ninguém por telefone. Se você acreditar que é alvo de uma chamada de golpe do Medicare, é melhor desligar e entrar em contato com o Medicare diretamente. Ligue para 1-800-MEDICARE (1-800-633-4227) para verificar o status da sua conta do Medicare para garantir que seu plano e seguro de saúde estejam protegidos.