Você pode se proteger contra o roubo de identidade protegendo seu número de CPF e outros documentos confidenciais, revisando regularmente seus relatórios de crédito, usando uma
Receber uma senha de uso único (OTP) que você não solicitou por SMS ou email pode ser um sinal de que alguém está tentando fazer login em uma de suas contas online para obter acesso às suas informações privadas. Um código OTP é um código numérico usado como uma forma adicional de verificação para autenticar usuários antes que possam fazer login em suas contas. Como o nome sugere, esse código pode ser usado apenas uma vez. Receber um código OTP que você não solicitou pode significar que outra pessoa está tentando fazer login nas suas contas, de modo que é importante agir rapidamente.
Continue lendo para saber mais sobre códigos OTP e as medidas que você deve tomar se receber um que não solicitou.
O que significa se você receber um código OTP que não solicitou
Receber um código OTP que não solicitou pode significar que várias coisas estão acontecendo.
A notificação faz parte de um golpe de phishing
Um código OTP pode ser enviado na tentativa de hackear suas informações privadas por meio de phishing. Em golpes de phishing, cibercriminosos enviam mensagens para seus alvos, esperando que cliquem em um link ou baixem um anexo. Após fazer isso, o cibercriminoso obterá acesso aos dados pessoais de seu alvo.
Alguém está tentando fazer login na sua conta
Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas recebem códigos OTP sem solicitá-los é porque outra pessoa está tentando fazer login em sua conta. Esse é um sinal forte de que suas credenciais de login foram comprometidas, o que significa que outra pessoa pode acessar sua conta sem a sua permissão. Se você receber um código OTP que não solicitou, altere rapidamente a senha dessa conta online.
Alguém digitou acidentalmente seu nome de usuário, endereço de email ou número de telefone
Uma opção inofensiva para você estar recebendo um código OTP que não solicitou é que alguém digitou acidentalmente seu nome de usuário, endereço de email ou número de telefone sem nenhuma intenção maliciosa. Em alguns aplicativos e sites, tudo o que você precisa inserir antes de obter acesso é um nome de usuário e o código OTP; eles não exigem que você insira uma senha. Por exemplo, se seu nome de usuário for plantlover97 em uma conta online e o nome de usuário de outra pessoa for plantlover98, ela pode ter cometido um erro de digitação e não está tentando roubar suas informações.
Passos a seguir se você receber um código OTP que não solicitou
Se você recebeu um código OTP que não solicitou, há várias medidas que deve tomar para proteger sua conta online e informações privadas.
Altere sua senha
Como você está recebendo um código OTP sem solicitá-lo, alguém provavelmente tem acesso às suas credenciais de login. Alterar imediatamente sua senha é a melhor maneira de proteger sua conta se você suspeitar que sua senha foi comprometida. Uma ação fácil é usar um gerenciador de senhas como o Keeper®, que pode gerar senhas fortes e exclusivas para você.
Habilite outro método de MFA
Configurar uma forma adicional de MFA na sua conta é uma ótima ideia para garantir a segurança de suas informações privadas. Se você recebeu um código OTP que não solicitou, você deve habilitar outro tipo de MFA, como sua impressão digital. Ao adicionar outra forma de MFA à sua conta, você pode ficar tranquilo sabendo que sua conta está mais segura.
Não compartilhe o código OTP com ninguém
Como um código OTP é outra medida de segurança para você entrar na sua conta, você não deve compartilhar esse código com ninguém. Se alguém ligar ou enviar mensagens para você solicitando um código OTP, não o forneça, porque isso daria acesso total à sua conta.
Não clique em nenhum link na mensagem do código OTP
Se você não solicitou um código OTP, evite clicar ou baixar qualquer coisa associada à mensagem que recebeu, pois pode fazer parte de um golpe de phishing. Você deve sempre verificar se um link não solicitado é seguro visualizando a URL sem clicar e usando um verificador de URL, como o Relatório de Transparência do Google. Ao verificar a segurança do link, certifique-se de não clicar acidentalmente no link, apenas copie e cole enquanto verifica sua legitimidade.
Fique de olho nas suas contas online em busca de atividades suspeitas
Fique atento a atividades suspeitas nas suas contas online se você recebeu um código OTP de repente. Por exemplo, se você recebeu um código OTP para sua conta bancária, monitore sua conta em busca de transações ou compras incomuns, grandes transferências de dinheiro ou alterações significativas na sua pontuação de crédito.
Proteja suas contas online com o Keeper
Embora você às vezes possa receber um código OTP não autorizado como um erro inocente, é melhor prevenir do que remediar tomando as medidas adequadas para proteger suas contas online. Mantenha suas contas seguras alterando sua senha assim que receber um código OTP que não solicitou. Você pode fazer essas alterações fáceis com a ajuda do gerador de senhas do Keeper Password Manager. O Keeper também pode gerar e armazenar códigos A2F com segurança, para que você possa melhorar a segurança das suas contas com facilidade.
Comece hoje uma avaliação gratuita de 30 dias do Keeper Password Manager para começar a tornar suas contas online mais seguras.