Você pode descobrir se sua conta do Facebook foi hackeada se receber notificações de tentativas de login, notar que suas informações pessoais foram alteradas, perceber um
O WhatsApp é um aplicativo de mensagens que permite aos usuários enviar mensagens e telefonar para outros usuários do mesmo aplicativo. Muitas pessoas no mundo todo utilizam o WhatsApp para se comunicar. Isso a tornou uma plataforma comum para golpistas procurarem por vítimas. Alguns dos golpes mais comuns no WhatsApp incluem um convite para o “WhatsApp Gold”, golpes com personificação e golpes de suporte técnico, assim como os golpes da instituição de caridade e de romance. Se você é usuário do WhatsApp, é importante conhecer os golpes que estão acontecendo no momento para manter a si mesmo, sua família e seus amigos protegidos.
Continue lendo para conhecer os golpes mais comuns contra usuários do WhatsApp e como evitar ser vítima deles.
1. Golpe do “Você foi convidado para usar o WhatsApp Gold”
No golpe do WhatsApp Gold você recebe uma mensagem não solicitada de um remetente desconhecido, dizendo que foi convidado para usar o WhatsApp Gold. A mensagem afirma que é um aplicativo aprimorado, com novas funcionalidades. É importante que você saiba que esse “aplicativo aprimorado” não existe; então qualquer pessoa que o estiver convidando para ele é um golpista. A mensagem conterá um link. Porém, se você clicar no link enviado, será encaminhado para um site falsificado que foi projetado para roubar suas informações privadas, ou infectar seu dispositivo imediatamente com malwares.
2. Golpes de personificação
Um golpe de personificação ocorre quando golpistas fingem ser alguém que você conhece, como um membro da família ou um amigo, para tentar fazê-lo seguir suas instruções. Quando golpistas estão tentando um golpe de personificação, inventam uma história para convencê-lo a agir rápido e sem pensar. Por exemplo, eles podem fingir que são um membro da família em uma emergência e pedir que você envie dinheiro imediatamente para ajudá-lo.
3. Golpes de suporte técnico do WhatsApp
Golpistas geralmente tentam realizar fraudes de suporte técnico do WhatsApp fingindo ser um funcionário legítimo do suporte. O golpista envia uma mensagem a você pedindo que verifique sua identidade fornecendo um código de verificação recebido através de outra mensagem. Você nunca deve fornecer a ninguém um código de verificação que receber por mensagem SMS ou email, porque esse código é utilizado por essa pessoa para conseguir acesso à sua conta. Além de solicitar um código de verificação, o golpista pode até solicitar informações confidenciais adicionais, como o número do seu cartão de crédito.
4. Golpe do “Você ganhou um prêmio”
No golpe do “Você ganhou um prêmio”, você recebe uma mensagem não solicitada dizendo que ganhou um prêmio, como uma viagem ou um vale-presente de US$ 200. Normalmente, a mensagem diz que é necessário clicar no link fornecido para reivindicar seu prêmio. Clicar nesse link o levará a um site falsificado, onde será solicitado que você insira informações pessoais, ou fará o download imediato de malwares no seu dispositivo. Se receber esse tipo de mensagem em qualquer plataforma, provavelmente é um golpe (especialmente se você não estiver participando de um sorteio).
5. Golpes da instituição de caridade
Outro golpe comum no WhatsApp é o golpe da instituição de caridade. Nesse, os golpistas fingem ser uma instituição de caridade para tentar convencê-lo a enviar dinheiro. Embora você possa acabar sendo convencido a enviar dinheiro a alguém que afirma ser de uma instituição de caridade, é muito improvável que uma instituição de caridade envie uma mensagem aleatória no WhatsApp pedindo doações. Mesmo que o golpista tente fazê-lo se sentir culpado se não doar, é melhor nunca enviar dinheiro a alguém que você não conhece.
6. Golpes de romance
Os golpes de romance no WhatsApp são um tipo mais refinado de golpe, que tenta explorar suas emoções. Em um golpe de romance, o golpista desenvolve um relacionamento romântico com você durante alguns dias, meses ou até anos, na tentativa de ganhar sua confiança. Eventualmente, o golpista começará a pedir dinheiro ou que você compartilhe suas informações pessoais. Embora você possa sentir que confia na pessoa, nunca envie dinheiro ou revele informações confidenciais a ninguém se não souber suas verdadeiras intenções e nunca a tiver conhecido em pessoa.
Como evitar ser vítima de golpes no WhatsApp
Veja algumas dicas para evitar ser vítima de golpes comuns no WhatsApp.
Fortaleça a segurança da sua conta do WhatsApp
Assim como em todas as suas contas online, é importante fortalecer a segurança da sua conta do WhatsApp. Embora o WhatsApp não exija uma senha para fazer login, foi adicionada uma nova funcionalidade para permitir o uso de passkeys e fortalecer a segurança da sua conta. Com as passkeys habilitadas, você precisará verificar sua identidade da mesma maneira que faz login no seu dispositivo antes de poder acessar sua conta do WhatsApp. Veja como habilitar passkeys na sua conta do WhatsApp.
- Abra o aplicativo do WhatsApp
- Vá até Configurações > Conta
- Toque em Chaves de acesso
- Toque em Criar chave de acesso e siga as instruções na sua tela
Não responda a mensagens de números desconhecidos
Outra maneira de evitar ser vítima de golpes no WhatsApp é nunca responder a mensagens de números desconhecidos. Se você receber uma mensagem afirmando ser de um membro da família, entre em contato com ele usando outro meio de comunicação. Ou ainda, se quiser manter toda a sua família protegida contra golpes online, crie uma palavra de segurança que todos possam utilizar no caso de alguém estar passando por uma emergência de verdade. Isso o ajudará a identificar rapidamente golpistas que afirmem ser membros da família.
Nunca clique em links ou anexos suspeitos incluídos em mensagens
Como uma prática recomendada de segurança cibernética, é melhor nunca clicar em links ou anexos se você não tiver certeza de que são seguros. Isso não se aplica apenas a mensagens que você recebe pelo WhatsApp, mas também a mensagens que recebe através de redes sociais, mensagens de texto, emails e outras plataformas de mensagens.
Não envie dinheiro a desconhecidos que estiverem pedindo
Se você receber uma mensagem não solicitada pedindo que pague por algo ou faça uma doação, não envie o dinheiro. É mais provável que seja um golpe que fará você perder dinheiro. Sem contar que, se for um golpe e você enviar o dinheiro, os golpistas vão atacá-lo novamente, pois agora sabem que podem enganá-lo.
Mantenha-se protegido contra golpes no WhatsApp
Os golpes no WhatsApp podem colocá-lo sob risco de ter suas informações e seu dinheiro roubados se você não souber como identificá-los. No entanto, tomar medidas para proteger sua conta do WhatsApp com uma passkey e conhecer os golpes comuns pode fazer toda a diferença para se manter protegido contra golpistas.