Você pode compartilhar sua senha do Wi-Fi com segurança usando uma senha forte, criando uma rede de convidados, habilitando a criptografia de seu roteador e atualizando
Não, você não precisa alterar sua senha a cada 90 dias. Essa ideia de alterar sua senha regularmente é conhecida como rotação de senhas. O principal benefício de alterar suas senhas com tanta frequência é evitar que usuários não autorizados acessem informações privadas.
Para contas pessoais, alterar suas senhas a cada 90 dias pode acabar sendo pior do que mantê-las iguais. Configurar a autenticação multifator (MFA) é uma alternativa melhor do que alterar suas senhas a cada 90 dias, porque mudanças frequentes podem fazer com que você comece a utilizar senhas mais fracas ou reutilizar senhas antigas. Habilitar a MFA dá às suas contas uma camada adicional de segurança.
No entanto, as organizações devem alterar suas senhas com frequência, especialmente para contas e sistemas privilegiados para garantir sua privacidade e segurança. Quando as organizações implementam a rotação de senhas como prática, ela deve ser automatizada em vez de manual, porque a rotação de senhas automatizada cria senhas mais fortes de forma eficiente e sem gastar recursos.
Continue lendo para saber mais sobre por que não é recomendável alterar suas senhas com frequência, quando você deve alterar suas senhas e como fazê-lo de forma eficaz.
Por que você não deve alterar suas senhas com frequência
Como mencionado acima, alterar suas senhas com frequência para contas pessoais pode levar à utilização de senhas mais fracas ou à reutilização de senhas antigas.
Utilização de senhas mais fracas
Quando as pessoas alteram suas senhas com frequência, geralmente utilizam senhas fáceis de memorizar, tornando-as senhas muito mais fracas. A maioria das pessoas incorpora algo significativo em suas senhas, como o nome do seu animal de estimação, comida favorita, nome da rua, data de nascimento, nome dos filhos, aniversário de casamento, etc. Veja alguns exemplos comuns dos tipos de senhas que você pode utilizar ou já utilizou no passado:
- Bella01
- Quesadilla4
- John1997
Ao utilizar inspiração para suas senhas que pode estar disponível para cibercriminosos encontrarem verificando sua presença online, suas senhas se tornam muito mais fracas e fáceis de adivinhar.
Reutilização de senhas
Da mesma forma, você não deve alterar suas senhas com frequência porque isso aumenta a probabilidade de reutilização de senhas. Como as pessoas têm tantas credenciais de login para contas diferentes, é conveniente reutilizar a mesma senha ou uma variação muito semelhante para várias contas. No entanto, reutilizar suas senhas facilita muito para cibercriminosos acessarem não apenas uma de suas contas, mas todas as contas que utilizam essa senha. Utilizando os exemplos acima como inspiração, veja como suas senhas podem ser para cada uma de suas contas se você reutilizá-las:
- Bella01, Bella02, Bella03…
- Quesadilla4, Quesadilla5, Quesadilla6…
- John1997, John1997!, John1997!!…
Mesmo que cada senha tenha sido ligeiramente alterada, se um cibercriminoso puder adivinhar uma de suas senhas, ele perceberá os padrões ao reutilizar variações de sua senha.
Esquecimento de senhas
Uma solução fácil que a maioria das pessoas utiliza quando não consegue memorizar sua senha é a opção Esqueceu sua senha? Embora essa seja uma ferramenta incrivelmente conveniente e útil quando temos problemas, utilizar esse recurso com muita frequência nos faz reverter para hábitos antigos e utilizar senhas fracas ou antigas. A solução para o esquecimento de suas senhas é começar a depender de um gerenciador de senhas como o Keeper®. Ao utilizar um gerenciador de senhas, você pode ter senhas fortes e exclusivas geradas para cada uma de suas contas e garantir que elas sejam armazenadas em um cofre seguro. Você não precisa digitar as senhas ou memorizá-las, porque o gerenciador de senhas preencherá automaticamente as senhas para você.
Quando alterar suas senhas
Embora possa não ser uma prática recomendada alterar suas senhas com muita frequência, há momentos em que é necessário alterar suas senhas para manter suas contas seguras.
Se você for parte de uma violação de dados
Ao ter uma conta com uma empresa que sofreu uma violação de dados, você deve alterar sua senha dessa conta imediatamente. Se suas informações privadas forem comprometidas, a empresa com essa conta geralmente o alertará diretamente. No entanto, dependendo do tamanho da empresa e da magnitude da violação, pode levar semanas para uma empresa alertar seus clientes. É aqui que o monitoramento da dark web pode ajudar a alertá-lo mais rapidamente.
Se você suspeitar que alguém está tentando acessar sua conta
Normalmente, você pode suspeitar que alguém está tentando obter acesso à sua conta com alguns sinais. Uma das maneiras mais comuns de saber é recebendo emails ou notificações sobre uma solicitação de alteração de senha. Às vezes, esses emails são até mesmo para contas que você pode nunca ter criado como parte de um golpe de phishing, para fazer você pensar que sua conta foi comprometida. Emails, tanto legítimos quanto ilegítimos, podem ser parecer com o seguinte:
Olá,
Recebemos sua solicitação para alterar a senha da sua conta.
Se você não solicitou essa alteração, pode ignorar esse email com segurança.
Embora essa mensagem não signifique que um cibercriminoso já tem acesso à sua conta, é bom ter cautela e alterar sua senha imediatamente. Se você ignorar essas mensagens para contas que sabe que tem, pode ser tarde demais se você não alterar sua senha e o cibercriminoso poderá obter acesso às suas informações privadas.
Se seu dispositivo for infectado com malwares
Se você acredita que seu dispositivo tem malwares ou vírus, altere suas senhas imediatamente. Se você tiver malwares no seu dispositivo e não alterar suas senhas, suas informações pessoais podem ser acessadas por cibercriminosos. Após alterar suas senhas, você deve trabalhar para eliminar o vírus.
Se outra conta sua for hackeada
Quando uma de suas contas é hackeada por um cibercriminoso, é melhor alterar a senha de qualquer conta que compartilhe as mesmas informações de login. Como mencionado anteriormente, você não deve recorrer à reutilização de senhas para várias contas. No entanto, se você já fez isso e uma dessas contas for comprometida, todas as contas que compartilham as mesmas credenciais de login agora são vulneráveis a serem hackeadas. Portanto, é mais seguro alterar essas senhas antes que suas outras contas sofram o mesmo destino.
Práticas recomendadas ao alterar suas senhas
Considerando o quão vital é ter senhas fortes e exclusivas, é importante seguir as práticas recomendadas quando se trata de alterar suas senhas. Siga essas recomendações para ter as senhas mais seguras:
Não reutilize senhas em várias contas
Como mencionado antes, reutilizar senhas pode facilitar para cibercriminosos acessarem suas informações privadas. Não reutilize a mesma senha em várias contas, pois isso pode ajudar cibercriminosos a acessar não apenas suas contas de redes sociais, mas também suas informações bancárias, contas de streaming e muito mais.
Não altere ligeiramente uma variação de senha
Ao alterar sua senha, não a altere apenas ligeiramente adicionando números ou caracteres especiais. Por exemplo, você não está alterando sua senha ajustando-a de Senha para Senha1 ou Senha1!. Como a maior parte da senha permanece a mesma neste exemplo, um cibercriminoso poderia acessar sua conta com a mesma facilidade.
Considere utilizar uma frase de senha como senha
Em vez de utilizar uma palavra que você pode memorizar como sua senha, tente utilizar uma frase de senha, que é uma série de palavras aleatórias e mais longas. Como qualquer senha que você criar, não inclua informações pessoais, frases populares ou letras de músicas na sua frase de senha. Tente incluir uma variedade de símbolos, letras maiúsculas e minúsculas e palavras aleatórias na sua frase de senha. Veja alguns exemplos fortes de frases de senha:
- Basico-Baleia-Proximo4-Derretido-Estes
- Minuto.Caminhao.Onde2.Tentativa
- Design8!Voo!Fera!Gropo!Lados!Pipoca
Se você estiver tendo problemas para criar suas próprias frases de senha, tente utilizar o Gerador de frases de senha do Keeper Security. Ao utilizá-lo, você pode escolher quantas palavras deseja que sua frase de senha tenha, qual caractére separa as palavras e se deseja incluir letras maiúsculas e/ou números.
Use um gerador de senhas
Semelhante ao Gerador de frases de senha mencionado acima, você também pode alterar sua senha convenientemente utilizando o Gerador de senhas do Keeper. Ao utilizar esse gerador de senhas, você pode alterar suas senhas atuais para senhas fortes e exclusivas com facilidade. Dê uma olhada em alguns exemplos de senhas que você pode gerar aleatoriamente:
- 3>ZfrT61(9#X;?Kdk4FQ
- A+;($7hmqE4733<=P(X0N8@3
- NYSQe+^;mW%WZ+^CjUzh3$1zj56
Agora que você gerou essas senhas seguras, provavelmente quer saber como deve memorizá-las, certo? Felizmente, o Keeper Password Manager é um cofre digital seguro para suas senhas residirem. A única senha que você precisaria memorizar é sua senha principal; assim, você pode acessar as credenciais de login para todas as suas contas com segurança.
Proteja suas senhas com o Keeper
Embora possa ser uma ótima ideia alterar suas senhas regularmente, suas senhas pessoais não estarão em risco de serem comprometidas se você protegê-las corretamente. Altere suas senhas pessoais apenas se suspeitar que alguém está tentando entrar nas suas contas e evite utilizar senhas antigas ou fáceis de adivinhar para qualquer uma de suas contas.
Comece a utilizar o Gerenciador de senhas, o Gerador de senhas e o Gerador de frases de senha do Keeper hoje mesmo ao experimentar nossos serviços gratuitamente por 30 dias.