Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Adwares podem causar problemas de desempenho e anúncios indesejados no seu computador. Alguns tipos de adware podem até mesmo coletar suas informações pessoais. Para proteger suas informações pessoais, é necessário remover o máximo possível de adware do seu computador. Para remover adwares do seu computador, faça backup de seus arquivos, baixe um software de remoção de adwares e remova qualquer programa desnecessário.
Continue lendo para saber mais sobre adware, por que ele é perigoso, como removê-lo do seu computador e como evitar que infecte seu computador.
O que é adware?
O adware é um tipo de spyware que se instala secretamente no seu computador e exibe anúncios indesejados. Muitos criadores de adwares e distribuidores utilizam adwares para gerar receita sempre que alguém visualiza ou clica no anúncio. Algumas formas de adware coletam informações sobre sua atividade online para enviar anúncios personalizados. Agentes maliciosos podem utilizar adwares para coletar e vender seus dados para outros anunciantes sem o seu consentimento. Eles também podem utilizar adwares para enviar anúncios maliciosos que o enganam para instalar malwares no seu computador.
Adwares são perigosos?
Adwarea não são inerentemente perigosos, porque foram criados para exibir anúncios de softwares legítimos e ajudar criadores de conteúdo a ganhar dinheiro. Empresas podem utilizar adwares para promover online seus produtos para usuários. Adwares permitem que criadores coletem informações sobre as pessoas e exibam anúncios personalizados para elas. No entanto, adwares podem exibir com frequência anúncios indesejados que podem retardar o desempenho do seu dispositivo. A maneira como adwares são instalados pode ser considerada antiética, pois geralmente isso é feito secretamente.
Adwares geralmente são instalados no computador de um usuário sem o seu conhecimento. Criadores e distribuidores de adwares utilizam técnicas de dissimulação para enganar usuários e fazê-los instalar adwares sem seu consentimento. Eles escondem adwares disfarçados de softwares legítimos em si ou junto com softwares legítimos para instalá-los secretamente no computador de um usuário. Eles até mesmo enganam usuários para concordarem com a instalação de adwares, escondendo o contrato de instalação nos termos e condições ou em caixas de seleção preenchidas previamente. Alguns hackers também instalam adwares explorando as vulnerabilidades de segurança de softwares desatualizados.
Agentes maliciosos também podem utilizar adwares com fins ardilosos. Eles podem utilizar adwares para coletar dados sobre sua atividade online e vendê-los para outros anunciantes ou na dark web sem o seu consentimento. Agentes maliciosos também podem utilizar adwares para exibir anúncios que o induzem a instalar malwares no seu computador.
Três etapas para remover adwares do seu computador
Adwares representam riscos de segurança cibernética, podem monitorar sua atividade online, prejudicar o desempenho do seu dispositivo e causar pop-ups irritantes. Veja as três etapas para remover adwares do seu computador.
Faça um backup dos seus arquivos
Fazer backup de seus arquivos é uma prática recomendada de segurança cibernética que garante que você sempre tenha acesso aos seus arquivos, se precisar deles. Ao lidar com qualquer tipo de malware, sempre faça backup de seus arquivos; eles podem ficar corrompidos ou se perdiderem no processo de remoção de malwares. Seus arquivos também podem ser criptografados e tornarem-se inacessíveis se um ransomware for instalado no seu computador, o que é outro motivo importante para fazer backup. Faça backup de seus arquivos em discos rígidos físicos externos e armazenamento em nuvem.
Baixe um software de remoção de adwares
Como adwares nem sempre são detectados como maliciosos, é necessário baixar um software específico de remoção de adwares. Um software de remoção de adwares ajuda a identificar quaisquer adwares e programas indesejados instalados no seu computador, independentemente de serem seguros ou não. Baixe um software de remoção de adwares para garantir que seu computador esteja livre de adwares ou arquivos ocultos que possam reinstalar o adware no futuro. Após instalar o software de remoção de adwares, faça uma varredura no seu computador para ajudá-lo a identificar e colocar em quarentena quaisquer adwares instalados.
Remova programas desnecessários
Depois que o software de remoção de adwares verificar seu computador e colocar em quarentena todos os adwares, é necessário examinar as descobertas e remover qualquer adware que não reconheça. Também remova quaisquer arquivos associados a adwares desnecessários para evitar que sejam reinstalados no futuro. Remova o máximo possível de adwares para garantir que suas informações pessoais não sejam comprometidas. Após eliminar todos os adwares desnecessários do seu computador, coloque todos os adwares seguros restantes em uma lista para que o software de remoção de adwares ignore-os em futuras verificações.
Como evitar que adwares infectem seu computador
Adwares são comuns e geralmente são inofensivos. No entanto, agentes maliciosos podem utilizar adwares para fins ardilosos e colocá-lo em risco de perder suas informações pessoais. Para minimizar o risco dos adwares e evitar que infectem seus dispositivos, é necessário fazer o seguinte.
Mantenha softwares atualizados
Alguns hackers exploram vulnerabilidades de segurança em softwares desatualizados para instalar adwares secretamente no seu computador. Para evitar que hackers instalem adwares, mantenha seus softwares atualizados. Atualizações de software corrigem falhas de segurança e adicionam novos recursos de segurança que protegerão melhor o seu dispositivo.
Baixe aplicativos apenas de fontes confiáveis
Adwares geralmente estão disfarçados de softwares legítimos conhecidos como cavalos de troia, que são instalados secretamente no seu computador. Outras formas de adwares são enviadas junto com softwares legítimos, para permanecerem escondidos quando os softwares legítimos são instalados. Adwares geralmente são baixados de fontes não confiáveis, como anúncios maliciosos ou sites suspeitos. Baixe aplicativos e softwares apenas de fontes confiáveis, como a Google Play Store ou a Apple App Store.
Cuidado onde você clica
Alguns adwares podem ser instalados sem o seu conhecimento a partir de pop-ups ou sites infectados. Cibercriminosos criam sites infectados e anúncios maliciosos que parecem legítimos para fazer as pessoas clicarem neles e instalarem malwares. Tenha cautela aonde clicar para evitar instalar adwares sem querer.
Revise todos as caixas de seleção de contratos e termos e condições
Ao entrar em um site ou baixar um aplicativo online, sempre leia os termos e condições e verifique os contratos com caixas de seleção. Agentes maliciosos geralmente o enganam para concordar com a instalação de adwares no seu dispositivo preenchendo previamente as caixas de seleção dos contratos e escondendo o contrato de instalação de adware nos termos e condições. É necessário examinar esses contratos para desativar manualmente a instalação de adwares.
Utilize um software antivírus
Um software antivírus é um programa que detecta, previne e remove malwares conhecidos do seu dispositivo. Ele verifica seu dispositivo para detectar qualquer malware escondido e removê-lo. Um software antivírus ajuda a detectar e evitar que qualquer malware recebido seja instalado no seu dispositivo. Embora adwares nem sempre sejam considerados malwares, alguns softwares antivírus vêm com softwares de remoção de adwares integrados que ajudam a detectar qualquer malware indesejado no seu computador e removê-lo.
Evite que adwares roubem suas informações
Adwares não são inerentemente maliciosos, pois são utilizados para promover softwares legítimos e gerar receita. No entanto, agentes maliciosos utilizam adwares para coletar dados sobre sua atividade online ou enganá-lo para instalar malwares no seu dispositivo. Para evitar que adwares roubem suas informações pessoais, é necessário manter seus softwares atualizados, baixar softwares de fontes confiáveis, ter cautela onde clicar, ler todos os termos e contratos com caixas de seleção e utilizar softwares antivírus.