O novo aplicativo Senhas da Apple é apenas tão seguro quanto seu próprio dispositivo: ele pode ser acessado usando o código de acesso do seu telefone.
A maneira de usar um gerenciador de senhas varia ligeiramente, dependendo de qual gerenciador de senhas você tem. No entanto, todos eles têm funcionalidades semelhantes. Para usar um gerenciador de senhas, primeiro é necessário definir sua senha mestra, configurar seus métodos de autenticação multifator, exportar e importar suas senhas atuais, baixar os aplicativos necessários e criar senhas fortes para cada uma de suas contas.
Continue lendo para saber mais sobre como usar um gerenciador de senhas e por que usar essa ferramenta é uma boa ideia para proteger suas contas.
É uma boa ideia usar um gerenciador de senhas?
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta de segurança cibernética que ajuda os usuários a gerar, gerenciar e armazenar com segurança senhas e outros dados confidenciais. Usar um gerenciador de senhas é uma das melhores maneiras de manter suas contas seguras. Sem uma maneira de gerenciar ou armazenar senhas com segurança, as pessoas caem no mau hábito de reutilizar senhas ou usar variações da mesma senha em várias contas. Essa é uma prática arriscada, pois deixa todas as suas contas em risco, caso uma de suas senhas fique comprometida ou vazada durante uma violação de dados.
Devo usar o gerenciador de senhas do meu navegador?
Um gerenciador de senhas de navegador é um gerenciador de senhas integrado a um navegador da web, como o Chrome ou o Safari. Usar o gerenciador de senhas do seu navegador pode parecer conveniente, mas essa conveniência torna suas contas mais vulneráveis. Embora os gerenciadores de senhas de navegador armazenem senhas em bancos de dados criptografados, eles escondem a chave de criptografia em locais previsíveis. Se um cibercriminoso instalar um malware em seu dispositivo, como um spyware, ele poderá ver todas as suas senhas salvas em texto simples, pois a chave de criptografia é deixada desprotegida. Se um cibercriminoso conseguiu obter acesso físico ao seu computador, ou se você fez login no seu navegador em um computador público, ele também pode abrir o gerenciador de senhas do navegador para ver todas as suas senhas.
Diferente dos gerenciadores de senhas de navegador, os gerenciadores de senhas independentes geralmente oferecem mais segurança do que os gerenciadores de senhas de navegador, pois são projetados com a segurança como prioridade. No entanto, é aconselhável pesquisar os gerenciadores de senhas que está interessado obter para garantir que tenham segurança cibernética de ponta, incluindo criptografia de conhecimento zero e um histórico de confiabilidade.
Como usar um gerenciador de senhas independente
A seguir, apresentamos as etapas para usar um gerenciador de senhas independente.
1. Criar uma senha principal
Depois de escolher um gerenciador de senhas, o primeiro passo a fazer é criar uma senha principal. Sua senha principal é a senha mais importante que você criará e precisará lembrar, pois é a senha que dá acesso ao seu cofre. É recomendável que sua senha principal tenha pelo menos 16 caracteres e inclua uma combinação de letras, números e símbolos. Quanto mais longa e complicada for sua senha principal, melhor.
Crie uma senha principal que seja fácil de memorizar. Uma maneira de fazer isso é criando um acrônimo. Para criar uma senha principal usando um acrônimo, você deve pensar em uma frase que seja fácil de lembrar.
Por exemplo, usaremos a frase “Eu gosto de ir à praia no verão por causa do clima gostoso”. Para criar um acrônimo dessa frase, você pega a primeira letra de cada palavra e a usa na sua senha principal. Lembre-se de usar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. A senha principal que podemos obter dessa frase é “3gd|aPnVPCdCg”. Você pode adicionar ainda mais símbolos para complicar a senha.
2. Habilitar a autenticação multifator (MFA)
A autenticação multifator é uma camada adicional de segurança que você pode e deve adicionar à sua conta. Após criar sua senha principal, será perguntado se você deseja ativar a MFA para seu gerenciador de senhas. Recomendamos que você a ative. A MFA ajudará a garantir que ninguém além de você possa acessar sua conta. Veja em seguida, alguns métodos de MFA que recomendamos que você use:
Além de proteger seu gerenciador de senhas com a MFA, recomendamos ativar a 2FA em suas outras contas, sempre que possível. Quanto mais fatores de verificação em suas contas, mais seguras elas estarão.
3. Exportar e importar suas senhas
Você provavelmente já usou um gerenciador de senhas sem saber, como o gerenciador de senhas do seu navegador. Embora um navegador tenha a capacidade de salvar suas senhas, os gerenciadores de senhas do navegador podem ser facilmente comprometidos.
Se você tiver senhas salvas no gerenciador de senhas do seu navegador, poderá facilmente exportá-las e importá-las para uma opção mais segura. Dependendo do gerenciador de senhas, esse processo pode variar, portanto, recomendamos que você consulte o guia do seu gerenciador de senhas para ajudá-lo durante todo o processo. Para importar senhas do seu navegador, o processo também depende de qual gerenciador de senhas você escolheu. O vídeo abaixo é um exemplo de como seria o processo de importação caso o seu gerenciador de senhas escolhido fosse o Keeper.
Depois de exportar e importar suas senhas para o seu gerenciador de senhas, exclua os logins salvos do seu navegador. O único lugar que seus logins devem estar salvos é dentro do cofre criptografado do seu gerenciador de senhas.
4. Baixar a extensão e os aplicativos do navegador
Os gerenciadores de senhas oferecem uma variedade de opções para acessar seu cofre digital. Por exemplo, alguns gerenciadores de senhas oferecem a capacidade de baixar sua extensão de navegador, aplicativos móveis e um aplicativo para seu computador. Faça o download do que você acha que precisará para tornar o acesso ao seu cofre conveniente em todos os seus dispositivos.
5. Criar senhas novas e fortes
Depois que sua conta estiver configurada, altere suas senhas por senhas mais fortes e exclusivas. A ideia de alterar todas as suas senhas pode parecer assustadora de início, mas um gerenciador de senhas facilita esse processo. Recomendamos baixar a extensão de navegador do seu gerenciador de senhas para facilitar o processo de alteração de suas senhas.
Com a ajuda de um gerenciador de senhas, você poderá gerar automaticamente senhas fortes para cada uma de suas contas. Assim que você atualizar suas senhas, seu gerenciador de senhas solicitará que você salve a nova senha em um registro no seu cofre. Se você optar por salvar o endereço do site no mesmo registro, seu gerenciador de senhas pode usar o preenchimento automático de suas credenciais sempre que você visitar a URL que corresponde àquela armazenada no registro.
Caso você tenha muitas contas que precisa proteger com senhas fortes, é melhor começar pelas mais críticas, como de seu banco ou contas que foram comprometidas em devido a violações de dados.
6. Monitorar suas senhas
Depois de concluir a configuração do seu gerenciador de senhas, a única coisa que você precisará fazer daqui para frente é ter seu gerenciador de senhas ajudando você ao criar contas. Também é possível adquirir um complemento para o seu gerenciador de senhas conhecido como monitoramento da dark web. Com o monitoramento da dark web, você será imediatamente notificado caso alguma das credenciais armazenadas no seu cofre esteja envolvida em uma violação de dados. Isso permite que você atualize sua senha imediatamente, para proteger sua conta e seus dados.
A importância de usar um gerenciador de senhas
Embora a ideia de mover todas as suas senhas para uma solução de gerenciamento de senhas possa parecer complicada demais no início, a maioria dos gerenciadores de senhas torna a importação de suas senhas uma experiência fácil. Depois de configurar seu novo gerenciador de senhas, sua vida on-line se tornará muito mais fácil e segura, pois os gerenciadores de senhas oferecem conveniência e segurança.
Se você ainda não escolheu uma ferramenta de gerenciamento de senhas que atenda às suas necessidades, aprenda o que procurar em um gerenciador de senhas.