Ao decidir entre uma solução de gerenciamento de acessos privilegiados (PAM) local ou baseada em nuvem, uma solução de PAM baseada em nuvem é a recomendada
Sua organização pode eliminar privilégios permanentes seguindo as práticas recomendadas, como impor o acesso com privilégios mínimos e implementar o acesso just-in-time (JIT), além de monitorar e auditar continuamente os acessos privilegiados. Seguir essas práticas recomendadas garante que acessos privilegiados sejam concedidos apenas quando necessário e pelo menor período possível, reduzindo significativamente a superfície de ataque de sua organização e melhorando a segurança em geral.
Continue lendo para saber mais sobre a importância de eliminar privilégios permanentes e conhecer as práticas recomendadas que sua organização deve adotar para fazê-lo com eficácia.
A importância de eliminar privilégios permanentes
Privilégios permanentes significa o acesso contínuo (e muitas vezes irrestrito) a sistemas críticos e dados confidenciais. Embora esses privilégios com frequência sejam necessários para determinadas tarefas administrativas, eles podem representar um risco de segurança se não forem controlados. Com o tempo, privilégios permanentes podem levar ao acúmulo de privilégios desnecessários, que é o acúmulo gradual de privilégios desnecessários à medida que funcionários assumem novas funções e responsabilidades. Se um agente malicioso conseguir comprometer a conta de um usuário com privilégios permanentes, ele poderá se mover de maneira livre e lateralmente pela rede de sua organização, aumentando seu nível de acesso e causando danos generalizados em potencial.
Eliminar privilégios permanentes ajuda a mitigar esse risco, garantindo que acessos privilegiados sejam concedidos apenas quando necessário e por tempo limitado. Ao reduzir a janela de tempo para acessos privilegiados, organizações podem se proteger melhor contra violações de dados e cibercriminosos que possam se mover lateralmente dentro de suas redes.
Práticas recomendadas para a eliminação de privilégios permanentes
Veja abaixo algumas das práticas recomendadas que sua organização deve adotar para acabar com os privilégios permanentes.
Imponha o acesso com privilégios mínimos
O princípio do privilégio mínimo (PoLP) é uma prática de segurança que garante que usuários, aplicativos e sistemas tenham apenas o nível mínimo de acesso necessário para realizar seus trabalhos. Ao impor o acesso com privilégios mínimos, você restringe os possíveis danos causados pelo uso indevido de privilégios, seja por acidente ou maliciosamente. Para impor o acesso com privilégios mínimos de maneira eficaz, o controle de acesso baseado em funções (RBAC) pode ser usado para atribuir permissões com base nas funções dos usuários.
Ao definir funções com clareza e controlar os acessos com base nas responsabilidades do trabalho, você pode garantir que os usuários tenham acesso apenas aos recursos e sistemas necessários para concluir suas tarefas específicas. Isso ajuda a minimizar o risco de usuários acumularem permissões desnecessárias ao longo do tempo.
Implemente o acesso just-in-time (JIT)
Depois de implementar o acesso com privilégios mínimos, o próximo passo é melhorar o controle de acesso de sua organização com o acesso JIT. O acesso JIT vai além da imposição do privilégio mínimo, concedendo permissões elevadas apenas quando necessário e por tempo limitado. Com o acesso JIT, os usuários solicitam acesso elevado para tarefas específicas e, após concluir essas tarefas, suas permissões são revogadas automaticamente. Isso protege ainda mais as contas privilegiadas, garantindo que elas não fiquem expostas por mais tempo do que o necessário e ajudando a reduzir o risco de acessos não autorizados.
Implemente o acesso à rede com confiança zero (ZTNA)
O ZTNA trabalha com o princípio de “nunca confiar, sempre verificar”. Ele presume que nenhum usuário ou dispositivo deve ser confiado por padrão, mesmo estando dentro da rede. Todas as solicitações de acesso são autenticadas e autorizadas, independentemente da localização ou da rede. Isso garante que o acesso privilegiado seja concedido apenas após uma verificação minuciosa.
Implemente o gerenciamento de delegação e elevação de privilégios (PEDM)
O PEDM gerencia tanto a elevação quanto a delegação de privilégios para garantir que acessos elevados sejam concedidos apenas quando necessário. Com o PEDM, os usuários podem solicitar privilégios temporários, mas os acessos são concedidos apenas após aprovação e são monitorados de perto. O PEDM também permite que usuários autorizados deleguem acessos elevados, com controles rigorosos e visibilidade total sobre quem os concedeu e por qual motivo. Isso ajuda as organizações a eliminar privilégios permanentes, garantindo que acessos elevados sejam sempre temporários, justificados e auditáveis.
Monitore e audite os acessos privilegiados
Para evitar o retorno de privilégios permanentes, é importante monitorar e auditar continuamente os acessos privilegiados. Uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) fornece o monitoramento em tempo real de todas as atividades privilegiadas, gerando logs detalhados e gravando sessões privilegiadas. Isso fornece visibilidade total sobre quem está acessando sistemas críticos e quais ações estão tomando, facilitando que administradores de TI detectem acessos não autorizados, usos indevidos ou atividades suspeitas, além de garantir a adesão aos requisitos de conformidade regulatória.
Elimine privilégios permanentes com o KeeperPAM®
Privilégios permanentes podem representar um risco sério para sua organização, o que torna importante tomar as medidas necessárias para eliminá-los. Embora seguir as práticas recomendadas possa ajudá-lo a preparar o terreno, uma solução de PAM é necessária para obter proteção total.
O KeeperPAM é uma solução baseada em nuvem e de confiança zero, que ajuda a impor o acesso com privilégios mínimos e eliminar privilégios permanentes através de recursos como o RBAC, o acesso JIT, acesso à rede com confiança zero e recursos avançados de monitoramento e auditoria.
Para saber mais sobre como o KeeperPAM pode ajudar sua organização a eliminar privilégios permanentes, solicite uma demonstração hoje mesmo.