Sua organização pode eliminar acessos permanentes implementando acessos Just-in-Time (JIT), utilizando isolamento remoto de navegadores (RBI), implementando acesso à rede de confiança zero (ZTNA) e seguindo
Rotação de senhas é a prática de alterar e redefinir senhas em intervalos regulares para minimizar riscos de segurança e acessos não autorizados a informações privadas. Há dois tipos principais de rotação de senhas: manual e automática. A rotação de senhas manual é o processo de alterar uma senha por conta própria, enquanto a rotação de senhas automática utiliza um sistema para gerar uma nova senha e substituir a antiga.
De acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos EUA, não é recomendado exigir que usuários façam a rotação de suas senhas a cada 30, 60 ou 90 dias, a menos que sua organização sofra uma violação de dados. Sua organização pode exigir rotações de senhas em contas privilegiadas para reduzir vulnerabilidades de segurança, mas você ainda deve manter o uso de senhas fortes, garantindo que as senhas atualizadas sejam exclusivas. Em contas pessoais, talvez não seja uma boa ideia alterar suas senhas com tanta frequência porque você pode recorrer ao uso de senhas mais fracas, o que pode levar ao comprometimento de suas contas.
Continue lendo para saber por que a rotação de senhas é importante, como pode ser difícil fazê-lo manualmente e como implementá-la com segurança quando necessário.
Por que a rotação de senhas é importante?
É importante praticar a rotação de senhas em sua organização, porque a atualização frequente das senhas pode evitar que usuários não autorizados acessem informações confidenciais e limitar o tempo de exposição da senha comprometida de uma conta privilegiada. Porém, para preservar padrões de segurança, você deve garantir que seus funcionários estejam alterando suas senhas para outras que sejam fortes e exclusivas, seja qual for a frequência de atualização delas.
Ajuda a evitar acessos não autorizados
Usar a mesma senha por um período longo pode facilitar que cibercriminosos a quebrem e acessem informações confidenciais. Mudar regularmente as senhas de contas com dados confidenciais pode ajudar a mantê-las protegidas e evitar acessos não autorizados. Automatizar a rotação de senhas pode facilitar a vida dos funcionários para manterem suas contas seguras, eliminando a preocupação com a criação de senhas novas e mais fortes todas as vezes. Isso também ajuda a evitar o uso indevido de contas por funcionários ou ameaças internas.
Uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) pode reduzir ainda mais o risco de ameaças internas fazendo a rotação das senhas daqueles com acesso mais privilegiado a dados confidenciais. A rotação de senhas automatizada é especialmente útil se você tem um ex-funcionário e esteja preocupado que ele possa comprometer seus dados. Usando uma solução de PAM, você pode fazer a rotação de senhas de suas contas privilegiadas com facilidade e revogar o acesso a qualquer pessoa que não precise mais dele.
Limita o tempo de exposição
Imagine se a senha de um dos seus funcionários do RH fosse comprometida. Sabendo que eles lidam com a folha de pagamento da empresa e outras informações confidenciais, isso gera receios sobre usuários não autorizados acessando esses dados importantes. Porém, se você fizer a rotação de senhas regularmente em suas contas privilegiadas, uma senha comprometida estará disponível para uma pessoa não autorizada apenas por um tempo limitado. A rotação de senhas limita o tempo que uma senha roubada vai funcionar. Portanto, alterar suas senhas privilegiadas geralmente reduz o tempo que elas podem ser usadas para danificar, alterar ou roubar dados confidenciais.
Minimiza a possibilidade de reutilização de senhas
Quando sua organização faz a rotação automática de senhas em contas privilegiadas, seus funcionários não precisam mais se preocupar com a criação de uma senha exclusiva toda vez que enfrentarem uma potencial ameaça cibernética. Fazer a rotação regular de senhas privilegiadas através de um sistema automatizado reduz a probabilidade de funcionários usarem senhas fracas ou reutilizadas. Se uma conta privilegiada tiver sua senha alterada a cada 60 dias, um funcionário pode ficar frustrado por não conseguir criar uma senha aleatória a cada dois meses. Essa frustração geralmente leva os funcionários a criarem variações da mesma senha, que é uma prática perigosa e pode levar a ataques de força bruta e de preenchimento de credenciais. Com a rotação de senhas automatizada e um sistema de gerenciamento de senhas forte como o Keeper®, os funcionários não precisam mais perder tempo imaginando como criar senhas exclusivas e armazená-las em um lugar seguro.
Os desafios da rotação de senhas manual
Alterar as senhas manualmente com regularidade pode levar a vulnerabilidades de segurança. Digamos que você tenha um funcionário com acesso privilegiado a dados confidenciais e ele precisa alterar a senha a cada 30 dias. Mesmo que a rotação de senhas tenha seus benefícios, impor a rotação manual pode atrapalhar a produtividade e a eficiência de um funcionário com acesso privilegiado, pois ele gastará mais tempo redefinindo uma senha que esqueceu por causa da frequência com que é necessário alterá-la.
A senha original de um funcionário pode ter sido JohnSmith1!. Portanto, se ele for forçado a alterar a senha com frequência mensal, precisará garantir que possa lembrá-la facilmente. Esse funcionário pode alterar a senha para JohnSmith2! este mês, JohnSmith3! no próximo, JohnSmith4! no mês seguinte e assim por diante. Mesmo alterar uma senha ligeiramente diversas vezes ainda é considerado reutilizá-la. Portanto, impor políticas de rotação de senhas manual pode terminar com seus funcionários criando senhas fracas simplesmente para poder lembrá-las. Quando um cibercriminoso percebe que esse funcionário usou JohnSmith1! como senha de uma conta, ele pode tentar todas as variações e números subsequentes para eventualmente comprometer a conta privilegiada. Se uma variação dessa senha for usada em outras contas, o cibercriminoso também pode comprometê-las.
Como implementar uma rotação de senhas com segurança
A melhor maneira de implementar uma rotação de senhas com segurança em sua organização é usar uma solução de PAM como o KeeperPAM®, que oferece o recurso de rotação de senhas automatizada. Sua organização pode se beneficiar com a utilização de um processo de rotação de senhas automatizado, porque o KeeperPAM irá automaticamente gerar senhas fortes e exclusivas para suas contas privilegiadas e as armazenará em um local criptografado. Usar uma solução de PAM para fazer a rotação automática de suas senhas privilegiadas simplificará o processo de atualização de senhas, reduzirá o risco de usuários não autorizados acessarem as informações privadas de sua organização e aumentará a segurança geral de seus dados confidenciais. Ao usar o KeeperPAM, suas senhas privilegiadas serão alteradas automaticamente com a programação que você escolher e podem ser compartilhadas com segurança com os funcionários necessários, baseado no princípio do privilégio mínimo.
Automatize as rotações de senhas com o KeeperPAM
A rotação de senhas é uma medida importante para a proteção dos dados mais valiosos de sua organização. Ao automatizar o processo de rotação de senhas, funcionários com acesso privilegiado a dados confidenciais não precisarão perder tempo e produtividade criando senhas exclusivas. O KeeperPAM ajudará sua organização a obter visibilidade, segurança e controle completos sobre todas as contas privilegiadas, garantindo que seus dados mais confidenciais permaneçam protegidos.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM hoje mesmo e explore as várias formas disponíveis para sua organização evitar acessos não autorizados a contas privilegiadas.