Sua organização pode eliminar acessos permanentes implementando acessos Just-in-Time (JIT), utilizando isolamento remoto de navegadores (RBI), implementando acesso à rede de confiança zero (ZTNA) e seguindo
Há vários casos de uso para uma solução de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM), incluindo acesso remoto seguro, gerenciamento de credenciais e aplicação de acesso com privilégios mínimos. O PAM ajuda as organizações a gerenciar o acesso de contas autorizadas a dados altamente confidenciais, incluindo departamentos de TI, RH ou funcionários que lidam com sistemas de folha de pagamento.
Continue lendo para saber mais sobre os diferentes casos de uso para PAM e por que você deve escolher o KeeperPAM® como sua solução.
1. Acesso remoto seguro
O PAM fornece controles de acesso seguros e monitoramento de sessões aos administradores de TI, garantindo que seus sistemas críticos e dados confidenciais possam ser gerenciados o tempo todo. Isso ajuda a proteger suas informações mais importantes e garante que todas as ações dos usuários sejam registradas e monitoradas. O PAM permite acessar essas informações remotamente, beneficiando sua organização se você estiver no escritório ou em qualquer lugar do mundo.
Imagine que sua organização precisa fornecer acesso remoto ao seu departamento de TI para solucionar um problema sem sacrificar a segurança. Quando você tem uma solução de PAM, pode garantir que seu departamento de TI tenha o acesso privilegiado necessário para trabalhar. Enquanto eles trabalham, suas sessões remotas são monitoradas para garantir que informações confidenciais estejam sendo acessadas apenas por usuários autorizados e que não haja uso indevido de privilégios.
2. Gerenciamento de credenciais
Uma solução de PAM protege as contas privilegiadas de sua organização armazenando as senhas em cofres digitais seguros. Se o departamento de TI de sua organização precisar acessar um banco de dados para corrigir um problema, mas um membro da equipe sair, você pode se preocupar com o comprometimento de senhas para dados confidenciais. Porém, com uma solução de PAM, as senhas de sua organização serão automaticamente rotacionadas e protegidas em um cofre acessível apenas por usuários autorizados. Sua organização pode reduzir o risco de roubo de credenciais e garantir a conformidade com as políticas de segurança usando o PAM, porque ele simplifica a rotação de senhas e os processos de gerenciamento.
Você também pode usar o PAM para rotacionar automaticamente senhas de funcionários e armazenar senhas de contas privilegiadas em um local seguro. A rotação automática de senhas é fundamental para organizações, especialmente nas contas privilegiadas, porque melhora sua segurança e reduz o risco de um usuário não autorizado obter acesso a dados confidenciais. Fazendo suas contas privilegiadas alterarem as senhas a cada 30, 60 ou 90 dias, as informações confidenciais de sua organização têm uma probabilidade menor de serem comprometidas.
3. Aplicação de privilégios mínimos
A maioria das soluções de PAM reforça o princípio do acesso com privilégios mínimos, dando aos usuários autorizados apenas o acesso necessário para fazerem seus trabalhos. Imagine dar a alguém em sua equipe de vendas o mesmo acesso a informações confidenciais de alguém que trabalha no RH. Isso não apenas não faria sentido com base na função de cada funcionário, mas também criaria preocupações com privacidade e um problema de segurança se ocorrer uma violação de dados. Manter o acesso com privilégios mínimos em contas privilegiadas reduz significativamente sua superfície de ataque, que são todos os pontos de entrada possíveis onde cibercriminosos podem acessar seu sistema e roubar dados. Ao conceder acesso apenas a funcionários que precisam de acesso privilegiado, você minimiza o impacto de um cibercriminoso acessar contas de funcionários, pois cada um deles terá acesso apenas ao que precisa.
Você também pode aplicar o acesso just-in-time (JIT), que dá aos funcionários e dispositivos acesso a informações privilegiadas apenas por um período específico e para uma determinada tarefa. Em vez de conceder acesso permanente a funcionários que não precisam, definir um limite de tempo para acessar informações confidenciais específicas também pode ajudar a evitar que cibercriminosos obtenham acesso não autorizado.
4. Gerenciamento do ciclo de vida de usuários
Com uma solução de PAM, você pode automatizar os ciclos de vida dos usuários, permitindo gerenciar as contas de seus funcionários durante o período em que eles trabalharem na organização. Uma maneira de usar o PAM é durante a integração de novos funcionários, pois ele garantirá que cada novo funcionário tenha acesso adequado a dados e recursos específicos com base em sua função. Se um funcionário for promovido e precisar de mais acesso a informações confidenciais, sua solução de PAM pode ajudar a atualizar o acesso. Você pode monitorar a atividade das contas de seus funcionários para garantir que eles estão seguindo as políticas de segurança e analisar as atividades se as contas forem comprometidas, para determinar quais dados um usuário não autorizado pode ter roubado.
O PAM também pode ser usado para desligar funcionários da empresa, simplificando a revogação de acesso e impedindo que informações confidenciais permaneçam com alguém que não trabalha mais em sua empresa. O uso do PAM simplifica os processos de integração e desligamento de todos os funcionários, especialmente daqueles que precisam de acesso a informações confidenciais.
5. Resposta a incidentes
Com uma solução de PAM, é possível acessar registros detalhados das atividades de contas privilegiadas em sua organização. Isso ajuda as equipes de resposta a incidentes a identificar quando alguém obteve acesso não autorizado a dados confidenciais e permite que elas respondam de forma eficaz.
Se sua organização ainda não tiver um plano de resposta a incidentes em vigor, você deve elaborar um para ajudar a identificar quando um ataque cibernético ocorrer, como responder a ele e como evitar que sua organização se torne uma vítima no futuro. As soluções de PAM ajudam na resposta a incidentes, porque sua equipe de resposta a incidentes pode analisar rapidamente registros de atividades para determinar quem realizou quais ações, entender como uma conta foi comprometida e revogar imediatamente o acesso de usuários não autorizados. Usar uma solução de PAM reduz o possível dano de uma violação de dados ou de uma conta privilegiada comprometida, porque sua equipe de resposta a incidentes pode agir de forma rápida e eficaz quando todas as atividades de usuários são registradas com segurança.
6. Auditorias de conformidade
O PAM pode fornecer à sua organização trilhas de auditoria abrangentes, mostrando a atividade de contas privilegiadas e garantindo que os funcionários sigam os padrões de segurança. Por exemplo: digamos que sua organização deve seguir a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), que exige pesos e contrapesos que forneçam exatidão e transparência ao divulgar informações e proteger o público contra erros contábeis. Usar uma solução de PAM pode ajudar sua organização a realizar auditorias de conformidade para garantir que apenas contas privilegiadas estejam acessando informações confidenciais.
Se sua organização não monitorar todas as atividades privilegiadas através de auditorias, quando ocorrer uma violação de dados você não poderá determinar o que aconteceu e em qual conta. Para organizações do setor de saúde, a conformidade com a Lei de Portabilidade e Responsabilidade sobre Seguros de Saúde (HIPAA) é necessária para proteger a privacidade e as informações médicas confidenciais dos pacientes. Com a quantidade de grandes organizações que sofreram ataques de malware em 2024, incluindo a Change Healthcare e a Ascension Hospital, ter uma solução de PAM em vigor permite que sua organização atenda aos requisitos da HIPAA e proteja informações privilegiadas de usuários não autorizados.
Escolha o KeeperPAM como sua solução de PAM
Embora haja muitas soluções de PAM disponíveis para sua organização, você deve escolher o KeeperPAM como sua solução, porque ele protege as credenciais de login de funcionários, segredos e contas privilegiadas, para minimizar o risco de ataques cibernéticos. O KeeperPAM fornece à sua organização uma maneira conveniente de gerenciar contas privilegiadas, segredos, credenciais de contas privilegiadas e muito mais em uma plataforma unificada e de confiança zero.
Solicite uma demonstração do KeeperPAM para experimentar como uma solução de PAM moderna pode melhorar a segurança e a privacidade de suas contas mais confidenciais.