Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
Os vales-presente eletrônicos podem ser seguros de comprar; no entanto, há alguns riscos que você deve considerar antes de comprá-los. Alguns cibercriminosos compram vales-presente eletrônicos com informações de pagamento roubadas e os revendem para outras pessoas com lucro. Como os vales-presente eletrônicos exigem pouca ou nenhuma informação pessoal, cibercriminosos podem se safar enganando as pessoas com vales-presente eletrônicos.
Continue lendo para saber mais sobre os riscos de se usar vales-presente eletrônicos e como você pode evitar ser enganado.
Vales-presente físicos versus vales-presente eletrônicos: qual é mais seguro?
A principal diferença entre vales-presente físicos e vales-presente eletrônicos é sua tangibilidade. Um vale-presente físico pode ser entregue de uma pessoa para outra, enquanto um vale-presente eletrônico pode ser enviado digitalmente para seu destinatário usá-lo online. Os vales-presente físicos devem ser mantidos na sua carteira ou em um lugar seguro, enquanto os vales-presente eletrônicos podem ser mantidos no seu celular ou dispositivo eletrônico em uma pasta ou carteira móvel. Embora comprar vales-presente físicos acarrete o risco de adulteração, vales-presente eletrônicos são seguros apenas para comprar de fontes confiáveis. Caso contrário, golpistas podem roubar suas informações privadas, os cartões podem não ter dinheiro neles, ou podem até ter sido hackeados.
Riscos de segurança de vales-presente eletrônicos
Antes de comprar um vale-presente eletrônico, veja alguns dos riscos de segurança mais importantes que você deve conhecer.
Golpistas vendem vales-presente eletrônicos falsos
Se você comprar um vale-presente eletrônico de um site ilegítimo, pode acidentalmente comprar um vale-presente eletrônico de um golpista que roubará suas informações pessoais e seu dinheiro. Golpistas vendem vales-presente eletrônicos falsos em sites que são projetados para parecer confiáveis, mas não são, e quando você preenche suas informações para concluir sua compra, essas informações pessoais vão para um golpista que pode usar suas informações para acessar suas contas. Você não apenas não receberá um vale-presente eletrônico real, mas também perderá seu dinheiro e potencialmente terá suas informações privadas roubadas nesse tipo de ataque de phishing
Vales-presente eletrônicos roubados
Os vales-presente eletrônicos são entregues por email ou SMS, então há sempre uma chance de serem roubados. Como emails e mensagens de texto não são criptografados, um cibercriminoso pode interceptar uma mensagem e roubar um vale-presente eletrônico. Isso também pode acontecer se você demorar muito tempo para usar seu vale-presente eletrônico. Se um cibercriminoso obter acesso à sua conta de email e encontrar a mensagem contendo um vale-presente eletrônico, ele pode usá-lo antes que você tenha a chance.
Hacking de vales-presente eletrônicos
Recentemente, cibercriminosos têm usado bots para testar milhares de números de vales-presente eletrônicos e códigos de ativação para hackear vales-presente eletrônicos válidos. Como grandes quantidades de tarefas podem ser atribuídas aos bots, cibercriminosos dependem de sua natureza rápida e eficaz para tentar diferentes combinações de números e códigos.
Enviar um vale-presente eletrônico para o destinatário errado
Como os vales-presente eletrônicos são enviados digitalmente, eles podem potencialmente ser enviados para a pessoa errada se o remetente não for cauteloso. Qualquer pessoa que receber um vale-presente eletrônico acidentalmente pode excluí-lo ou usá-lo para si mesma, o que torna a compra um desperdício, pois seu destinatário pretendido não recebeu o vale-presente eletrônico. O destinatário errado também saberia seu endereço de email, o que pode levá-lo a descobrir outras informações privadas se o destinatário tiver intenções maliciosas.
Como evitar os riscos de vales-presente eletrônicos
Felizmente, há algumas coisas simples que você pode fazer para evitar os riscos de segurança associados a vales-presente eletrônicos.
Compre vales-presente eletrônicos de vendedores confiáveis
Uma das coisas mais importantes a lembrar ao comprar vales-presente eletrônicos é que você deve comprá-los apenas de vendedores confiáveis. Vendedores confiáveis, como a Amazon ou a Target, garantem que seu vale-presente eletrônico seja legítimo e não seja adulterado. Você pode saber se um vendedor é confiável garantindo que seu site seja legítimo, tenha avaliações confiáveis e mantenha uma reputação positiva. Comprar de vendedores confiáveis é crucial porque muitas pessoas compram vales-presente eletrônicos de mercados online, como o Facebook ou o eBay, que estão cheios de golpistas que enviarão vales-presente eletrônicos inválidos após receberem seu dinheiro.
Certifique-se de ter as informações de contato corretas
Para evitar enviar um vale-presente eletrônico para a pessoa errada, verifique se você tem as informações de contato certas para seu destinatário pretendido antes de enviá-las. Alguém pode ter mudado o número de telefone ou pode estar usando um endereço de email diferente do que você salvou para essa pessoa, então certifique-se de ter as informações corretas.
Se você for um destinatário, proteja sua conta de email
Você deve manter uma conta de email segura por muitas razões, incluindo para evitar que vales-presente eletrônicos sejam roubados da sua caixa de entrada. Como os emails podem ser interceptados e sua conta de email pode ser hackeada, certifique-se de usar uma senha forte e exclusiva para sua conta de email para torná-la mais difícil de ser quebrada por um cibercriminoso. Uma maneira adicional de proteger sua conta de email é habilitando a autenticação de dois fatores (A2F) para uma segurança adicional, o que exige que qualquer pessoa que tente acessar sua conta forneça uma verificação adicional da sua identidade. Isso não apenas protegerá o resto dos seus emails e contas, mas também garantirá que seus vales-presente eletrônicos não sejam roubados devido a senhas fracas ou falta de segurança.
Use imediatamente um vale-presente eletrônico que você receber
Após receber um vale-presente eletrônico, é melhor usá-lo imediatamente. Em vez de esperar por uma ocasião especial ou potencialmente esquecer que você tem um vale-presente eletrônico, usá-lo imediatamente garante que um cibercriminoso não o intercepte por meio de um email ou mensagem de texto não criptografados. É útil adicionar um vale-presente eletrônico novo à sua carteira digital ou conta online com o fornecedor associado para garantir que você use seu vale-presente.
Compre e use vales-presente eletrônicos com segurança
Você pode comprar e usar vales-presente eletrônicos com segurança evitando golpes de phishing, tendo cautela para comprá-los apenas de fontes confiáveis e validando as informações de contato corretas.