Há vários riscos associados ao armazenamento de senhas nas Planilhas Google, incluindo a falta de criptografia de ponta a ponta por padrão e a falta de
Ao investir em um gerenciador de senhas, você deve seguir algumas práticas recomendadas ao configurá-lo para garantir que suas informações permaneçam seguras. Algumas das práticas recomendadas ao usar um gerenciador de senhas incluem criar uma senha principal forte, habilitar a MFA, alterar senhas fracas, auditar suas senhas e definir um temporizador de logout por inatividade.
Continue lendo para saber mais sobre as práticas recomendadas ao usar um gerenciador de senhas como o Keeper®.
1. Crie uma senha principal forte
Um gerenciador de senhas é conveniente porque todas as suas credenciais de login são mantidas em um só lugar, e a única senha que você precisa memorizar para acessar suas informações privadas é sua senha principal. Como sua senha principal é a chave para acessar todas as suas informações confidenciais, é importante torná-la forte.
Há uma linha tênue entre tornar essa senha principal fácil de memorizar e também ser exclusiva o suficiente para ser segura. Você pode criar uma senha principal forte certificando-se de que ela tenha pelo menos 16 caracteres, use uma combinação de letras, números e símbolos e não inclua informações pessoais.
2. Habilite a MFA no seu gerenciador de senhas
É importante habilitar a autenticação multifator (MFA) no seu gerenciador de senhas e em todas as suas contas. A MFA refere-se a uma medida de segurança adicional que exige que você forneça a um aplicativo ou site uma forma extra de autenticação para verificar sua identidade. Com a MFA habilitada no seu gerenciador de senhas, um cibercriminoso não poderia acessar seu cofre digital sem uma forma adicional de autenticação, como um código de um aplicativo autenticador, sua impressão digital, um PIN ou até mesmo sua localização.
3. Altere imediatamente senhas fracas, reutilizadas e comprometidas
Alterar suas senhas fracas, reutilizadas e comprometidas é muito importante, porque quanto mais tempo você mantiver suas senhas fracas, maior a chance de cibercriminosos quebrá-las e acessarem suas informações. O Keeper Password Manager ajuda os usuários a evitar o uso de senhas fracas ou reutilizadas verificando senhas existentes e identificando quais devem ser substituídas por novas senhas mais fortes.
Dependendo da funcionalidade oferecida pelo seu gerenciador de senhas, ele também pode ser capaz de dizer quais das suas senhas foram comprometidas, o que significa que foram expostas na dark web. Após notificá-lo quando uma de suas senhas for comprometida, um gerenciador de senhas é muito útil e pode ajudá-lo a fazer alterações rápidas nas suas credenciais de login antes que suas informações privadas sejam acessadas por cibercriminosos.
4. Audite suas senhas com frequência
Para usuários que têm muitas contas online, um gerenciador de senhas ajudará a manter o controle de suas credenciais de login, além de mantê-las seguras. Como alguns gerenciadores de senhas podem dizer quais das suas senhas são fracas, reutilizadas ou comprometidas, é útil fazer auditorias de senhas com frequência para garantir que suas senhas sejam todas fortes. O Keeper Password Manager tem uma funcionalidade de auditoria chamada Auditoria de Segurança, onde você pode ver se suas senhas se enquadram em categorias fortes, médias ou fracas, e se foram reutilizadas. Para as senhas que são classificadas como fracas, você pode atualizá-las facilmente usando o Keeper Password Manager.
5. Defina um temporizador de log-out por inatividade
Imagine que você está em um café fazendo um trabalho. Sem o seu conhecimento, alguém no café viu você digitar seu PIN no seu laptop. Ao sair do seu laptop por um momento rápido, um cibercriminoso desbloqueia seu laptop e rouba suas senhas e outras informações privadas antes de você voltar, porque você não tem um temporizador de log-out.
Felizmente, se você habilitar um temporizador de log-out com o KeeperFill, seu dispositivo desativará seu gerenciador de senhas após um determinado período de inatividade. Como a maioria dos gerenciadores de senhas integrados no seu navegador mantém você conectado, suas senhas seriam facilmente acessíveis a qualquer pessoa que acesse seu dispositivo. Ao usar o KeeperFill e seu temporizador de log-out por inatividade, suas senhas permanecerão protegidas, mesmo após você se afastar do seu dispositivo.
Proteja seu gerenciador de senhas para obter uma segurança ideal
Usar um gerenciador de senhas para armazenar suas informações privadas e credenciais de login mantém você muito mais seguro do que não usar. No entanto, se você usar um gerenciador de senhas e implementar essas práticas úteis, garantirá que suas contas online e informações confidenciais permaneçam seguras.
Se você não mantém suas credenciais de login em um gerenciador de senhas, experimente o Keeper Password Manager hoje ao iniciar uma avaliação gratuita de 30 dias. Se você usar outro gerenciador de senhas, o Keeper oferece a importação direta de outros gerenciadores de senhas para facilitar a mudança.