Há vários riscos associados ao armazenamento de senhas nas Planilhas Google, incluindo a falta de criptografia de ponta a ponta por padrão e a falta de
Se sua senha foi exposta em um vazamento de dados, há várias coisas que você deve fazer, começando por alterá-la. Você pode estar se perguntando: “Como eu poderia saber se minha senha estivesse no meio de um vazamento de dados?” Se você tiver um iPhone e salvar suas senhas no seu iCloud Keychain, pode já ter visto essa mensagem:
“Essa senha foi exposta em um vazamento de dados, o que representa um alto risco de comprometimento para essa conta”. Você deve alterar sua senha imediatamente.
Assim como a mensagem sugere, você deve alterar sua senha no momento que souber que ela foi exposta em um vazamento de dados. Se você não tiver um iPhone, pode usar uma ferramenta gratuita de varredura da dark web para conferir se alguma de suas senhas está exposta.
Um vazamento de dados ocorre quando uma organização libera informações confidenciais sem querer. Quando sua senha é exposta em um vazamento de dados, significa que cibercriminosos podem obter acesso a qualquer conta na qual você usou essa senha, favorecendo ataques cibernéticos ou até mesmo um roubo de identidade.
Continue lendo para saber mais sobre o que você deve fazer se sua senha for exposta em um vazamento de dados e como proteger suas contas contra isso.
Como senhas são expostas em vazamentos de dados?
Sua senha pode ser exposta em um vazamento de dados se uma empresa na qual você tem uma conta expuser acidentalmente informações de clientes, devido a um erro ou uma vulnerabilidade.
Apesar do vazamento de dados não ser intencional ou malicioso, cibercriminosos aproveitam as senhas que são expostas de algumas maneiras. Em primeiro lugar, os cibercriminosos podem coletar as senhas que foram comprometidas e fazer login nas contas para obter acesso às suas informações privadas.
Outra coisa que eles podem fazer é obter lucro financeiro publicando dados vazados na dark web. A dark web é uma parte da internet que fornece canais anônimos para cibercriminosos praticarem tráfico ilegal. Nesse cenário, sua senha que foi exposta no vazamento de dados seria traficada na dark web para outros cibercriminosos. Se você quiser saber se suas credenciais de login estão atualmente na dark web, tente usar nossa ferramenta gratuita de varredura da dark web.
Medidas a tomar se sua senha for exposta em um vazamento de dados
Agora que sabemos como suas senhas podem ser expostas em vazamentos de dados, vamos entender o que fazer se isso acontecer com você.
Altere sua senha imediatamente
Se sua senha for exposta em um vazamento de dados, a primeira coisa que você deve fazer é alterá-la. É especialmente importante alterar a senha que foi vazada se você tiver usado essa mesma senha ou uma versão semelhante em outra conta.
Se você tem dificuldade para criar uma senha exclusiva e forte, deve usar um gerador de senhas ou um gerador de frases secretas. Usar um gerador de senhas permite que você escolha o tamanho do caractere e a inclusão de números, caracteres especiais e letras maiúsculas ou minúsculas na sua senha exclusiva. Semelhante a um gerador de senhas, um gerador de frases secretas produz uma senha longa, composta por combinações aleatórias de palavras e números. Usar qualquer uma dessas ferramentas tornará suas senhas muito difíceis de serem quebradas por cibercriminosos, devido à sua aleatoriedade e complexidade, o que protege suas informações confidenciais.
Habilite a MFA na conta
Embora seja sempre bom habilitar a autenticação multifator (MFA) nas suas contas para ter segurança adicional, você deve priorizar a ativação da MFA em qualquer conta que tenha sido exposta a um vazamento de dados. A MFA garante a segurança da sua conta exigindo mais de uma forma de autenticação para acessá-la, como uma resposta a uma pergunta de segurança, um código de aplicativo autenticador ou sua impressão digital. Se você tiver habilitado a MFA na sua conta, um cibercriminoso com sua senha vazada não poderá acessá-la, porque precisaria das informações adicionais.
Monitore contas em busca de atividades suspeitas
Após sua senha ser exposta em um vazamento de dados, você deve ficar de olho nas suas contas em busca de atividades suspeitas. Por exemplo, se a senha de uma de suas contas financeiras for exposta em um vazamento de dados, você deve configurar alertas de “atividades incomuns” para o caso de alguém obter acesso à sua conta. Esses alertas enviarão notificações sobre qualquer atividade anormal na sua conta.
Como proteger suas contas online contra vazamentos de dados
Mesmo que nenhuma de suas senhas tenha sido exposta em um vazamento de dados, nunca se sabe quando isso pode afetar você. Siga essas etapas para proteger suas contas contra vazamentos de dados:
Quando estiverem disponíveis, use passkeys em vez de senhas
Uma das melhores maneiras de proteger suas contas contra vazamentos de dados é usando uma passkey em vez de uma senha. Uma passkey é uma alternativa que não exige que você insira uma senha para fazer login em uma conta. Usar uma passkey em vez de uma senha, sempre que possível, torna mais difícil para cibercriminosos acessarem sua conta.
Você pode armazenar suas passkeys da mesma forma que faria com senhas: em um gerenciador de passkeys seguro e digital. Tudo o que você precisa fazer é criar sua passkey para uma conta, e toda vez que quiser fazer login nela, seu gerenciador de passkeys fará todo o trabalho usando a passkey.
Habilite a MFA sempre que puder
Como mencionado antes, habilitar a MFA quando for possível é uma ótima maneira de garantir a segurança das suas contas. Se sua senha for exposta em um vazamento de dados, mas você tiver habilitado a MFA antes disso, isso impedirá que um cibercriminoso faça login na sua conta, porque ele não poderá fornecer a segunda forma de autenticação.
Invista em uma ferramenta de monitoramento da dark web
Investir em uma ferramenta de monitoramento da dark web antes que sua senha seja exposta em um vazamento de dados garantirá que cibercriminosos não vendam suas credenciais na dark web. Ao usar uma ferramenta de monitoramento da dark web, ela verificará a dark web continuamente para você e enviará notificações se suas credenciais forem encontradas.
Uma ferramenta de monitoramento da dark web que você pode usar é o BreachWatch®, que funciona em conjunto com o Keeper Password Manager. O BreachWatch é um complemento do Keeper Password Manager que detecta quais das suas senhas armazenadas podem ser encontradas na dark web. Ao notificá-lo imediatamente após a verificação de suas senhas, o BreachWatch permite que você aja rapidamente para alterar sua senha em risco o mais rápido possível.
Não deixe que vazamentos de dados comprometam suas contas
Mesmo que uma empresa vaze suas credenciais de login acidentalmente, as consequências de suas informações privadas estarem disponíveis na dark web podem ser graves. Porém, ao tomar as medidas necessárias para alterar imediatamente sua senha e habilitar a MFA nas suas contas, você conseguirá proteger seus dados.
Comece a usar o Keeper Password Manager hoje com uma avaliação gratuita de 30 dias para poder começar a criar senhas exclusivas e fortes para suas contas. Use o BreachWatch para proteger sua identidade e senhas contra comprometimento na dark web.