A TikTok Shop geralmente é segura para fazer compras, mas é importante ter cuidado ao comprar nesse marketplace online. A TikTok Shop é um segmento da
O provisionamento por SCIM (Sistema de Gerenciamento de Usuários entre Domínios) é uma ferramenta que ajuda a simplificar o gerenciamento de informações de usuários em diferentes sistemas. As informações necessárias em vários dispositivos ou sistemas serão as mesmas. Logo, em vez de um usuário inserir suas informações diversas vezes para acessar dados, o SCIM conecta sua identidade aos vários sistemas de sua organização.
Continue lendo para conhecer como o provisionamento por SCIM pode ser usado, como ele funciona e seus benefícios.
Para que é usado o provisionamento por SCIM?
Com o provisionamento por SCIM, você pode provisionar usuários para criar, manter e atualizar contas, além de conceder permissão para acessar aplicativos específicos baseados em nuvem. Quanto mais funcionários sua organização contratar, mais contas precisarão ser criadas para seus aplicativos e sistemas baseados em nuvem. Através do processo automatizado de provisionamento por SCIM, seus administradores de TI não precisarão mais criar e gerenciar contas de usuários manualmente, o que reduz significativamente a duração e a complexidade dessa tarefa.
O SCIM é um protocolo padrão aberto baseado em HTTP, o que significa que ele usa métodos de solicitação HTTP para gerenciar dados de usuários. Em termos mais simples, as regras padronizadas do SCIM podem auxiliar diferentes sistemas a se comunicarem através da internet. Por exemplo: se sua organização utilizar várias ferramentas e sistemas diferentes, cada um deles precisará saber quem são os usuários autorizados e quais suas permissões. Quando sua organização usa o provisionamento por SCIM, sua equipe de RH pode criar a conta de um novo funcionário e compartilhá-la com as ferramentas ou sistemas adequados que eles precisarão acessar. Isso permite que várias partes de sua organização trabalhem juntas e mantenham a consistência das informações de usuários em muitos sistemas. Se você tiver contas que precisem acessar dados confidenciais, o SCIM apoia o Princípio do Privilégio Mínimo (PoLP) deixando você definir as permissões de um funcionário, provisioná-las automaticamente com base em suas funções e garantir que apenas usuários autorizados tenham acesso a informações específicas.
Como funciona o provisionamento por SCIM
O provisionamento por SCIM usa um esquema, que define quais dados podem ser armazenados e gerenciados para determinados usuários e recursos. Por exemplo: um nome de usuário e um endereço de email específicos devem ser armazenados com o usuário afiliado. Com o provisionamento por SCIM, as informações de um usuário podem ser organizadas e consistentes em vários sistemas, simplificando o processo de gerenciamento.
No SCIM, há duas funções: o “cliente” e o “provedor de serviços”. O “cliente” é geralmente o sistema de gerenciamento de identidade e acesso (IAM) de uma organização, e o ‘provedor de serviços’ é um aplicativo de software como serviço (SaaS). Como seu sistema de IAM gerencia as identidades e permissões que os provedores de serviços exigem, o SCIM pode simplificar o processo de criação, alteração ou exclusão de contas em todos os sistemas para manter todas as informações atualizadas e em sincronia.
Usando uma interface de programação de aplicativos de transferência de estado representacional (API RESTful), o provisionamento por SCIM transforma métodos de solicitação HTTP comuns em operações de Criar, Ler, Atualizar e Excluir (CRUD). O SCIM cria um novo usuário em um sistema quando você contrata um funcionário, enviando uma solicitação com o nome e o endereço de email do usuário para criar uma conta. Em seguida, o SCIM obtém (lê) informações sobre um usuário específico, o que pode ser útil quando você precisa de mais detalhes sobre um usuário existente, como sua função. O SCIM atualiza as informações existentes quando você solicita modificações na função ou nos detalhes de um usuário no sistema, como um novo endereço de email para um funcionário existente. Por fim, o SCIM pode excluir usuários quando você precisa removê-los do sistema, como quando usuários são desvinculados. Isso ajuda sua organização a garantir que as informações dos usuários estejam atualizadas e organizadas em todos os sistemas organizacionais.
Os benefícios do provisionamento por SCIM
O provisionamento por SCIM traz vários benefícios, incluindo facilitar a implementação de logon único (SSO), aumentar a produtividade, reduzir erros humanos e melhorar a segurança geral.
1. Permite o uso de logon único (SSO)
O logon único (SSO) autêntica usuários em vários aplicativos usando uma única credencial de login. Assim, um funcionário não precisa continuar fazendo login em vários aplicativos. O SSO reduz o tempo perdido com uma tarefa simples e elimina a necessidade de funcionários lembrarem várias senhas para fazerem seu trabalho diário. Os funcionários podem usar o SSO para acessar todos os recursos necessários, e o SCIM permite que o SSO simplifique a experiência dos usuários para fazerem login em mais de um aplicativo. O provisionamento por SCIM com SSO beneficiará sua organização, porque não apenas seus funcionários terão mais facilidade para fazer login em vários sistemas, mas suas permissões de usuário também estarão sincronizadas entre esses sistemas.
2. Aumenta a produtividade em toda a organização
Como os processos automatizados do SCIM eliminam a necessidade de administradores criarem e atualizarem manualmente os detalhes de cada usuário em vários aplicativos, sua organização se tornará mais produtiva concentrando-se em tarefas mais importantes. As automações do SCIM liberam as equipes de TI de terem que criar e gerenciar integrações, com menos solicitações para adicionar usuários ou atualizar as permissões de um usuário em vários aplicativos.
3. Reduz erros humanos
As automações do SCIM reduzem o risco de erros humanos, porque seus administradores não precisam mais inserir manualmente as informações de cada novo usuário em vários aplicativos. Isso também ajuda a eliminar contas desatualizadas ou “zumbis”, que podem ficar ocultas no segundo plano de seus sistemas se forem esquecidas e que um cibercriminoso pode usar como vulnerabilidade de segurança para se infiltrar neles.
4. Melhora os níveis de segurança e a conformidade
O SCIM torna simples e precisa a remoção de funcionários recém-desvinculados de todos os aplicativos. Quando sua organização habilitar o SSO, você aprimorará sua conformidade com as políticas de segurança reduzindo sua superfície de ataque e exigindo o uso da autenticação multifator (MFA). O SCIM permite que você tenha mais controle sobre as permissões de usuários autorizados, o que fortalece a segurança geral de sua organização.
Gerencie contas facilmente com o provisionamento por SCIM
O Keeper SSO Connect® é compatível com o SCIM, provisionando e desprovisionando usuários automaticamente quando eles entram ou saem de sua organização. Incluído no Keeper Enterprise, o Keeper SSO Connect garante que os usuários tenham acesso com privilégios mínimos, baseado em suas funções e permissões específicas.
Solicite uma demonstração para ver como o Keeper® pode proteger as credenciais de login de sua organização com uma arquitetura de segurança com conhecimento zero, além de aprimorar sua segurança geral com ferramentas compatíveis com o SCIM.