Usar chaves de segurança FIDO2 em contas privilegiadas é a melhor maneira de protegê-las contra ameaças internas e externas, porque elas oferecem maior segurança e comodidade
De acordo com o FBI, o skimming com cartões de crédito representa um prejuízo de aproximadamente US$ 1 bilhão por ano para indivíduos e bancos. Você pode identificar um skimmer de cartões de crédito procurando por um selo de segurança adulterado, verificando se há algo torto, balançando o leitor de cartão ou olhando dentro dele.
Continue lendo para saber mais sobre os skimmers de cartão de crédito, como identificá-los e o que você pode fazer se usar seu cartão em um deles.
O que é um skimmer de cartão de crédito?
Um skimmer de cartões de crédito é um dispositivo anexado a um leitor de cartões para digitalizar informações de cartões de crédito ou débito. Assim, um cibercriminoso pode roubar as informações de seu cartão e cometer fraudes. É possível identificar um skimmer de cartões de crédito porque ele é colocado por cima do leitor de cartões de verdade. Os skimmers de cartões de crédito geralmente são colocados em postos de gasolina ou caixas eletrônicos para roubar informações, porque esses lugares têm um alto volume de transações realizadas por muitas pessoas. Os cibercriminosos usam skimmers de cartões de crédito para roubar suas informações e fazer compras fraudulentas, criar cartões de crédito falsos ou até mesmo vender as informações de seu cartão de crédito na dark web.
Cinco maneiras de identificar um skimmer de cartões de crédito
Existem várias maneiras de descobrir se um leitor de cartões tem um skimmer anexado. Se você perceber qualquer sinal de um skimmer de cartões de crédito, denuncie imediatamente ao posto de gasolina ou operador do caixa eletrônico, para evitar que outras pessoas sejam enganadas.
1. Procure por um selo de segurança adulterado
Geralmente um selo de segurança é colocado nos painéis das bombas de combustível para mostrar que nada foi adulterado dentro delas. Se você perceber que um selo de segurança está ligeiramente rasgado ou tem a inscrição “nulo”, não use seu cartão nessa bomba de combustível.
2. Verifique se há algo torto
Se você olhar um leitor de cartões de perto, pode perceber se ele parece meio torto. Isso pode indicar um possível skimmer de cartões colocado por cima dele. Qualquer coisa fora do lugar faria o leitor de cartões parecer ligeiramente torto. Nesse caso, é melhor não usá-lo para proteger as informações do seu cartão.
3. Balance o leitor de cartões para conferir se está solto
Antes de inserir seu cartão em um leitor de cartões, verifique se ele está fixo. Um leitor de cartões solto pode balançar se tiver um skimmer de cartões de crédito anexado. Evite leitores de cartões soltos usando uma bomba de combustível diferente ou um caixa eletrônico fora de um banco.
4. Olhe dentro do leitor de cartões
Seja cauteloso antes de inserir seu cartão: primeiro olhe dentro do leitor de cartões. Pode haver algo inserido no leitor de cartões, como um circuito bem fino usado por cibercriminosos para roubar informações do seu cartão se ele passar despercebido. Se avistar qualquer pedaço fino de plástico dentro do leitor de cartões, não insira seu cartão.
5. Compare o leitor de cartões com outros próximos
Em um lugar como um posto de gasolina, deve haver várias bombas, cada uma com um leitor de cartões. Compare o leitor de cartões que você está prestes a usar com outros próximos antes de inserir seu cartão de crédito. Se notar que o leitor de cartões que você está prestes a usar parece diferente de outros próximos, use um diferente.
O que fazer se você for vítima de skimming de cartões de crédito
Se você se tornar uma vítima de skimming de cartões de crédito, pode fazer algumas coisas para proteger seu dinheiro e sua identidade.
Ligue para seu banco imediatamente
Na parte de trás do cartão de crédito que usou em um skimmer, você encontrará o número de telefone de seu banco. Entre em contato com seu banco através desse número imediatamente, informe que seu cartão foi vítima de skimming e solicite o cancelamento dele para evitar que seja usado em fraudes. Depois que o banco confirmar sua identidade, ele poderá enviar um novo cartão com um número diferente. Assim o cibercriminoso não pode continuar usando as informações do cartão roubado.
Registre um boletim de ocorrência na polícia
Comunicar a polícia sobre o skimming do seu cartão de crédito é importante porque eles podem investigar e potencialmente encontrar o cibercriminoso que colocou o skimmer no leitor de cartões. Registre um boletim de ocorrência e forneça à polícia o nome e o endereço da empresa onde seu cartão sofreu o skimming. Denunciar à polícia pode beneficiar você e qualquer outra pessoa que também tenha sido vítima de skimming de cartão de crédito na mesma área.
Peça um congelamento de segurança em seu relatório de crédito
Como medida de segurança extra, você pode congelar seu relatório de crédito. Um congelamento de crédito geralmente é pedido quando você suspeita que se tornou vítima de roubo de identidade ou fraude. O objetivo de um congelamento de crédito é evitar que os credores acessem seu relatório de crédito, o que também impedirá que novos empréstimos sejam feitos em seu nome. Se alguém roubar as informações de seu cartão de crédito com um skimmer e você congelar seu crédito, não conseguirão abrir novas linhas de crédito em seu nome. Para congelar seu crédito, você precisa entrar em contato com cada uma das três principais agências de crédito: Experian, TransUnion e Equifax.
Evite tornar-se vítima de skimmers de cartões de crédito
Ter seu número de cartão de crédito e informações roubadas através de um skimmer de cartões de crédito pode ser assustador e estressante. Evite tornar-se uma vítima de skimming seguindo estas dicas:
- Use senhas fortes e exclusivas em suas contas bancárias e de cartão de crédito
- Mantenha seu cartão físico em um lugar seguro
- Ative notificações para quando qualquer transação for feita em seu cartão de crédito ou débito
- Use pagamento por aproximação sempre que possível, em vez de inserir o cartão em um leitor
- Verifique regularmente seu relatório de crédito para garantir que as contas de crédito em seu nome são legítimas
- Use o Apple Pay ou o Google Pay para fazer compras, pois assim o número do seu cartão de crédito não é compartilhado com os lojistas
- Pague usando seu cartão de crédito em vez de um cartão de débito, porque o primeiro oferece mais proteção e você não será responsabilizado pelo reembolso de cobranças fraudulentas