2024 foi um ano ocupado para os ataques de malware. Até agora neste ano, grandes empresas como a Change Healthcare, Ticketmaster, Ascension Hospital, ABN AMRO e
Atualizado em 5 de junho de 2023.
Com o clima de segurança cibernética em constante mudança, as organizações continuam a implementar novas soluções de segurança para impedir que cibercriminosos acessem seus ambientes.
Em 2022, as passkeys foram introduzidas. A partir de junho de 2023, o Keeper oferece suporte ao uso de passkeys em nossas extensões de navegador para Chrome, Firefox, Edge, Brave e Safari.
Continue lendo para descobrir o que você precisa saber sobre as passkeys e como o Keeper planeja oferecer suporte a elas em 2023.
Você esqueceu sua senha… novamente?
Não seria ótimo se você nunca mais tivesse que lidar com senhas? Bem, temos ótimas notícias para você! Conheça a passkey, uma nova tecnologia sem senhas construída com base nos padrões do setor pelo World Wide Web Consortium (W3C) e pela FIDO Alliance e apoiada pela Apple, Google, Microsoft, Paypal, eBay e muito mais.
Mais recentemente, a versão 14 do Android anunciou uma versão alfa do Credential Manager – uma nova API do Jetpack que permite simplificar a autenticação de seus usuários – enquanto aumenta a segurança – com passkeys. Uma implementação adequada de passkeys é mais segura contra cibercriminosos do que senhas.
Parece ótimo! Mas o que é uma passkey?
Em sua forma mais simples, uma passkey é uma chave criptográfica que permite fazer login em contas e aplicativos sem precisar inserir uma senha. Pense nisso como uma versão digital de um cartão chave armazenado no seu telefone, tablet ou computador. Um passkey aproveita a biometria no seu dispositivo, como sua impressão digital ou reconhecimento facial.
As passkeys possibilitam que você faça login em aplicativos e contas compatíveis da mesma maneira que desbloqueia seu telefone ou tablet com sua impressão digital ou face.
Os benefícios das passkeys
Por padrão, as passkeys são muito mais seguras do que as senhas. Elas não podem ser comprometidas em tentativas de phishing ou roubadas em violações de dados e, como exigem que o usuário tenha um dispositivo confiável, elas oferecem suporte à autenticação de dois fatores (2FA) por natureza.
Onde são suportadas as passkeys?
Apple, Google e Microsoft começaram a incorporar o suporte a passkey em seus sistemas operacionais. Esses fornecedores são responsáveis por sincronizar as passkeys entre os dispositivos do usuário e por restaurar as passkeys no caso de perda de um dispositivo. O uso de passkeys em um dispositivo é limitado à versão específica do sistema operacional.
Sites suportados
Os desenvolvedores de sites e aplicativos são responsáveis por incorporar o suporte a passkey em seus fluxos de login. O principal desafio aqui é que muitos sites já oferecem suporte a uma variedade de opções de login, incluindo senhas e “Faça login com o Google/Facebook/Apple/Github/etc…” Os sites devem encontrar a melhor maneira de apresentar essa nova opção aos seus usuários.
Atualmente, existem alguns sites que oferecem suporte a passkeys e, normalmente, você precisa visitar a página de “segurança” do site para ativar uma passkey para o seu dispositivo.
Como as famílias geralmente usam uma variedade de tipos de dispositivos e navegadores, sincronizar passkeys entre esses ambientes de maneira segura, perfeita e elegante será difícil, o que provavelmente prolongará a adoção em grande escala.
Usar passkeys entre diferentes sistemas operacionais, como um Mac com um dispositivo Android, apresenta desafios significativos de usabilidade e segurança. Embora tenha havido progressos, esperamos um longo caminho pela frente para tornar as passkeys mais fáceis de usar, especialmente para usuários e consumidores não técnicos.
Para ver uma lista cada vez maior de sites com suporte a passkeys, visite nosso Diretório de Passkeys.
Trazendo passkeys para o Keeper em 2023
O Keeper Security está constantemente inovando com as opções mais recentes de segurança para indivíduos, famílias e empresas para fazer login com segurança em aplicativos sem o uso de senhas. Isso inclui passkeys, além de outros métodos de verificação de credenciais. Sabemos que as mudanças podem ser difíceis, especialmente ao se ajustar à sua segurança on-line. Mas o Keeper está comprometido com a segurança de nossos clientes com 100% de transparência sobre os métodos de segurança que usamos.
Embora as passkeys possam eliminar senhas para alguns sites, levará algum tempo antes que elas sejam onipresentes. E você ainda precisa de um método seguro para armazenar todas elas, desde senhas tradicionais até as mais recentes passkeys. É aí que o Keeper Security entra em jogo. Estamos nos preparando para ajudar você a criar, armazenar e acessar todas as suas passkeys diretamente do seu cofre da web do Keeper, aplicativo para desktop e extensões de navegador, além das senhas, informações, fotos e arquivos que você já armazena no seu cofre. A extensão do navegador do Keeper será atualizada automaticamente se você já a tiver instalada. Os usuários podem usar a versão de pré-visualização agora seguindo este guia do usuário.
Armazenar passkeys no seu Keeper Vault oferece acesso às suas passkeys, não importa de onde você esteja fazendo login, permitindo que você as use em diferentes navegadores e sistemas operacionais. O suporte para nosso aplicativo para desktop chegará em breve. O suporte para Android virá com o lançamento do Android 14 e da Apple com o iOS17 no final deste ano.
Veja como isso funcionará:
As passkeys ainda não são suportadas por todos os sites ou plataformas. Portanto, todos ainda usarão tanto senhas como passkeys por um longo tempo. O Keeper está animado com o futuro sem senhas e, à medida que todos fazem a transição para essa nova tecnologia, nos certificaremos de manter nossos clientes atualizados sobre onde você pode começar a usar passkeys, como configurá-las e, claro, como o Keeper pode ajudar você a gerenciar suas passkeys, senhas e outros dados confidenciais.
Saiba mais sobre a autenticação sem senhas.
Tem uma pergunta ou uma sugestão? Diga-nos enviando uma mensagem para feedback@keepersafety.com.