Um gerador de senhas é uma ferramenta on-line que cria automaticamente senhas fortes e aleatórias com o clique de um botão. Para criar senhas únicas, um
Cibercriminosos utilizam uma variedade de ataques cibernéticos para roubar suas informações confidenciais. No entanto, um gerenciador de senhas pode ajudar a evitar que você seja vítima deles. Gerenciadores de senhas protegem suas informações confidenciais contra roubo por usuários não autorizados, garantindo que suas senhas sejam fortes e exclusivas. Eles também protegem suas informações confidenciais contra roubo utilizando recursos de preenchimento automático e criptografia.
Continue lendo para saber mais sobre ataques cibernéticos comuns e como gerenciadores de senhas podem ajudá-lo a evitá-los.
O que é um gerenciador de senhas?
Um gerenciador de senhas é uma ferramenta que ajuda a armazenar e gerenciar seus dados pessoais em um cofre digital seguro. Suas credenciais de login, informações de cartões de crédito, número do CPF e outras informações confidenciais podem ser armazenadas no seu cofre digital pessoal. O cofre é criptografado e somente pode ser acessado utilizando uma senha principal forte. Com um gerenciador de senhas, você pode gerenciar facilmente todas as suas senhas e informações confidenciais em um só lugar, compartilhar com segurança qualquer um dos registros no seu cofre e evitar ataques cibernéticos que permitem que cibercriminosos roubem suas informações.
Ataques cibernéticos comuns que você pode evitar com um gerenciador de senhas
Aqui estão os ataques cibernéticos comuns que cibercriminosos utilizam para roubar suas informações confidenciais e como eles podem ser evitados com um gerenciador de senhas.
Ataque de força bruta simples
Um ataque de força bruta simples é um tipo de ataque cibernético relacionado a senhas no qual cibercriminosos utilizam tentativa e erro para testar diferentes combinações para descobrir suas credenciais de login. Cibercriminosos utilizam uma ferramenta automatizada para testar todas as combinações de letras, números e símbolos possíveis. Esse tipo de ataque cibernético explora pessoas que utilizam números ou letras sequenciais, padrões de teclas digitadas e números ou letras repetidos.
Solução:
Um gerenciador de senhas ajuda a evitar ataques de força bruta criando senhas fortes e exclusivas que são completamente aleatórias e omitem quaisquer sequências ou combinações comuns. Não é necessário memorizar suas senhas com um gerenciador de senhas porque estão armazenadas com segurança e acessíveis no seu cofre pessoal.
Ataque de dicionário
Um ataque de dicionário é outro tipo de ataque relacionado a senhas no qual cibercriminosos utilizam palavras e frases comuns do dicionário para quebrar as credenciais de login de uma pessoa. Cibercriminosos utilizam uma ferramenta automatizada para percorrer uma lista de palavras e frases mais comumente utilizadas. A ferramenta também insere variações das palavras e frases comuns que podem adicionar números ou símbolos ou letras substituidas por números.
Solução:
Um gerenciador de senhas pode ajudá-lo a evitar utilizar palavras e frases do dicionário comumente usadas gerando senhas fortes com sequências de caracteres aleatórias.
Alguns gerenciadores de senhas permitem criar frases de senha fortes. As frases de senha são uma sequência de palavras aleatórias que podem ser utilizadas como senha. Elas são seguras porque as palavras incluídas em uma frase de senha são completamente aleatórias, não se correlacionam entre si ou com o usuário e, quando combinadas, têm pelo menos 16 caracteres.
Pulverização de senhas
A pulverização de senhas é um tipo de ataque cibernético no qual cibercriminosos utilizam uma lista de nomes de usuário e tentam combinar um com uma senha comumente usada. Cibercriminosos coletam uma lista de nomes de usuário de um diretório público ou de código aberto. Eles percorrem toda a lista de nomes de usuário com uma senha comumente usada e repetem o processo com uma senha diferente. O objetivo desse método de ataque é acessar as contas de várias pessoas em um domínio.
Solução:
A pulverização de senhas depende da utilização de senhas comumente utilizadas, como “senha” ou “12345” para proteger suas contas. No entanto, um gerenciador de senhas pode ajudar a evitar o uso de senhas comuns. Ele identificará senhas fracas e permite que você as fortaleça utilizando o gerador de senhas integrado.
Preenchimento de credenciais
O preenchimento de credenciais é um tipo de ataque cibernético no qual cibercriminosos utilizam um conjunto verificado de credenciais de login para comprometer várias contas. Cibercriminosos obtêm credenciais de login verificadas de uma violação de dados, de um ataque cibernético anterior ou da dark web. Eles testam as credenciais de login para acessar outras contas que reutilizam essas credenciais, sabendo que as pessoas geralmente repetem as mesmas senhas em várias contas. O objetivo é comprometer várias contas do mesmo usuário.
Solução:
O preenchimento de credenciais é eficaz porque 56% das pessoas reutilizam suas senhas para várias contas. Gerenciadores de senhas ajudam a identificar contas que reutilizam senhas e incentivam os usuários a agir para alterar suas senhas. Gerenciadores de senhas ajudam os usuários a gerar senhas exclusivas com o gerador de senhas integrado.
Registradores de teclas
Os registradores de teclas são um tipo de malware que é instalado secretamente no dispositivo de uma vítima para registrar todas as teclas digitadas. Cibercriminosos entregam keyloggers secretamente explorando vulnerabilidades de segurança, ou por meio de trojans ou ataques de phishing. Eles utilizam registradores de teclas para registrar as credenciais de login da vítima e outras informações confidenciais quando as digitam em seu dispositivo.
Solução:
Se você tiver um registrador de teclas instalado no seu dispositivo sem o seu conhecimento, cibercriminosos podem roubar suas informações confidenciais toda vez que você as digitar. No entanto, gerenciadores de senhas podem proteger suas informações confidenciais contra registradores de teclas por meio do recurso de preenchimento automático. Sempre que for necessário fazer login nas suas contas, seu gerenciador de senhas preencherá automaticamente suas informações de login, o que significa que você não precisará digitá-las manualmente.
Ataque de spoofing
Ataques de spoofing são um tipo de ataque cibernético no qual cibercriminosos tentam se passar por outra pessoa para enganar alguém para que revele suas informações confidenciais. Um dos tipos mais comuns de ataques de spoofing que cibercriminosos utilizam é o spoofing de sites. Cibercriminosos criam sites maliciosos que parecem quase idênticos a sites legítimos para enganar as pessoas a revelar suas informações confidenciais, como suas credenciais de login ou informações de cartões de crédito.
Muitas pessoas não percebem que estão em um site falsificado, pois parecem quase idênticos aos de empresas legítimas e podem revelar suas informações confidenciais, sem saber. No entanto, gerenciadores de senhas podem ajudar a detectar e evitar que você forneça suas informações confidenciais em um site falsificado.
Solução:
Gerenciadores de senhas armazenam suas credenciais de login juntamente com a URL associada a essas credenciais. Sempre que você acessar uma página que corresponda à URL da página de login da sua conta, o gerenciador de senhas preencherá automaticamente suas informações de login. No entanto, se você acessar um site falsificado, o gerenciador de senhas não preencherá suas credenciais de login porque o URL não corresponde ao que está armazenado e você saberá que deve sair imediatamente.
Ataques indiretos
Ataques indiretos (MITM) são um tipo de ataque cibernético no qual cibercriminosos interceptam a transmissão de dados trocados entre duas partes. Cibercriminosos frequentemente se aproveitam de redes Wi-Fi públicas ou fabricadas porque não são criptografadas. Redes Wi-Fi não criptografadas permitem que cibercriminosos espionem, roubem ou modifiquem o tráfego de internet conectado.
Solução:
Cibercriminosos podem utilizar ataques MITM para roubar senhas e documentos enviados por e-mail ou mensagens SMS porque esses métodos de compartilhamento não são criptografados. No entanto, gerenciadores de senhas criptografam todas as suas informações, permitindo compartilhar suas senhas e documentos com segurança com outras pessoas, e evitar que cibercriminosos possam interceptá-las e visualizá-las.
Utilize o Keeper® para protegê-lo contra ataques cibernéticos
Embora um gerenciador de senhas não possa protegê-lo contra todas as ameaças cibernéticas, ele pode protegê-lo contra ataques cibernéticos, incluindo força bruta, ataques de dicionário, pulverização de senhas, preenchimento de credenciais, registradores de teclas, sites falsificados e ataques MITM. Um gerenciador de senhas garante que suas senhas sejam fortes e exclusivas para que não sejam facilmente quebradas. Ele também utiliza recursos de preenchimento automático e criptografia para proteger suas informações contra acesso não autorizado.
O Keeper Password Manager utiliza segurança de confiança zero e criptografia de conhecimento zero para garantir que apenas você tenha acesso às suas informações pessoais e mais ninguém.