O modo de navegação anônima, também conhecido como modo de navegação privada, impede que o navegador salve seu histórico de navegação em seu dispositivo. Ao ativar
Privilégios permanentes zero (ZSP) é uma estratégia de gerenciamento de acesso privilegiado (PAM) na qual as organizações limitam o acesso a dados confidenciais removendo todo o acesso permanente de usuários. Ela exige que os usuários solicitem acesso específico aos recursos necessários para concluir uma tarefa. Em vez de conceder aos usuários acesso contínuo, a ZSP concederá acesso temporário até que a tarefa esteja concluída.
Com o uso de privilégios permanentes zero, a confiança implícita nos usuários é removida, e exige-se que eles verifiquem constantemente sua identidade e sua necessidade de acessar recursos específicos. Ela ajuda a implementar uma abordagem de confiança zero na segurança, na qual todos os usuários humanos e não humanos devem verificar explicita e continuamente suas identidades e receber a menor quantidade de privilégios, apenas nos momentos necessários.
Continue lendo para saber mais sobre privilégios permanentes zero, os riscos dos privilégios permanentes, os benefícios de usar privilégios permanentes zero e como implementar com uma solução de PAM.
O que são privilégios permanentes?
Um privilégio permanente é um privilégio atribuído a um usuário que está “sempre vigente”. As organizações definem funções e responsabilidades para conceder aos usuários acesso permanente aos recursos específicos necessários para fazerem seu trabalho. Isso permite que os usuários acessem os recursos necessários de qualquer lugar e a qualquer momento. Privilégios permanentes são convenientes para os usuários e permitem o acesso imediato aos recursos necessários. No entanto, usuários que têm acesso constante a esses recursos provocam riscos de segurança que podem comprometer a organização.
Os riscos dos privilégios permanentes
Privilégios permanentes criam o risco de acesso excessivo e possíveis violações de dados. Se um cibercriminoso obter acesso não autorizado à rede de uma organização, pode explorar privilégios permanentes para acessar dados e sistemas confidenciais. Veja alguns dos riscos comuns provocados por privilégios permanentes.
Acúmulo de privilégios desnecessários
O acúmulo de privilégios desnecessários refere-se a um aumento gradual nos níveis de acesso à rede que vão além do necessário para que um indivíduo faça seu trabalho. Isso geralmente acontece como resultado de um gerenciamento de acesso privilegiado inadequado, no qual as organizações esquecem de remover privilégios desnecessários, ou através do uso de TI invisível para contornar as restrições de rede e concluir uma tarefa. Cibercriminosos tentam comprometer contas que possuem um acúmulo de privilégios desnecessários e abusam dos privilégios permanentes acumulados.
Escalada de privilégios
A escalada de privilégios é um ataque cibernético no qual cibercriminosos utilizam uma conta privilegiada comprometida para expandir seus níveis de privilégios dentro da rede de uma organização. Privilégios permanentes com frequência permitem que cibercriminosos escalem seus privilégios de maneira vertical ou horizontal. Eles tentam ampliar sua esfera de acesso a contas com privilégios semelhantes ou elevar seus privilégios obtendo acesso de nível superior a contas de administrador.
Movimento lateral
O movimento lateral é uma técnica que agentes maliciosos utilizam para se aprofundar dentro de uma rede após obter acesso inicial. Após acessar a rede de uma organização sem serem detectados, cibercriminosos se movem lateralmente infectando outros dispositivos com malwares, roubando credenciais de login de contas com privilégios permanentes e contornando autorizações. O movimento lateral também pode ser realizado por ameaças internas maliciosas tentando comprometer os dados confidenciais e os ativos valiosos de uma organização.
Os benefícios de usar privilégios permanentes zero
Veja os benefícios de usar privilégios permanentes zero.
Reduz os riscos de segurança cibernética
Ao remover privilégios permanentes, as organizações limitam o acesso à sua rede de dados e sistemas confidenciais. O uso de privilégios permanentes zero pode ajudar a evitar o abuso de privilégios por agentes externos ou ameaças internas maliciosas por meio de acúmulo de privilégios desnecessários, escalada de privilégios e movimentos laterais. Se implementarem o acesso temporário, as organizações não precisam se preocupar com cibercriminosos comprometendo contas com privilégios permanentes.
Ajuda a se qualificar para obter seguro cibernético
O seguro cibernético é uma apólice de seguro especializada criada para proteger empresas contra perdas devido a ataques cibernéticos. Ele cobre os gastos com recuperação e restauração de dados, notificando as partes afetadas sobre uma violação de dados e uma interrupção nos negócios causada por um ataque cibernético. Abordando a segurança de rede, o uso de privilégios permanentes zero ajuda as organizações a protegerem sua rede contra acesso não autorizado e se qualificarem para obter um seguro cibernético.
Ajuda a aderir a conformidades regulatórias
As organizações precisam aderir a conformidades e estruturas regulatórias e do setor que exigem a proteção de dados confidenciais. O uso de privilégios permanentes zero ajuda a proteger o acesso a dados confidenciais das organizações e a aderir a conformidades regulatórias, como GDPR, SOX, HIPAA e PCI DSS.
Como implementar privilégios permanentes zero com uma solução de PAM
Uma das melhores maneiras de implementar privilégios permanentes zero é com uma solução de PAM. Uma solução de PAM é uma ferramenta que permite às organizações gerenciar e proteger contas com acesso a sistemas e dados altamente confidenciais. Ela concede visibilidade e controle totais sobre toda a infraestrutura de dados de uma organização. Com uma solução de PAM, as organizações podem ver quem está acessando sua rede, o que exatamente cada usuário está acessando e como esses recursos estão sendo utilizados.
Uma solução de PAM pode ajudar as organizações a remover o máximo possível de privilégios permanentes por meio de acesso just-in-time. O acesso just-in-time ocorre quando usuários humanos e não humanos obtêm privilégios elevados em tempo real por um período específico para realizar uma tarefa. Os usuários solicitam privilégios temporários para concluir uma tarefa. A solução de PAM então concede privilégios elevados temporários à conta de um usuário ou cria uma nova conta privilegiada temporária, que é excluída após a conclusão da tarefa. O acesso just-in-time ajuda a implementar privilégios permanentes zero, garantindo que ninguém tenha privilégios permanentes.
Utilize o Keeper® para implementar privilégios permanentes zero
Para implementar privilégios permanentes zero, as organizações precisam investir em uma solução de PAM que permita utilizar acesso just-in-time. O KeeperPAM™ é uma plataforma de gerenciamento de acesso privilegiado de confiança zero e conhecimento zero que permite às organizações proteger senhas, credenciais, segredos e privilégios. Ela combina o Keeper Enterprise Password Manager (EPM), o Keeper Secrets Manager® (KSM) e o Keeper Connection Manager® (KCM) para obter visibilidade, segurança e controle completos, tudo em uma plataforma. O KeeperPAM também é compatível com acesso just-in-time para ajudar as organizações a implementar privilégios permanentes zero.