Sim, você pode ser enganado no Cash App de várias maneiras, incluindo trocas de dinheiro, pagamentos acidentais e mensagens de phishing. Os golpes do Cash App
Apesar dos riscos, o envio de informações confidenciais pela internet é geralmente necessário. Pode ser necessário enviar cópias do seu passaporte para validar seu status de emprego em um novo trabalho, ou pode ser necessário enviar formulários fiscais com seu CPF para seu contador. Como você pode enviar essas informações sem torná-las vulneráveis a cibercriminosos?
A maneira mais segura de compartilhar informações e arquivos confidenciais, é através de uma plataforma de software que usa criptografia de conhecimento zero. Criptografar um arquivo torna-o ilegível para cibercriminosos que interceptam seu tráfego na web ou violam seu computador, e a criptografia de conhecimento zero é o tipo mais seguro.
Quais são os documentos que são considerados confidenciais?
É considerado confidencial qualquer documento contendo informações pessoalmente identificáveis (PII), incluindo seu endereço residencial, número de telefone, número de CPF, ou informações sobre sua família.
São exemplos de documentos que atendem a essa definição:
- Formulários fiscais, como W2 ou 1099
- Carteira de identidade ou de motorista
- Passaporte
- CPF
- Certidão de nascimento
- Contratos
- Informações de contas bancárias, como extratos
- Extratos de cartão de crédito
- Detalhes de empréstimos
- Faturas
- Verificações de antecedentes
- Registros de saúde
A maneira mais segura de enviar documentos confidenciais
São muitos os métodos de criptografia usados para enviar informações confidenciais pela internet, mas o tipo mais seguro é a criptografia de conhecimento zero. O que torna o conhecimento zero o mais seguro é que ele utiliza o mais alto nível de criptografia, e os dados são criptografados o tempo todo, inclusive na nuvem. Alguns gerenciadores de senhas, como o Keeper Security, utilizam criptografia de conhecimento zero para permitir que os usuários armazenem e enviem senhas e documentos com segurança.
Um gerenciador de senhas é uma solução completa para a pessoa comum, atendendo diversas necessidades de segurança cibernética que vão além do gerenciamento de senhas, como o armazenamento e compartilhamento de arquivos de maneira segura.
O que buscar em uma plataforma segura de compartilhamento de arquivos
Independentemente da plataforma que você escolher para enviar documentos confidenciais. tenha em mente o que buscar nela:
1. Autenticação multifator (MFA)
A MFA ocorre quando são necessários dois ou mais métodos de autenticação para fazer login, incluindo seu nome de usuário e senha. Por exemplo, você pode ter uma senha e receber um código por SMS. O código seria inserido juntamente com o seu nome de usuário e senha ao fazer login em sua conta. Outro método comum é usar uma chave de segurança de hardware.
É importante notar que, a menos que o SMS seja sua única opção, você deve evitar esse método. A troca de SIM é uma técnica comum cibercriminosa na qual eles usam engenharia social para obter acesso ao seu telefone, incluindo os códigos que são enviados para você. No entanto, embora a MFA de SMS torne as suas contas mais vulneráveis do que outros métodos, ela ainda é melhor do que nenhuma MFA.
2. Compartilhamento por tempo limitado
Ao compartilhar um arquivo, você deve limitar a quantidade de tempo que o destinatário pode acessá-lo. Uma violação em algum momento no futuro pode comprometer suas informações confidenciais se seu arquivo não protegido for descoberto. Definir um limite de tempo significa que ninguém poderá acessar o seu arquivo após o término do prazo, mesmo no caso de uma violação, o que aumenta a segurança do documento.
Por exemplo, a funcionalidade de compartilhamento único do Keeper permite compartilhar informações com segurança com qualquer pessoa, mesmo que ela não tenha uma conta do Keeper. Você pode definir um limite de tempo personalizado para o arquivo compartilhado e, uma vez que o link for aberto, o arquivo só será acessível no dispositivo em que foi aberto, o que significa que se um cibercriminoso abrir o link em outro dispositivo, ele não poderá acessar nada. Após o término do tempo, o compartilhamento expirará automaticamente. Você também pode “descompartilhar” o registro a qualquer momento. Suas informações confidenciais estão completamente sob seu controle.
3. Multiuso
Por que baixar um aplicativo inteiro para compartilhamento de arquivos se um gerenciador de senhas também pode fazer isso por você?
O gerenciador de senhas do Keeper armazena e compartilha com segurança qualquer tipo de registro, incluindo documentos confidenciais, números de cartão de crédito, informações bancárias e, claro, senhas. Também é possível criar registros personalizados para se adaptar a qualquer tipo de informação que deseja armazenar com segurança.
4. Facilidade de uso
Sua plataforma de compartilhamento de arquivos também deve ser fácil de usar. Os seres humanos buscam conveniência, e enfrentar obstáculos para proteger um arquivo faria com que muitas pessoas desistissem. Muitos sistemas de segurança cibernética falham porque não levam em conta o elemento humano. Uma plataforma fácil e intuitiva que se integra perfeitamente ao seu fluxo de trabalho é a melhor escolha, pois você realmente a utilizará.
Erros que as pessoas cometem ao compartilhar documentos confidenciais
Normalmente, nossos arquivos não estão bem protegidos em nosso cotidiano digital, por este motivo é fácil cometer erros que colocam suas informações confidenciais em risco. Evite cometer esses erros para se manter protegido:
1. Envio de arquivos por e-mail ou mensagem de texto
Enviamos arquivos e informações por meio de mensagens de texto e e-mail o tempo todo, mas, por mais natural que pareça usá-los, esses métodos não são seguros. E-mails padrão e mensagens de texto SMS não são criptografados, tornando as informações enviadas assim vulneráveis, tanto em trânsito quanto em repouso. Esses métodos são frequentemente comprometidos por violações e ataques cibernéticos indiretos (MITM).
Se você enviar informações confidenciais por e-mail, elas podem ser expostas por meio de uma violação na sua conta ou na conta do destinatário. Além disso, se o destinatário nunca apagar seus e-mails, seu documento tem a chance de ser comprometido enquanto estiver na caixa de entrada dele, já que a conta dele pode ser violada a qualquer momento no futuro. O envio de arquivos por meio de mensagem de texto representa riscos semelhantes.
2. Criptografia usando processadores de arquivos
É comum recomendar a criptografia de um arquivo com um processador como o Adobe PDF e, em seguida, enviar o arquivo por e-mail, fornecendo o código para descriptografá-lo por meio de um método de comunicação diferente. Entendemos por que essa é uma recomendação: a criptografia é eficaz, e a maioria das pessoas tem acesso a esse método. Embora seja melhor do que enviar um arquivo por e-mail sem criptografia, ainda não é método muito seguro.
Existem vulnerabilidades conhecidas associadas ao tipo de criptografia usado nesse método, e algumas versões criptografam apenas o conteúdo do arquivo, sem criptografar outras informações a respeito dele, como o seu tamanho. Também é comum que cibercriminosos invadam várias contas de uma vez, tendo acesso tanto aos seus e-mails quanto às mensagens de texto para encontrar o código que você enviou para descriptografar o arquivo. Além disso, os processadores de arquivos geralmente não oferecem uma opção com limite de tempo para sua criptografia.
3. Compartilhamento de arquivos em Wi-Fi público
Os cibercriminosos podem interceptar seu tráfego e roubar as informações privadas que você envia por Wi-Fi público, pois também têm acesso à rede pública. O envio de dados confidenciais por Wi-Fi público aumenta o risco de uma pessoa ser vítima de um ataque cibernético.
A criptografia de conhecimento zero é a solução segura de compartilhamento de arquivos
A criptografia de conhecimento zero proporcionará tranquilidade ao compartilhar informações confidenciais. Ao usar um gerenciador de senhas como o Keeper, todas as suas senhas e informações privadas são gerenciadas em um lugar conveniente e superseguro. A arquitetura de segurança de conhecimento zero garante que ninguém, nem mesmo os funcionários da Keeper, possam acessar seu cofre a qualquer momento.
Se estiver pronto para usar o Keeper para armazenar e compartilhar seus documentos com segurança, comece agora a sua avaliação gratuita de 30 dias.